Entrar
Perfil
DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Mogi leva arte às crianças em festival dedicado à primeira infância; confira agenda

Até o final deste mês de agosto, apresentações artísticas em escolas da rede municipal executa política pública voltada às novas gerações

O Diário
23/08/2022 às 09:28.
Atualizado em 23/08/2022 às 09:29

Linguagens lúdicas, como a do circo e teatro, são usadas para atender as crianças no 1º Festival de Arte da Primeira Infância, em Mogi das Cruzes (Divulgação/PMMC)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Mogi leva arte às crianças em festival dedicado à primeira infância; confira agenda

Até o final deste mês de agosto, apresentações artísticas em escolas da rede municipal executa política pública voltada às novas gerações

O Diário
23/08/2022 às 09:28.
Atualizado em 23/08/2022 às 09:29

Linguagens lúdicas, como a do circo e teatro, são usadas para atender as crianças no 1º Festival de Arte da Primeira Infância, em Mogi das Cruzes (Divulgação/PMMC)

Até o final deste mês de agosto, escolas municipais estão recebendo artistas em atividades de contação de histórias, circo, literatura, teatro e outras expressões culturais previstas no 1º Festival de Arte da Primeira Infância, uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Esse projeto tem como foco o desenvolvimento infantil na cidade que está preparando o Plano Municipal da Primeira Infância, que visa acompanhar as crianças que possuem até 3 anos até a vida adulta.

Mogi das Cruzes, ao lado de outras 24 cidades brasileiras, integra a rede Urban95, iniciativa da Fundação Bernard Van Lee, com foco na Primeira Infância. Esse movimento global defende o desenvolvimento de políticas públicas para atender o cidadão com 95 centimetros - 3 anos de vida - em suas principais demandas dentro das cidades onde vivem.  O olhar é para todas as crianças, mas possui atenção maior às que vivem em famílias consideradas vulneráveis.

No final de semana, a Caravana Circo Corredor, no CEIM Ver. Alcides de Vicente, no Residencial Novo Horizonte, e apresentou números de palhaçaria, acrobacias, malabarismos, mágica e outras atrações encantou pais e crianças do bairro. “Eu gostei das brincadeiras, do palhaço, da princesa e dos príncipes”, contou Maria Eduarda Araujo da Silva, 6 anos. A mãe da pequena, Andresa de Oliveira Araújo Silva, se animou com o espetáculo. “Achei interessante porque é uma coisa que nunca teve aqui no bairro. Eu gostei também”, disse. Além do circo, crianças e jovens do bairro também se apresentaram.

“Neste final de semana, tivemos as primeiras ações do festival abertas a toda a comunidade, possibilitando a interação de crianças, pais, cuidadores e público em geral. Por meio de imersão e vivências, todos puderam experimentar as conexões entre Arte e Educação. O mesmo preceito será desenvolvido dentro das escolas, visando aproximar o público ao mundo das expressões artísticas de modo leve, interativo e lúdico” afirmou Kelen Chacon, secretária municipal de Cultura e Turismo. 

A programação do Festival desta terça-feira (23) será nas escolas EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó, e no CEIM Prof Cácio Costa Neves. Amanhã (24), o festival leva intervenções em 4 unidades escolares. Também amanhã, a apresentação “Viagem Literária” será apresentada no mesmo dia em duas sessões no Theatro Vasques, às 9 e às 14 horas. A atração terá contação de história, jogos e brincadeiras. Os interessados deverão retirar o ingresso no local.

As atividades visam ofertar diferentes linguagens artísticas ao proporcionar experiências e vivências necessárias à Primeira Infância. Esta fase importante do desenvolvimento infantil tem sido o foco do trabalho da Administração Municipal, que tem mobilizado um grupo intersetorial para a construção de políticas públicas para este público, em especial, a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infãncia (PMPI).

Desde julho do ano passado, Mogi das Cruzes faz parte de um grupo de 24 cidades brasileiras que integram a rede Urban95, iniciativa da Fundação Bernard Van Lee, com foco na Primeira Infância. 

Informações sobre o Festival podem ser obtidas pelo site da Secretaria de Cultura, pelo telefone 4798-6900, e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br ou ainda presencialmente na sede da secretaria, que fica no Casarão do Carmo e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
 

Confira a programação completa do 1º Festival de Artes da Primeira Infância (sujeita a alterações):

23/08 (Ter) - 14h - Atividade: Contação de história - Para alunos da unidade escolar e comunidade - Local: Jardim Aeroporto - EM Florisa Faustino Pinto, Creche Estrela da Manhã e Creche Heróis do Futuro.

