Entrar
Perfil
HORA DO VOTO

Preparativos para eleições em Mogi estão na reta final

Cartório Eleitoral da cidade cuida dos últimos detalhes para o pleito deste domingo (2)

Carla Olivo
28/09/2022 às 16:49.
Atualizado em 28/09/2022 às 17:57

Urnas eletrônicas estão preparadas para as eleições deste domingo (2) (Fábio Pozzebom - Agência Brasil)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
HORA DO VOTO

Preparativos para eleições em Mogi estão na reta final

Cartório Eleitoral da cidade cuida dos últimos detalhes para o pleito deste domingo (2)

Carla Olivo
28/09/2022 às 16:49.
Atualizado em 28/09/2022 às 17:57

Urnas eletrônicas estão preparadas para as eleições deste domingo (2) (Fábio Pozzebom - Agência Brasil)

Os preparativos para as eleições deste domingo (2), que acontecerão das 8 às 17 horas, estão na reta final no Cartório Eleitoral de Mogi das Cruzes, que concentra a 74ª, 287ª e 319ª zonas eleitorais. O ritmo de trabalho dos funcionários do local é intenso nesta última semana que antecede o pleito.

Após os processos de geração de mídias, carga e lacração das urnas eletrônicas que serão usadas no pleito para escolha de presidente, senador, deputado federal, deputado estadual e governador, os equipamentos que estão sob escolta de equipe da Polícia Militar no local serão levados aos locais de votação (colégios eleitorais) nesta sexta-feira (30) pela manhã, onde permanecerão sob escolta policial.

Desde o último dia 21, as urnas são preparadas para as eleições. Elas passaram pelo procedimento de geração das mídias, que consiste na gravação dos dados dos eleitores da seção e dos nomes e fotos dos candidatos em cartões de memória. Em seguida, esses cartões são utilizados para dar carga, ou seja, para inserir os dados em cada um dos equipamentos. Por fim, as urnas recebem lacres produzidos pela Casa da Moeda e assinados pelo juiz eleitoral, ficando prontas para serem utilizadas nas eleições.

Título

No dia do pleito, o eleitor é obrigado a apresentar, apenas, um documento oficial com foto. Não há necessidade de levar o título de eleitor, é importante que a pessoa tenha em mãos o número da sua seção eleitoral, informação que consta no título.

Por isso, se o eleitor perdeu o título eleitoral pode imprimi-lo por meio do site do TRE-SP. Basta clicar na opção Eleitor, Atendimento online, Imprimir título de eleitor. Outra alternativa é baixar o aplicativo e-Título para acessar a sua versão digital. Ele está disponível nas lojas Apple Store e Google Store até a véspera da eleição, dia 1° de outubro.

Além das opções acima, o eleitor pode consultar seu local de votação e número da seção eleitoral nos canais: Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp: chatbot com respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral, entre elas a informação do local de votação; site do TRE-SP: na aba "Local de Votação - Consulta", é possível verificar a informação digitando nome, número do título eleitoral ou CPF; e Telefone 148: Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP (custo de ligação local para todo o Estado).

As informações obtidas na consulta já estão atualizadas com as alterações de eleitores que solicitaram o voto em trânsito ou a transferência temporária e votarão, portanto, fora de seu domicílio eleitoral.

Justificativa

Os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito poderão utilizar o e-Título para justificar a ausência às urnas, sem a necessidade de se deslocar para apresentar o requerimento. Essa funcionalidade estará disponível nos dois turnos, durante o horário da votação, das 8h às 17h.

O Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) também pode ser apresentado, acompanhado de um documento com foto, em qualquer local de votação do estado no dia e horário do pleito. O formulário deve ser preenchido com o número do título de eleitor. Caso contrário, não será processado.

Quem não puder justificar a ausência no dia da eleição tem prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica. Nesse caso, além de preencher o requerimento, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo alegado, pois a justificativa não é automática e poderá ser ou não concedida pelo juiz eleitoral.

As pessoas que estiverem no exterior também podem fazer a justificativa pelo e-Título, durante o dia e horário da votação. Caso não seja possível, elas têm até 60 dias após cada turno ou até 30 dias contados da data do retorno ao Brasil, para apresentar justificativa pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, devendo comprovar a estadia no exterior. Para isso, basta apresentar comprovante de saída e retorno ao país. 

A justificativa é válida somente para um único turno. Assim, caso o eleitor tenha deixado de votar nos dois turnos deverá requerer duas justificativas.

O Cartório Eleitoral de Mogi está localizado na rua Francisco Franco, 133, no centro da cidade. Mais informações pelos telefones: 4726-3204, 4726-2318 e 4726-2949.

  

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por