Diário Logo

Notizia Logo

Eleitores podem levar ‘colinha’ com número dos candidatos

Os eleitores terão que pressionar 16 dígitos na urna eletrônica neste domingo (2), para votar em cinco candidatos. Com objetivo de facilitar e agilizar o processo, a orientação é levar uma ‘colinha’ com os números anotados dos concorrentes em quem deseja votar.   Estão na disputa cinco cargos, que serão apresentados na tela do equipamento na […]

1 de outubro de 2022

Reportagem de: O Diário

Os eleitores terão que pressionar 16 dígitos na urna eletrônica neste domingo (2), para votar em cinco candidatos. Com objetivo de facilitar e agilizar o processo, a orientação é levar uma ‘colinha’ com os números anotados dos concorrentes em quem deseja votar.  

Estão na disputa cinco cargos, que serão apresentados na tela do equipamento na seguinte ordem: deputada ou deputado (a) federal, deputado (a) estadual, senador (a), governador (a) e, por último, presidente (a) da República.

Segundo o chefe de cartório da 287ª Zona Eleitoral de Mogi das Cruzes, Manoel Messias da Silva, a principal orientação é que os eleitores consultem com antecedência o local de votação para evitar contratempos no dia das eleições. “Eles devem comparecer ao local de votação entre 8 e 17 horas deste domingo, munidos de documento de identificação com foto e colinha para votação”, explica Silva.

A consulta dos locais de votação está disponível nos seguintes canais: site do TRE-SP: na aba “Local de Votação – Consulta”, é possível verificar a informação digitando nome, número do título eleitoral ou CPF (www.tre-sp.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao-1); aplicativo e-Título: versão digital do título de eleitor, dispõe de recurso de geolocalização, que guia a usuária ou o usuário até sua seção eleitoral. O app é baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play (www.justicaeleitoral.jus.br/titulo-eleitoral/#videos-titulo); Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp: chatbot com respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral, entre elas a informação do local de votação – (61) 9637-1078; e telefone 148: Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP (custo de ligação local para todo o Estado).

O documento de identificação com foto exigido na hora da votação pode ser a carteira de identidade, a carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, entre outros. 

O e-Título, aplicativo que contém a versão digital do título de eleitor, também é aceito desde que contenha fotografia, o que ocorre nos casos em que a pessoa realizou a coleta dos dados biométricos na Justiça Eleitoral. 

Como justificar

Os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral neste domingo (2) poderão utilizar o e-Título para justificar a ausência às urnas, sem se deslocar para apresentar o requerimento. O serviço estará disponível nos dois turnos, no horário da votação, das 8h às 17h.
O Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) também pode ser apresentado, acompanhado de documento com foto, em qualquer local de votação no dia e horário do pleito. Quem não justificar no dia da eleição tem 60 dias após cada turno para regularizar a situação sem o pagamento da multa pelos canais e-Título e Sistema Justifica.

 

Veja Também