24/08 (Qua) - 14h - Atividade: Contação de história - Para alunos da unidade escolar - Local: Jardim Bela Vista - CEI Pequeninos do Rei (CEIM Antônio Bós Vidal Filho).

24/08 (Qua) - 14h - Atividade: Contação de história -  Contando e Tocando - Para alunos da unidade escolar - Local: Jardim das Bandeiras - CEIC Brincando e Aprendendo.

24/08 (Qua) - 9h e 14h - Atividade: Literatura - Viagem Literária - Retirada de ingresso no Theatro Vasques - Local: Theatro Vasques.

25/08 (Qui) - 16h - Atividade: Show - Olimpíadas da Combuca - Aberto para comunidade - Local: Novo Horizonte - EM Hélio Castro Santos Neves.

25/08 (Qui) - 14h - Atividade: Teatro - Tem um gato no ninho da galinha - Informações diretamente com a Escola - Local: Vila da Prata - Casa da Criança Irmã Salvadora.

25/08 (Qui) - 19h - Atividade: Literatura - Vivência técnica de Arte Educação - Literatura de Berço - Público Geral - Local: Nova Mogilar - Auditório do CEMFORPE.

26/08 (Sex) - 10h e 14h - Atividade: Literatura - Escambinho Literário - Mediação de Leitura - Para escolas - Local: Pinacoteca.

26/08 (Sex) - 14h - Atividade: Contação de história - Contando e Tocando - Informações diretamente com a Escola - Local: Braz Cubas - Creche Imaculado Coração de Maria II.

27/08 (Sáb) - 10h e 14h - Atividade: Literatura - Escambinho Literário - Contação de histórias - Local: Pinacoteca.

27/08 (Sáb) - 15h - Atividade: Teatro para Bebês - Espetáculo Scaratuja - Informações diretamente com CEU - Local: Vila Nova União - CEU das Artes.

27/08 (Sáb) - 19h - Atividade: Conferência - Palestras: “O que o adulto precisa fazer para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável” e "Educação para as relações Étnico raciais na primeira infância" - Retirar ingressos com uma hora de antecedência - Local: Theatro Vasques.

27/08 (Sáb) - 14h - Atividade: Orientação técnica - Hip Hop - Mc para crianças - Inscrição no local - Local: Centro - Casa do Hip Hop.    

28/08 (Dom) - 9h às 17h - Atividade: Vivências de artes plásticas "Grafite" - Arte urbana - 20 vagas com inscrições no local - Local: Novo Horizonte - Quadra.

28/08 (Dom) - 16h - Atividade: Show musical - Terra das Almofadas - Retirar ingressos com uma hora de antecedência - Local: Theatro Vasques.

29/08 (Seg) - 14h - Atividade: Contação de história - Filosofia para crianças - Informações diretamente com a Escola - Local: Jardim Piatã - CEIM Profª Maria Luiza Fernandes.

30/08 (Ter) - 14h - Atividade: Cultura popular - Capoeira Angola - Informações diretamente com a Escola - Local: Varinhas - CEI Solzinho Feliz.

30/08 (Ter) - 14h - Atividade: Teatro - Arrasta Pé Mamulengo - Informações diretamente com a Escola - Local: Jardim Layr - CEIM Sebastião da Silva.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Orientação técnica - Hip Hop - Mc para crianças - Informações diretamente com a Escola - Local: EM Profª Therezinha Soares.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Circo - Show de variedades - Informações diretamente com a Escola - Local: Jundiapeba - Creche DO-RÉ-MI.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Contação de História - Ensinar e aprender com alegria - Informações diretamente com a Escola - Local: Jardim Camila - CEIM O Bom Samaritano.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Música - Brinquedos Cantados - Informações diretamente com a Escola - Local: Chácara Guanabara - Creche Quero Quero.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Contação de história - Contando e Tocando - Informações diretamente com a Escola - Local: Braz Cubas - Creche Imaculado Coração de Maria II.

31/08 (Qua) - 19h - Atividade: Noite do Saci - Informações 4798-6900 - Local: Praça do Carmo.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por