Diário Logo

Notizia Logo

São Marcos é a primeira a obter autorização como escola bilíngue

O Colégio São Marcos foi a primeira escola da região do Alto Tietê a obter oficialmente a autorização para funcionar como “escola bilíngue”, obedecendo às normas estabelecidas pela Secretaria de Estado da Educação. Na terça-feira (11), o Diário Oficial do Estado publicou a portaria do Dirigente Regional da Diretoria de Ensino da Região de Mogi […]

19 de janeiro de 2022

Reportagem de: O Diário

O Colégio São Marcos foi a primeira escola da região do Alto Tietê a obter oficialmente a autorização para funcionar como “escola bilíngue”, obedecendo às normas estabelecidas pela Secretaria de Estado da Educação. Na terça-feira (11), o Diário Oficial do Estado publicou a portaria do Dirigente Regional da Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes “autorizando a instalação e o funcionamento do São Marcos como colégio bilíngue, na avenida Laurinda de Melo Freire, número 161, na Vila Oliveira”. A escola é mantida pela Associação de Desenvolvimento Educacional CSM para o ensino infantil, fundamental e médio.

De acordo com a portaria da dirigente regional de Ensino,  Estela Vanessa de Menezes Cruz, “os responsáveis pelo estabelecimento de ensino  ficam obrigados a manter adequados às normas  que foram baixadas pelos Conselhos Nacional e Estadual de Educação  e as demais instruções relativas ao cumprimento da Lei Federal  9.394/96, os seguintes documentos: regimento escolar, plano de curso e plano escolar”.

A Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes, responsável pela supervisão do estabelecimento de ensino, promete “zelar pelo fiel cumprimento das obrigações assumidas em decorrência desta portaria”, que entrou em vigor no início da semana passada.

Comemoração

Logo que tomou conhecimento da portaria, a direção do São Marcos tratou de divulgar o fato aos alunos e familiares, por meio de uma nota oficial divulgada em suas redes sociais. O colégio informou que “após longo e minucioso trabalho de verificação porte da Diretoria de Ensino de Mogi, o São Marcos teve sua proposta  de ampliação do ensino bilíngue honrosamente  homologada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo”.

Segundo a direção da escola, até 2020, não havia orientação oficial direcionada ao ensino bilíngüe no Brasil. Entretanto, “era urgente que medidas fossem tomadas para regular os parâmetros desse trabalho, dando aos alunos a garantias sobre sua formação e, aos pais, possibilitar  melhor direcionamento  quanto à instituição de ensino  a ser escolhida”. No ano passado, entretanto, a Secretaria de Estado da Educação definiu os preceitos para que uma escola fosse considerada bilíngue, como equilíbrio da carga horária, observação dos componentes curriculares obrigatoriamente ministrados em língua portuguesa, sólida formação de professores  e garantia de aquisição de língua inglesa de qualidade e avaliada por órgãos internacionais.

“Com isso – conclui a direção do São Marcos -, a instituição que já praticava a abordagem de Ensino Bilíngue na Educação Infantil e trazia uma proposta diferenciada para o ensino da língua inglesa nos demais segmentos, nesse ano de 2022, passa a ser bilíngue em todas as etapas, da educação infantil ao ensino médio, oferecendo uma grade curricular que transpõe o ensino do segundo idioma e contribui para a formação de cidadãos  preparados para os desafios  e possibilidades contemporâneas”.

Veja Também