Diário Logo

Notizia Logo

TV Globo realiza debate com candidatos à Presidência da República

A TV Globo promove nesta quinta-feira, dia 29, o debate entre candidatos à Presidência da República, mediado pelo jornalista William Bonner. Participam do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB). Seguindo a […]

28 de setembro de 2022

Reportagem de: O Diário

A TV Globo promove nesta quinta-feira, dia 29, o debate entre candidatos à Presidência da República, mediado pelo jornalista William Bonner. Participam do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB). Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum. 

Na região do Alto Tietê, o evento será transmitido ao vivo pela TV Diário, logo após a novela ‘Pantanal’. Outras regiões também poderão assistir, além do ao vivo do GloboNews e pelo g1, direto dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

Logo após a transmissão, o ‘Jornal da Globo’ entra no ar com Renata Lo Prete do estúdio do debate conversando com os candidatos e ouvindo a opinião de comentaristas políticos sobre a performance de cada um. 

Em razão destas programações, não serão exibidas as atrações ‘Ilha de Ferro’ e ‘Conversa com Bial’. 

Regras do debate

O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por ordem alfabética do primeiro nome. Da esquerda para a direita, estarão Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

O debate terá quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.

Os candidatos terão 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica, enquanto o candidato que responde terá três minutos, que poderá dividir como quiser, entre a resposta e a tréplica.

As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. O candidato pergunta para um candidato de sua livre escolha, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco. No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, com o mediador sorteando em uma urna, antes das perguntas, o tema que deverá ser abordado.

Coletiva de imprensa

Após o término do debate, cada candidato será conduzido à sala de imprensa, nos Estúdios Globo, onde terá a possibilidade de conceder uma entrevista coletiva. A ordem foi definida por sorteio na presença de representantes dos partidos: Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Padre Kelmon (PTB), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  

Cobertura especial da GloboNews 
 
A ‘Central das Eleições’ entrará no ar às 20h30, diretamente dos Estúdios Globo, com informações, análises e entrevistas antes e após o debate, que será transmitido simultaneamente com a TV Globo para todo Brasil. Participam da cobertura os comentaristas Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi, Mauro Paulino, Fernando Gabeira, Míriam Leitão, Merval Pereira, Flávia Oliveira, Gerson Camarotti, Ana Flor, Octávio Guedes, Mônica Waldvogel, Valdo Cruz e Eliane Cantanhêde.  

 
Cobertura especial do g1 
 
O g1 transmite o debate ao vivo em https://g1.globo.com/. Após o debate, o portal transmite as entrevistas coletivas dos candidatos na sala de imprensa. O ‘Fato ou Fake’ publicará a checagem do que é falso ou verdadeiro nas declarações dadas por eles. 
 
Os jornalistas que desejarem receber informações sobre a cobertura multiplataforma de eleições da TV Globo, da GloboNews e do g1 podem se cadastrar no site de imprensa e/ou ingressar no grupo de Whatsapp por meio deste link.  

Veja Também