Entrar
Perfil
ELEIÇÕES

Com canal exclusivo, O Diário marca presença nas eleições de 2022

Canal vai trazer notícias locais e nacionais sobre a disputa eleitoral de outubro

Silvia Chimello
25/06/2022 às 07:31.
Atualizado em 25/06/2022 às 07:31

NO AR A página Eleições 2022, de O Diário, já conta com três reportagens especiais sobre candidatos da região, mas o noticiário nacional também fará parte da editoria

O Diário lança um canal exclusivo para publicar todas as informações sobre a disputa eleitoral deste ano. A nova editoria vai divulgar as notícias sobre calendário eleitoral, pré-candidaturas, coligações, convenções, corrida presidencial, notícias nacionais e também do Alto Tietê.
O primeiro turno está programado para 2 de outubro. Serão disputadas vagas para governador, deputado federal, deputado estadual, senador e presidente da República. Um eventual segundo turno para presidente ou governador será realizado no dia 30 de outubro.

A editoria vai acompanhar as notícias nacionais sobre a disputa pela presidência, observando que à medida que o calendário eleitoral avança, os nomes dos pré-candidatos começam a ser consolidados. Os principais apontados em pesquisas de opinião são: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), além de Simone Tebet (MDB), que se apresenta agora como a terceira via. 

O novo canal também vai publicar as informações sobre as eleições para governador do Estado, com entrevistas de candidatos, agendas na região e tudo o que envolve o tema. Neste ano, a disputa deve ficar concentrada entre os pré-candidatos Rodrigo Garcia (PSDB), ex-vice de João Doria e atual governador de São Paulo; Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo; e do ex-ministro bolsonarista Tarcísio Gomes de Freitas (Republicano). Tem ainda Márcio França (PSB), que deve concorrer a governador ou senador.

A cobertura das eleições de O Diário vai dar destaque especialmente à movimentação dos pré-candidatos de Mogi das Cruzes e Alto Tietê. Três reportagens já estão publicadas na editoria (veja imagem acima), apresentando os virtuais candidatos a deputados estaduais e federais, incluindo os que pretendem concorrer à reeleição e os novos que querem se lançar nessa disputa, entre eles, seis atuais vereadores.

Até o momento, levantamento de O Diário identificou 22 nomes interessados a participar dessa disputa. Mas o número pode aumentar até as convenções que serão realizadas pelos partidos entre 20 de julho e 5 de agosto, prazo estipulado pelo Superior Tribunal Eleitoral para homologar as coligações e candidaturas.

Uma das reportagens publicadas no canal mostra os atuais deputados do Alto Tietê, região que conta com quatro pré-candidatos à reeleição para federal: Marco Bertaiolli (PSD), Márcio Alvino (PL), Roberto de Lucena (Republicano) e Kátia Sastre (PL); além do atual deputado estadual Rodrigo Gambale (PODE), que quer trocar a Assembleia Legislativa pela Câmara Federal.  

Os três deputados estaduais que pretendem concorrer à reeleição são: Marcos Damásio (PL), André do Prado (PL) e Estevam Galvão de Oliveira (União Brasil).

Outra matéria mostra o interesse de seis vereadores da Câmara de Mogi em se arriscar a uma disputa nas eleições para deputado. Entre eles, cinco são pré-candidatos a estadual: Clodoaldo de Moraes (PL), Fernanda Moreno (MDB), Inês Paz (PSOL), Juliano Botelho (PSB), Marcos Furlan (PODE). Apenas Edson Alexandre Pereira (MDB), o Edinho do Salão, é pretenso candidato a federal.

Os vereadores que estão querendo alçar voos mais altos não vão precisar se afastar de suas atividades legislativas, que exigem a presença deles pelo menos duas vezes por semana para participar das sessões nas tardes de terças e quartas-feiras.  

Mogi tem ainda oito novos prováveis candidatos – quatro a federal e quatro a estadual. Entre os que articulam a candidatura para federal estão a atual vice-prefeita, Priscila Yamagami Kähler (PODE); e outros três que também disputaram as eleições municipais de 2020, mas perderam para o atual prefeito Caio Cunha: Felipe Lintz, Michael Della Torre (PTB) e Miguel Bombeiro (PROS).

Na lista de pré-candidatos a estaduais constam os nomes de Luiz Carlos Gondim Teixeira (União Brasil), ex-deputado estadual da cidade por cinco mandatos, que não se elegeu em 2028 e que agora tenta retornar à Assembleia. 

Há ainda o ex-vereador Rodrigo Valverde (PT) e ex-candidato à Prefeitura de Mogi em 2020; Romildo Campelo (PV), atual presidente do Diretório Municipal e membro da diretoria nacional da legenda do partido; e Salvador Azambuja (PDT), que foi candidato a vereador em Mogi nas eleições 2020 pela sigla. 

Além das reportagens, o canal Eleições 2022 vai acompanhar as convenções, informar prazos estabelecidos no calendário eleitoral, decisões do TSE, registros das candidaturas e acompanhar com análise, comentários e lives a votação e apuração em todo o Brasil.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por