Entrar
Perfil
ELEIÇÕES 2022

Eleitores podem levar 'colinha' com número dos candidatos

Números dos concorrentes a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual podem ser levados anotados para facilitar votação na cabine

Carla Olivo
01/10/2022 às 17:00.
Atualizado em 01/10/2022 às 16:57

Eleições O Diário (Reprodução)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
ELEIÇÕES 2022

Eleitores podem levar 'colinha' com número dos candidatos

Números dos concorrentes a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual podem ser levados anotados para facilitar votação na cabine

Carla Olivo
01/10/2022 às 17:00.
Atualizado em 01/10/2022 às 16:57

Eleições O Diário (Reprodução)

Os eleitores terão que pressionar 16 dígitos na urna eletrônica neste domingo (2), para votar em cinco candidatos. Com objetivo de facilitar e agilizar o processo, a orientação é levar uma ‘colinha’ com os números anotados dos concorrentes em quem deseja votar.  

Estão na disputa cinco cargos, que serão apresentados na tela do equipamento na seguinte ordem: deputada ou deputado (a) federal, deputado (a) estadual, senador (a), governador (a) e, por último, presidente (a) da República.

Segundo o chefe de cartório da 287ª Zona Eleitoral de Mogi das Cruzes, Manoel Messias da Silva, a principal orientação é que os eleitores consultem com antecedência o local de votação para evitar contratempos no dia das eleições. “Eles devem comparecer ao local de votação entre 8 e 17 horas deste domingo, munidos de documento de identificação com foto e colinha para votação”, explica Silva.

A consulta dos locais de votação está disponível nos seguintes canais: site do TRE-SP: na aba “Local de Votação - Consulta”, é possível verificar a informação digitando nome, número do título eleitoral ou CPF (www.tre-sp.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao-1); aplicativo e-Título: versão digital do título de eleitor, dispõe de recurso de geolocalização, que guia a usuária ou o usuário até sua seção eleitoral. O app é baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play (www.justicaeleitoral.jus.br/titulo-eleitoral/#videos-titulo); Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp: chatbot com respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral, entre elas a informação do local de votação - (61) 9637-1078; e telefone 148: Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP (custo de ligação local para todo o Estado).

O documento de identificação com foto exigido na hora da votação pode ser a carteira de identidade, a carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, entre outros. 

O e-Título, aplicativo que contém a versão digital do título de eleitor, também é aceito desde que contenha fotografia, o que ocorre nos casos em que a pessoa realizou a coleta dos dados biométricos na Justiça Eleitoral. 

Como justificar

Os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral neste domingo (2) poderão utilizar o e-Título para justificar a ausência às urnas, sem se deslocar para apresentar o requerimento. O serviço estará disponível nos dois turnos, no horário da votação, das 8h às 17h.
O Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) também pode ser apresentado, acompanhado de documento com foto, em qualquer local de votação no dia e horário do pleito. Quem não justificar no dia da eleição tem 60 dias após cada turno para regularizar a situação sem o pagamento da multa pelos canais e-Título e Sistema Justifica.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por