Entrar
Perfil
ELEIÇÕES 2022

Ferraz, Guararema e Santa Isabel terão transporte gratuito no domingo

Em Santa Isabel, alguns bairros terão a gratuidade; trens, ônibus e metrô em São Paulo terão passe livre

Eliane José
28/10/2022 às 09:49.
Atualizado em 28/10/2022 às 20:45

Guararema manterá o passe livre durante o domingo; medida foi anunciada pelo prefeito José Luiz Eroles Freire, o Zé (Foto: divulgação / PMG)

Uma decisão obtida pela Defensoria Pública garantiu a gratuidade do transporte público em Ferraz de Vasconcelos neste domingo, dia do segundo turno da eleição que escolherá os futuros presidente do Brasil e governador do Estado.

Em outras duas cidades da região, Guararema e Santa Isabel (onde o beneficio atenderá apenas alguns bairros), os ônibus também circularão de catraca livre. Nas demais, as prefeituras adotam esquemas especiais, com a oferta de mais ônibus; porém, a cobrança será mantida. Esse é o caso de Mogi das Cruzes (confira aqui).

A passagem também não será cobrada nos trens, ônibus e metrô da Capital paulista. A decisão atende a uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), que acatou medida liminar à ação popular proposta pela deputada estadual Maria Izabel Azevedo Noronha, a Professora Bebel (PT).

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou a gratuidade na quinta-feira (27).

Há expectativa de mudanças em decisões tomadas em outras cidades do Estado. No país, diversas capitais adotaram o passe livre.

Porém, até esta manhã de sexta-feira, no Alto Tietê, o benefício atenderá os moradores destes três municípios.

Nas demais cidades, como Mogi das Cruzes, haverá o reforço no cronograma de viagens que atenderão em esquema diferenciado já que, aos domingos, o número de horário é reduzido.

Em Guararema, a medida valerá no domingo, 6 às 18 horas, para todos os passageiros, em todas as linhas municipais, de acordo com os horários e itinerários já realizados por cada linha.

A decisão da Prefeitura de Guararema atende recomendação do Supremo Tribunal Federal (STF), que, no último dia 19, formou maioria para manter a decisão que autorizou prefeituras e empresas concessionárias a oferecer o passe livre no transporte público para toda a população no segundo turno. 

“Gestão pública se faz ouvindo os anseios da sociedade, e oferecendo oportunidade de todos cumprirem seus direitos de cidadão, fortalecemos ainda mais nossa democracia”, afirma o prefeito José Luiz Eroles Freire, o, do PL.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por