Entrar
Perfil
FAVELA 3D

Após exemplo em Ferraz, Tarcísio quer trabalhar com a Gerando Falcões para transformar favelas

Governador de São Paulo foi recebido na Favela dos Sonhos para acompanhar 'revolução' do Favela 3D, que deve ser transformado em programa de Estado

O Diário
04/07/2023 às 17:19.
Atualizado em 04/07/2023 às 17:19

Tarcísio de Freitas foi recebido por moradores da Favela dos Sonhos, em Ferraz (Foto: divulgação / Fernando Nascimento / Governo do Estado de São Paulo)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
FAVELA 3D

Após exemplo em Ferraz, Tarcísio quer trabalhar com a Gerando Falcões para transformar favelas

Governador de São Paulo foi recebido na Favela dos Sonhos para acompanhar 'revolução' do Favela 3D, que deve ser transformado em programa de Estado

O Diário
04/07/2023 às 17:19.
Atualizado em 04/07/2023 às 17:19

Tarcísio de Freitas foi recebido por moradores da Favela dos Sonhos, em Ferraz (Foto: divulgação / Fernando Nascimento / Governo do Estado de São Paulo)

“O contrário de pobreza não é riqueza, é dignidade”. A frase de Edu Lyra, fundador e CEO da ONG Gerando Falcões, embasa e resume o trabalho desenvolvido na Favela dos Sonhos (antiga Boca do Sapo), em Ferraz de Vasconcelos, por meio do projeto Favela 3D (Digno, Digital e Desenvolvido). A iniciativa deverá ser levada a outras comunidades do Estado, após o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) prometer transformá-la em programa de Estado, durante visita na manhã desta terça-feira (4) à região. 

Recebido por Lyra, Tarcísio esteve na 'inauguração' da Favela dos Sonhos, onde destacou que outras nove favelas, a serem decididas, deverão receber em breve trabalhos similares. Em abril, o Estado formalizou protocolo de intenções com a ONG Gerando Falcões para incorporar ações do projeto Favela 3D no Estado por meio de políticas públicas estaduais. O acordo não envolve a transferência de recursos. Tudo isso deverá agora ser expandido. 

Na visita, sua terceira à região como governador, Tarcísio também anunciou a implantação de 2,4 km de redes coletoras, beneficiando todos os 642 imóveis onde vivem as famílias da comunidade. O investimento é de R$ 5 milhões, com previsão de conclusão até o final de 2024. "Todo o esgoto coletado na Favela dos Sonhos será destinado para tratamento, evitando assim a poluição de rios e córregos e completando todo o ciclo de saneamento básico na área", trouxe nota do Estado. 

O evento reuniu relatos de Edu Lyra e de moradores da comunidade, acompanhados de fala de Tarcísio, que depois percorreu as vielas da comunidade para conhecer algumas das iniciativas adotadas por lá. 

A Favela 3D busca juntar a comunidade por um bem maior, além de ligar pessoas a oportunidades. Para a Favela dos Sonhos trouxe pavimentação, iluminação, wi-fi, casas sustentáveis no lugar de barracos e empregos - a taxa de desemprego caiu de 70% para 5% em poucos meses, com frontes para capacitação. Vem também com outras propostas que miram a dignidade, como trazer CEPS para as casas, espaços de brincadeiras às crianças, acesso à telemedicidina e até mesmo palavras de apoio. 

Como foi destacado hoje, o pensamento comunitário é a chave. Para isso, conta com muitas parcerias, em torno do desenvolvimento social, econômico e digital das periferias e será aplicado como modelo para as políticas públicas de revitalização urbana da gestão estadual. A comunidade foi rebatizada para refletir o 'novo começo' dos moradores. 

"Eu tinha que estar aqui pra aprender", começou Tarcísio, em seu discurso. Segundo ele conta, para transformar a realidade de uma favela, o primeiro passo é a construção da relação de confiança, que "muitas vezes o Estado naõ consegue construir". 

“A experiência da Favela 3D tem que ser multiplicada várias vezes porque as pessoas têm que ter acesso ao que foi construído aqui. Vamos transformar o Favela 3D em um programa de governo. Mais do que isso, em um programa de Estado”, destacou o governador Tarcísio. 

“Você não pode deixar de tratar a questão da habitação, do saneamento, da urbanização das favelas, da dignidade e da oportunidade. Isso não pode acabar em quatro anos, tem que ser política de Estado, tem que ser perene e para a vida toda. Vocês estão fazendo a diferença e transformando realidades”, reforçou Tarcísio.

O político posou para fotos com moradores, acompanhou apresentação de coral e deu coletiva de imprensa, onde falou de outros temas, como a implantação de cobrança em rodovias de Mogi das Cruzes. 

A prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, que esteve no evento acompanhada de deputados, vereadores e outros gestores públicos, destacou ser grata aos trabalhos desenvolvidos na cidade. O município da região foi o primeiro do país a ter uma Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas. 

"Precisávamos escolher uma cidade que tinha desafios econômicos, sem tanta estrutura e escolhemos Ferraz. Uma cidade com menos dinheiro", destacou Edu Lyra, no palco montando no começo da Favela dos Sonhos. 

"Essa é uma favela que historicamente nunca teve acesso. Não tinha pavimentação, iluminação... Derrubamos todos esses barracos e construímos casas com dignidade. Não tem uma criança fora da creche nessa favela. O desemprego caiu de 70% para 5%", conta Edu.

"O morador da favela não quer viver de programa assistencial para sempre. O Favela 3D quer construir um caminho para a emancipação", destacou.

Sobre a Gerando Falcões

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo o país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. O foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D. O número de favelas dobrou na última década. Eram 7 mil, agora são 14 mil. 

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por