Diário Logo

Notizia Logo

Novas candidaturas a deputados de Mogi e região são confirmadas em convenções

Novas candidaturas a deputados estadual e federal de Mogi das Cruzes e região foram homologadas no final de semana durante convenções realizadas pelo PSDB, Cidadania, Republicanos, Solidariedade, PTB, PROS, PSOL, AGIR e DC. A surpresa foi a oficialização do vereador Marcelo Porfirio da Silva, o Marcelo Brás do Sacolão, como candidato a deputado federal pelo […]

1 de agosto de 2022

Reportagem de: O Diário

Novas candidaturas a deputados estadual e federal de Mogi das Cruzes e região foram homologadas no final de semana durante convenções realizadas pelo PSDB, Cidadania, Republicanos, Solidariedade, PTB, PROS, PSOL, AGIR e DC. A surpresa foi a oficialização do vereador Marcelo Porfirio da Silva, o Marcelo Brás do Sacolão, como candidato a deputado federal pelo PSDB. Ele é o único nome da legenda lançado na cidade.

Outros nomes da cidade já anunciados por este jornal que confirmaram suas candidaturas para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa foram a vereadora Inês Paz de Mogi, e o jornalista Joab Lira (AGIR) de Suzano .

Para federal a lista é maior. Além do candidato a reeleição pelo Republicanos, Roberto de Lucena, de Arujá. Também foram oficializadas as candidaturas Michael Della Torre (PTB) e Miguel Bombeiro (PROS). Os dois são de Mogi. Teve ainda José Augustinho dos Santos, o Augusto do Jornal, de Ferraz de Vasconcelos.

Do total de 33 candidaturas até o momento, 12 vão disputar uma vaga na Câmara Federal e outros 21, concorrem a deputado estadual. Na última relação divulgada neste sábado por O Diário, constava 30 nomes. Agora, além de Marcelo Bras, tem também mais duas candidaturas da região do PSB: o Renatinho Ramos na disputa por uma cadeira na Câmara Federal.  E Edson Cury, também de Ferraz, concorrendo a deputado estadual pelo PSB. 

O número pode ampliar até o prazo limite para as realização das convenções, que tiveram inicio no dia 20 de julho e prosseguem até 5 de agosto. Nesse eventos, além de os partidos homologarem as candidaturas e formarem as chapas, também são feitas as escolhas dos números que os concorrentes vão usar nas urnas.

Após a realização dos eventos, as candidaturas podem ser registradas até o dia 15 de agosto. Pela lista, ainda faltam alguns partidos que deixaram para a última semana, como é o caso do PDT.

Mesmo com a oficialização do nome, o candidato ainda não está autorizado a pedir voto agora. De acordo com TSE isso só estará autorizado a partir de 16 de agosto, quando começa o período de propaganda eleitoral. Quem descumprir a legislação poderá receber multa de R$ 5.000 a R$ 25.000.

As eleições acontecem em 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro se houver segundo turno. Serão disputados os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e suplentes, deputada e deputado federal, estadual.

Veja Também