Entrar
Perfil
ENSINO GRATUITO

Neste domingo, 4.040 candidatos farão vestibulinho para a Etec de Mogi

Inscritos na prova da Escola Técnica Estadual Presidente Vargas concorrem a 680 vagas nos cursos oferecidos na cidade

Carla Olivo
14/12/2022 às 16:37.
Atualizado em 14/12/2022 às 17:50

Vestibulinho da Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, será neste domingo (18) (Divulgação - Centro Paula Souza)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
ENSINO GRATUITO

Neste domingo, 4.040 candidatos farão vestibulinho para a Etec de Mogi

Inscritos na prova da Escola Técnica Estadual Presidente Vargas concorrem a 680 vagas nos cursos oferecidos na cidade

Carla Olivo
14/12/2022 às 16:37.
Atualizado em 14/12/2022 às 17:50

Vestibulinho da Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, será neste domingo (18) (Divulgação - Centro Paula Souza)

A prova do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), incluindo a Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, será aplicada às 8 horas deste domingo (18). Na cidade, 4.040 candidatos farão a avaliação, concorrendo a 680 vagas nos cursos oferecidos na unidade instalada no município. De modo geral, a disputa corresponde a 5,94 inscritos por vaga. 

O curso de Ensino Médio com habilitação técnica mais disputado é o de Administração, que oferece 40 vagas e foi a opção escolhida por 646 dos candidatos (16,15 inscritos/vaga). Em seguida vêm Nutrição, com 498 pessoas concorrendo a 40 vagas (12,45/vaga), e Design de Interiores, que tem 424 na disputa por 40 vagas (10,60/vaga).

Já o curso com menor procura na Etec de Mogi é o Ensino Médio com habilitação técnica em Automação Industrial, que soma 40 vagas, mas tem 113 concorrentes (2,83/vaga).  

Nesta quinta-feira (15), a partir das 15 horas, os locais do exame poderão ser consultados no site www.vestibulinhoetec.com.br ou na unidade em que o inscrito pretende estudar.

Os portões dos locais de aplicação do exame serão abertos às 7 horas e fechados às 8 horas deste domingo (18). A prova terá três horas de duração. 

Vale lembrar que os inscritos precisam levar uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua. Também é imprescindível apresentar um documento de identidade original com foto, em boas condições de visibilidade para conferência dos dados. O documento pode ser: documento de identidade expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG ou RG digital), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar; Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM – CIE/RNM/RNE) dentro da validade; Carteira Nacional de Habilitação (CNH ou CNH digital); documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais que, dentro da validade, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país. Por exemplo: OAB, COREN e CREA; Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou passaporte brasileiro dentro da validade.

O uso de máscara será recomendado nas cidades em que não vigore lei de uso obrigatório. O não cumprimento das normas que regem o Vestibulinho das Etecs implica em sanções legais e desclassificação.

Mais informações podem ser conferidas nas Portarias do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis no site www.vestibulinhoete.com.br. 

A prova

Os exames para o primeiro módulo de cursos técnicos (presencial, semipresencial e online), e primeiras séries do ensino médio integrado ao técnico, articulação da formação profissional média e superior (AMS) ou Ensino Médio com ênfase, são formados por 40 questões-teste, cada uma delas com cinco alternativas, das quais apenas uma resposta é a correta.

São observados conhecimentos baseados nas competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Valores e ações que contribuem para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza também são avaliados. Cada questão vale um ponto.

Para concorrer ao cadastro de reserva para vagas remanescentes, que dá acesso direto ao segundo módulo, é preciso responder à prova composta por 26 questões-teste, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências profissionais do primeiro módulo da habilitação escolhida. Cada questão vale um ponto. O candidato será considerado classificado no cadastro de reserva alcançando resultado igual ou superior a 14 questões corretas.

A classificação na avaliação de competências para essa modalidade terá validade de seis meses, sendo que os candidatos classificados e não atendidos poderão, na existência de novas vagas, ser convocados pelas Etecs no semestre seguinte.

A prova para concorrer a uma vaga de especialização técnica tem 26 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências específicas de aprendizagem na habilitação técnica da formação do candidato.

A exceção é para os candidatos ao curso de Gestão de Projetos - Online, que serão avaliados com um teste de 13 questões relacionadas às competências de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, e outras 13 questões relacionadas às competências de Matemática do Ensino Médio. A nota final de classificação no exame para o curso de Especialização será obtida pelo total de questões acertadas. Cada questão vale um ponto.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por