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ENSINO MÉDIO

Professores comentam tema de redação do Enem deste domingo (13)

"Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” foi a proposta do Inep para a prova deste ano

O Diário
14/11/2022 às 15:31.
Atualizado em 14/11/2022 às 15:54

Redação foi aplicada na avaliação deste domingo (13) do Enem (Divulgação - Agência Brasil - Marcelo Camargo)

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ENSINO MÉDIO

Professores comentam tema de redação do Enem deste domingo (13)

"Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” foi a proposta do Inep para a prova deste ano

O Diário
14/11/2022 às 15:31.
Atualizado em 14/11/2022 às 15:54

Redação foi aplicada na avaliação deste domingo (13) do Enem (Divulgação - Agência Brasil - Marcelo Camargo)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no início da tarde deste domingo (13) o tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) : “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

O formato da redação do Enem é dissertação-argumentativa, que deve ser redigida entre 7 e 30 linhas. O exame também exige que os participantes apresentem uma proposta de intervenção para o tema proposto.

Para Wellington Borges, coordenador de Redação do Curso Etapa, a temática deste ano é “especialmente interessante, uma vez que permite a intersecção de diferentes panoramas”. Ele destaca os aspectos social, cultural e ambiental que estão inclusos no tema proposto pelo Inep.

“Estamos falando de comunidades e de organizações sociais diferenciadas. Grupos que se organizam, sobretudo, pelo aspecto cultural. São culturas que definem identidades, com religiosidades e ancestralidades diferenciadas. E, sobretudo, há o aspecto ambiental, porque o denominador comum entre essas comunidades tradicionais é, justamente, a relação com a natureza”, analisa Borges.

Luiz Carlos Dias, coordenador de Redação do Colégio Etapa, destaca que o tema da Redação do Enem 2022 parte de um problema sociocultural inerente à nação brasileira. “É fundamental que os estudantes olhem para os povos indígenas, as comunidades quilombolas e os caatingueiros como agentes responsáveis pela manutenção e pela geração de biodiversidade. Devemos tirar das sombras os estereótipos, frequentemente presentes em discursos que ocultam direitos dessa importante parte da população brasileira”, avalia Dias.

Já Nayara Natalia de Barros, coordenadora de Redação do Colégio e do Curso Etapa Valinhos, considera que o tema da Redação do Enem 2022 segue o padrão de edições anteriores. “A prova trata de um tema de natureza social e, ao mesmo tempo, política, uma vez que as regiões em que habitam os povos indígenas estão cada vez mais sob ataque, considerando o avanço do garimpo ilegal e do desmatamento das florestas brasileiras, como ocorre no caso da Amazônia”, pontua.

Ela ainda cita algumas propostas de intervenção que poderiam ser sugeridas pelo estudantes neste exame:

• manutenção da demarcação de terras indígenas, que estão sob risco de desregulamentação constante;

• direito sobre o uso de recursos naturais dentro do território em que habitam;

• execução de políticas públicas voltadas à facilitação de recebimento de crédito agrícola;

• apoio no comércio e no escoamento de produtos oriundos de atividades extrativistas;

• maior divulgação das tradições culturais como forma de incentivo para o desenvolvimento das regiões em que vivem as populações e comunidades tradicionais.

Enem

O Enem 2022 começou neste domingo (13), com mais de 3 milhões de inscritos. São 5 horas e 30 minutos para elaborar a Redação, além de resolver 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e outras 45 de Ciências Humanas e suas tecnologias. O início do exame ocorreu às 13h30 (horário de Brasília).

O segundo dia de prova do Enem será realizado no próximo domingo (20). Os estudantes terão 5 horas para resolver mais 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de Ciências da Natureza e suas tecnologias e 45 de Matemática e suas tecnologias.

O Enem é realizado pelo governo federal anualmente, desde 1998, para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ele é usado pelos principais programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de processos seletivos  de universidades públicas e particulares nacionais e internacionais.

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