Governador de São Paulo foi recebido na Favela dos Sonhos para acompanhar 'revolução' do Favela 3D, que deve ser transformado em programa de Estado
Tarcísio de Freitas foi recebido por moradores da Favela dos Sonhos, em Ferraz (Foto: divulgação / Fernando Nascimento / Governo do Estado de São Paulo)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Governador de São Paulo foi recebido na Favela dos Sonhos para acompanhar 'revolução' do Favela 3D, que deve ser transformado em programa de Estado
Tarcísio de Freitas foi recebido por moradores da Favela dos Sonhos, em Ferraz (Foto: divulgação / Fernando Nascimento / Governo do Estado de São Paulo)
“O contrário de pobreza não é riqueza, é dignidade”. A frase de Edu Lyra, fundador e CEO da ONG Gerando Falcões, embasa e resume o trabalho desenvolvido na Favela dos Sonhos (antiga Boca do Sapo), em Ferraz de Vasconcelos, por meio do projeto Favela 3D (Digno, Digital e Desenvolvido). A iniciativa deverá ser levada a outras comunidades do Estado, após o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) prometer transformá-la em programa de Estado, durante visita na manhã desta terça-feira (4) à região.
Recebido por Lyra, Tarcísio esteve na 'inauguração' da Favela dos Sonhos, onde destacou que outras nove favelas, a serem decididas, deverão receber em breve trabalhos similares. Em abril, o Estado formalizou protocolo de intenções com a ONG Gerando Falcões para incorporar ações do projeto Favela 3D no Estado por meio de políticas públicas estaduais. O acordo não envolve a transferência de recursos. Tudo isso deverá agora ser expandido.
Na visita, sua terceira à região como governador, Tarcísio também anunciou a implantação de 2,4 km de redes coletoras, beneficiando todos os 642 imóveis onde vivem as famílias da comunidade. O investimento é de R$ 5 milhões, com previsão de conclusão até o final de 2024. "Todo o esgoto coletado na Favela dos Sonhos será destinado para tratamento, evitando assim a poluição de rios e córregos e completando todo o ciclo de saneamento básico na área", trouxe nota do Estado.
O evento reuniu relatos de Edu Lyra e de moradores da comunidade, acompanhados de fala de Tarcísio, que depois percorreu as vielas da comunidade para conhecer algumas das iniciativas adotadas por lá.
A Favela 3D busca juntar a comunidade por um bem maior, além de ligar pessoas a oportunidades. Para a Favela dos Sonhos trouxe pavimentação, iluminação, wi-fi, casas sustentáveis no lugar de barracos e empregos - a taxa de desemprego caiu de 70% para 5% em poucos meses, com frontes para capacitação. Vem também com outras propostas que miram a dignidade, como trazer CEPS para as casas, espaços de brincadeiras às crianças, acesso à telemedicidina e até mesmo palavras de apoio.
Como foi destacado hoje, o pensamento comunitário é a chave. Para isso, conta com muitas parcerias, em torno do desenvolvimento social, econômico e digital das periferias e será aplicado como modelo para as políticas públicas de revitalização urbana da gestão estadual. A comunidade foi rebatizada para refletir o 'novo começo' dos moradores.
"Eu tinha que estar aqui pra aprender", começou Tarcísio, em seu discurso. Segundo ele conta, para transformar a realidade de uma favela, o primeiro passo é a construção da relação de confiança, que "muitas vezes o Estado naõ consegue construir".
“A experiência da Favela 3D tem que ser multiplicada várias vezes porque as pessoas têm que ter acesso ao que foi construído aqui. Vamos transformar o Favela 3D em um programa de governo. Mais do que isso, em um programa de Estado”, destacou o governador Tarcísio.
“Você não pode deixar de tratar a questão da habitação, do saneamento, da urbanização das favelas, da dignidade e da oportunidade. Isso não pode acabar em quatro anos, tem que ser política de Estado, tem que ser perene e para a vida toda. Vocês estão fazendo a diferença e transformando realidades”, reforçou Tarcísio.
O político posou para fotos com moradores, acompanhou apresentação de coral e deu coletiva de imprensa, onde falou de outros temas, como a implantação de cobrança em rodovias de Mogi das Cruzes.
A prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, que esteve no evento acompanhada de deputados, vereadores e outros gestores públicos, destacou ser grata aos trabalhos desenvolvidos na cidade. O município da região foi o primeiro do país a ter uma Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas.
"Precisávamos escolher uma cidade que tinha desafios econômicos, sem tanta estrutura e escolhemos Ferraz. Uma cidade com menos dinheiro", destacou Edu Lyra, no palco montando no começo da Favela dos Sonhos.
"Essa é uma favela que historicamente nunca teve acesso. Não tinha pavimentação, iluminação... Derrubamos todos esses barracos e construímos casas com dignidade. Não tem uma criança fora da creche nessa favela. O desemprego caiu de 70% para 5%", conta Edu.
"O morador da favela não quer viver de programa assistencial para sempre. O Favela 3D quer construir um caminho para a emancipação", destacou.
Sobre a Gerando Falcões
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo o país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. O foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D. O número de favelas dobrou na última década. Eram 7 mil, agora são 14 mil.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .