Entrar
Perfil
DEFINIÇÃO DE CHAPAS

Mogi e região devem ter 22 candidatos nas eleições de 2022

Boa parte dos políticos da cidade já teve o nome confirmado em convenções que vêm acontecendo desde o último dia 20 e vão prosseguir até 5 de agosto; confira quem já está com nome homologado para a disputa.

Silvia Chimello
25/07/2022 às 18:25.
Atualizado em 26/07/2022 às 12:20

Partidos começam a definir os nomes dos candidatos que vão entrar na disputa (Foto: arquivo / O Diário)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
DEFINIÇÃO DE CHAPAS

Mogi e região devem ter 22 candidatos nas eleições de 2022

Boa parte dos políticos da cidade já teve o nome confirmado em convenções que vêm acontecendo desde o último dia 20 e vão prosseguir até 5 de agosto; confira quem já está com nome homologado para a disputa.

Silvia Chimello
25/07/2022 às 18:25.
Atualizado em 26/07/2022 às 12:20

Partidos começam a definir os nomes dos candidatos que vão entrar na disputa (Foto: arquivo / O Diário)

A maioria dos candidatos a deputados estadual e federal de Mogi das Cruzes teve os nomes homologados em convenções que começaram a ser realizadas pelos partidos políticos no último dia 20. A cidade conta atualmente com 22 candidatos às eleições de outubro deste ano, mas o número pode mudar até o próximo dia 5 de agosto, prazo final estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definição das chapas. Escolhidos os nomes, as legendas têm até 15 agosto para registrar as candidaturas junto à Justiça Eleitoral.

Entre os partidos dos candidatos de Mogi e região que já fizeram convenções e oficializaram as candidaturas e definiram os números que cada um dos concorrentes vai utilizar na urnas estão: MDB, PSD, PL, PV, PSB,  Podemos, Patriota e Progresistas. As outras legendas agendaram esses encontros estaduais para os próximos dias como é o caso do PROS, PTB, PDT e Republicanos.

Do total de 22 concorrentes, nove nomes pleiteam vaga a federal e 13 concorrem a estadual. Cabe observar que os nomes de políticos da região incluídos nesta reportagem são apenas dos atuais deputados estadual e federal que concorrem à reeleição. Os outros citados são de Mogi das Cruzes.

Mesmo com a oficialização, no entanto, os candidatos ainda não estão autorizados a pedir voto agora. De acordo com as instruções do TSE isso só estará autorizado a partir de 16 de agosto, quando começa o período de propaganda eleitoral. Quem descumprir a legislação poderá receber multa de R$ 5.000 a R$ 25.000.

 Convenções  

A convenção do PSD, partido do deputado federal Marco Bertaiolli (Mogi das Cruzes), aconteceu no último dia 22. A sigla não vai lançar candidatos para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.

No caso do PL, a convenção realizada no dia 20 de julho confirmou os nomes de Márcio Alvino (Guararema) e Kátia Sastre(Suzano) para federal, além dos estaduais André do Prado (Guararema) e Marcos Damásio (Mogi). O vereador do partido em Mogi, Clodoaldo de Moraes, também esta na disputa a estadual.

O estadual Rodrigo Gambale (PODE), de Ferraz de Vasconcelos, teve aprovação para concorrer como candidato a deputado federal neste ano. A convenção do partido, que aconteceu no último domingo (24), homologou ainda a candidatura a estadual do atual presidente da Câmara de Mogi, Marcos Furlan.

O ex-deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira, do União Brasil, volta a disputar o cargo pelo União Brasil, com a garantia da legenda durante convenção estadual no dia 21 de julho.   

Já o Republicanos, partido do deputado federal Roberto de Lucena, de Arujá, deverá homologar a sua candidatura a reeleição, em convenção que acontecerá no próximo dia 30 de julho.

Outros candidatos de Mogi pleiteam uma vaga na Assembleia Legislativa, aprovados em convenções, como é o caso da vereadora Fernanda Moreno do MDB, que fez a convenção no dia último dia 20. O vereador do partido, Edson Alexandre Pereira, retirou a sua candidatura à federal.

O PT fez a convenção no dia 23 e oficializou a candidatura de Rodrigo Valverde a estadual. Pelo PV estão acertadas as candidaturas de Romildo Campelo a estadual, e de um novo candidato da cidade, Ralf Naure, a federal. Os nomes foram confirmados em evento da legenda no dia 23 de julho. Na mesma data, a convenção do PSB deu aval para a candidatura do vereador Juliano Botelho a estadual.

A candidatura a federal de Felipe Lintz foi oficializada pelo Patriota, durante encontro partidário que aconteceu no dia 23. Tem ainda o candidato Fernando Muniz no páreo a uma vaga na Alesp pelo Progressistas. Da mesma forma, Rodrigo Romão teve aval do PCdoB para tentar uma vaga na Assembleia.

No próximo dia 30 estão agendadas as convenções do PSOL, partido da vereadora Inês Paz, pré-candidata a estadual. Nesse dia também acontecerá a convenção do PROS, partido do pré-candidato a federal Miguel Bombeiro.

Outro nome na disputa a uma vaga na Câmara Federal, Michael Della Torre deve ter seu nome oficializado na convenção do PTB, também marcada para o dia 30. Nesta data está agendada também a convenção do PDT e expectativa é de que o partido confirme o nome de Salvador Azambuja a estadual. 

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por