Diário Logo

Notizia Logo

Mogi não deve oferecer gratuidade do transporte no 2º turno das eleições

Até o momento, não está prevista gratuidade no sistema de transportes coletivo em Mogi das Cruzes no dia das eleições, para facilitar o acesso das pessoas aos locais de votação. Segundo informações da Secretaria Municipal de Mobilidade, no próximo dia 30 de outubro, quando ocorrerá o segundo turno da eleição, será mantida a operação já […]

20 de outubro de 2022

Reportagem de: O Diário

Até o momento, não está prevista gratuidade no sistema de transportes coletivo em Mogi das Cruzes no dia das eleições, para facilitar o acesso das pessoas aos locais de votação. Segundo informações da Secretaria Municipal de Mobilidade, no próximo dia 30 de outubro, quando ocorrerá o segundo turno da eleição, será mantida a operação já realizada no primeiro turno, com o reforço nas linhas do transporte coletivo municipal durante o horário de votação.

O benefício foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao liberar nesta terça-feira (18) as prefeituras e empresas concessionárias a oferecerem, voluntariamente, o serviço de transporte público de graça no próximo dia 30, segundo turno das eleições, sem que por este motivo sejam alvo de punições eleitorais ou por improbidade.

Em Mogi, a pasta de Mobilidade esclarece que, por enquanto, está definido que as linhas urbanas vão cumprir o horário de sábado, enquanto as linhas rurais cumprirão horários de dias úteis, uma vez que, nestes pontos, os deslocamentos de eleitores costumam ser maiores.

“O número de ônibus em circulação será o adequado para o cumprimento das tabelas horárias, ou seja, o relativo aos sábados para as linhas urbanas e de dias úteis para as rurais. Além disso, vans adaptadas estarão de prontidão para casos de necessidade. A circulação será acompanhada durante o dia e adequações podem ser feitas para melhor atendimento da população e operação eficiente do sistema”, informa a Prefeitura em nota.

Durante a sessão da Câmara desta quarta-feira, a vereadora Inês Paz (PSOL), disse que vai insistir nesse pedido para tentar convencer o prefeito Caio Cunha (PODE). Ela pretendia oficializar a solicitação ainda nesta quarta-feira. “Acho que o prefeito deveria atender esse sentimento em Mogi”, destacou a parlamentar, que também tinha feito esse pedido no primeiro turno, porém, muito em cima da hora.  

A decisão sobre a gratuidade nos transportes foi tomada pelo ministro Luís Roberto Barroso, por entender que se trata da garantia constitucional do direito de voto e, por isso, não pode haver qualquer discriminação de posição política. Ele atendeu ao pedido do partido Rede Sustentabilidade feito no primeiro turno, “para evitar elevado índice de abstenção associado à crise econômica e à pobreza, o que impacta no direito do voto dos mais vulneráveis”.

 

Veja Também