Gratuidade ocorrerá durante horários específicos para chegada e retorno dos estudantes, nos dois domingos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
Para fazer uso da gratuidade, os estudantes deverão apresentar aos motoristas dos coletivos o certificado de inscrição no Enem (Divulgação - PMMC)
Em pelo menos três cidades do Alto Tietê, Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba, os estudantes poderão usar gratuitamente os ônibus das linhas municipais para se dirigirem até as proximidades dos locais onde deverão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos domingos, dias 13 e 20.
Em todos esses municípios, os alunos poderão se valer da isenção no pagamento das passagens em dois períodos, antes e depois das provas.
Para fazer uso da gratuidade, os estudantes deverão apresentar aos motoristas dos coletivos o certificado de inscrição no Enem juntamente com um documento oficial, com foto.
Em Suzano, a iniciativa terá horários fixos: das 11 às 13 horas, para a chegada aos locais de provas e das 17 às 19 horas, para garantir o retorno dos munícipes às suas residências.
Em Mogi das Cruzes, a passagem grátis para os alunos irá vigorar das 9 às 13 horas e das 18 às 22 horas. Itaquá não divulgou os horários
Em Mogi, a Prefeitura deverá bancar a concessão da gratuidade junto às duas empresas que operam na cidade, já que, segundo o prefeito Caio Cunha (PODE), isso “está previsto em lei, aprovada no ano passado, e prevista em orçamento”.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Mogi também fará o acompanhamento do trânsito nos locais de prova localizados em vias com maior movimentação de veículos. Os agentes municipais de trânsito farão a orientação de motoristas e pedestres.
Em Suzano, gratuidade foi negociada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) com a concessionária Radial Transportes. A iniciativa terá custo zero para a Prefeitura, segundo informou o prefeito.
Ainda na cidade de Suzano, o sistema complementar de transportes municipais, formado por vans, assim como os ônibus intermunicipais, não estarão incluídos na gratuidade.
“Para muitos jovens, o Enem representa o primeiro passo para a realização de um sonho. Muitas pessoas passam anos estudando para conseguir um bom desempenho, e o acesso aos locais das provas não pode ser um impedimento nessa jornada pessoal. Agradeço à Radial pela parceria, que não tem custo à Prefeitura. Seguimos solidários com os suzanenses que farão a prova e, claro, na torcida pelo sucesso de todos”, afirmou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.
"A ideia é garantir que todos os inscritos no Enem consigam ir aos locais de prova com tranquilidade e de forma gratuita. Assim como no ano passado, essa medida vai facilitar o acesso", disse o prefeito Eduardo Boigues (PP), de Itaquá.
"Vamos aumentar a possibilidade para os candidatos que desejam ingressar na universidade por meio do Enem. Eles não terão que se preocupar com o dinheiro do ônibus", completou o secretário de Transportes de Itaquá, Rosinaldo Castro.
No Alto Tietê, 16.546 candidatos farão a prova do Enem. Em toda a Região, a avaliação só não será aplicad em Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis.
Enem e eleições
O prefeito de Mogi, Caio Cunha, também explicou por que a Prefeitura concedeu ônibus grátis para os estudantes que farão o Enem e não adotou a mesma medida no dia do segundo turno das eleições para presidente e governador, no último dia 30 de outubro:
“Primeiro, porque a gratuidade da eleição não estava prevista no Orçamento; depois, porque o juiz da Vara da Fazenda Pública acolheu o recurso da Prefeitura; e, finalmente, porque não há dados que comprovem que a abstenção nos últimos anos aconteceu porque as pessoas não tinham dinheiro para utilizar o transporte público”, garantiu o prefeito.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .