Diário Logo

Notizia Logo

Unidade de ensino de Mogi pretende aderir ao Programa Nacional Escola Cívico-Militar

A Escola Estadual Professor Cláudio Abrahão, localizada na Vila Jundiaí, pretende aderir ao programa de cívico militar Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, implementado pelo Governo Federal em algumas unidades de ensino do País. O estabelecimento fez uma assembleia para ouvir o conselho deliberativo escolar, que teria aprovado a proposta. Com o resultado favorável, a Secretaria […]

11 de abril de 2022

Reportagem de: O Diário

A Escola Estadual Professor Cláudio Abrahão, localizada na Vila Jundiaí, pretende aderir ao programa de cívico militar Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, implementado pelo Governo Federal em algumas unidades de ensino do País. O estabelecimento fez uma assembleia para ouvir o conselho deliberativo escolar, que teria aprovado a proposta. Com o resultado favorável, a Secretaria de Educação do Estado esclarece que já formalizou o pedido junto ao Ministério da Educação e aguarda uma devolutiva do órgão.

A escola oferece Ensino Fundamental II e Ensino Médio que ofereçam as etapas finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio publicou um comunicado em suas redes sociais convidando toda a comunidade a participar desse encontro ocorrido no último dia 6 de abril, mas não quis entrar em detalhes sobre os principais pontos discutidos e nem divulgar o número de pessoas presentes na reunião, além de não explicar os motivos dessa proposta. Apenas informou que já encaminhou a ata que detalha o resultado do encontro para a Secretaria de Estado de Educação.

A reportagem de O Diário entrou com contato com o Estado, e a resposta foi a seguinte:

“A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informa que as escolas têm autonomia para manifestar interesse em fazer parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), do Governo Federal”.

A Pasta esclarece também que realizou uma audiência pública virtual com a escola citada, que manifestou interesse em fazer parte do programa, para debater a implementação do modelo.  “Com resultado favorável, a Seduc-SP formalizou junto ao Ministério da Educação o interesse da comunidade escolar na adoção do projeto e aguarda uma devolutiva do órgão”.

De acordo com Secretaria de Educação, há, hoje, duas unidades estaduais que fazem parte do Pecim, uma em Pirassununga e outra no Guarujá.

Repercussão

A escola publicou a imagem do ofício de convocação da assembleia em suas páginas nas redes sociais, onde assunto repercutiu com comentários positivos e negativos sobre a possibilidade de adesão do programa.

Um estudante de uma escola próxima, ativista em questões sociais da cidade, fez postagens afirmando que a comunidade não foi ouvida sobre essa mudança. Em uma delas ele está em frente à escola, onde tem o comunicado de convocação da assembleia fixado no portão, mas disse que não conseguiu acesso. “Quem for a favor é só se dirigir a escola e assinar seu desejo, se continua o modelo de ensino atual ou se muda para o modelo Cívico Militar. Só que cheguei lá e NÃO está aberto para a COMUNIDADE”, escreveu em seu post.

Programa

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreducacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

Segundo publicações do Governo Federal, o programa, modelo da escola cívico-militar, a gestão é compartilhada entre a Secretaria de Educação e a de Segurança Pública, de modo que a gestão pedagógica fica sob a responsabilidade de pedagogos e profissionais de Educação, enquanto a gestão administrativa e de conduta ficam com os militares ou profissionais da área de segurança.

Veja Também