Em Santa Isabel, alguns bairros terão a gratuidade; trens, ônibus e metrô em São Paulo terão passe livre
Guararema manterá o passe livre durante o domingo; medida foi anunciada pelo prefeito José Luiz Eroles Freire, o Zé (Foto: divulgação / PMG)
Uma decisão obtida pela Defensoria Pública garantiu a gratuidade do transporte público em Ferraz de Vasconcelos neste domingo, dia do segundo turno da eleição que escolherá os futuros presidente do Brasil e governador do Estado.
Em outras duas cidades da região, Guararema e Santa Isabel (onde o beneficio atenderá apenas alguns bairros), os ônibus também circularão de catraca livre. Nas demais, as prefeituras adotam esquemas especiais, com a oferta de mais ônibus; porém, a cobrança será mantida. Esse é o caso de Mogi das Cruzes (confira aqui).
A passagem também não será cobrada nos trens, ônibus e metrô da Capital paulista. A decisão atende a uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), que acatou medida liminar à ação popular proposta pela deputada estadual Maria Izabel Azevedo Noronha, a Professora Bebel (PT).
O governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou a gratuidade na quinta-feira (27).
Há expectativa de mudanças em decisões tomadas em outras cidades do Estado. No país, diversas capitais adotaram o passe livre.
Porém, até esta manhã de sexta-feira, no Alto Tietê, o benefício atenderá os moradores destes três municípios.
Nas demais cidades, como Mogi das Cruzes, haverá o reforço no cronograma de viagens que atenderão em esquema diferenciado já que, aos domingos, o número de horário é reduzido.
Em Guararema, a medida valerá no domingo, 6 às 18 horas, para todos os passageiros, em todas as linhas municipais, de acordo com os horários e itinerários já realizados por cada linha.
A decisão da Prefeitura de Guararema atende recomendação do Supremo Tribunal Federal (STF), que, no último dia 19, formou maioria para manter a decisão que autorizou prefeituras e empresas concessionárias a oferecer o passe livre no transporte público para toda a população no segundo turno.
“Gestão pública se faz ouvindo os anseios da sociedade, e oferecendo oportunidade de todos cumprirem seus direitos de cidadão, fortalecemos ainda mais nossa democracia”, afirma o prefeito José Luiz Eroles Freire, o Zé, do PL.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .