Diário Logo

Notizia Logo

Mogi abre 250 vagas para jovens em curso focado no primeiro emprego

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso Empodera Juventudes destinado a jovens de 15 a 24 anos, residentes em Mogi das Cruzes, estudantes ou egressos de escolas públicas. São 250 vagas e as aulas serão realizadas em diversas regiões da cidade, por meio do Empodera. O curso é uma uma parceria entre […]

1 de março de 2023

Reportagem de: O Diário

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso Empodera Juventudes destinado a jovens de 15 a 24 anos, residentes em Mogi das Cruzes, estudantes ou egressos de escolas públicas. São 250 vagas e as aulas serão realizadas em diversas regiões da cidade, por meio do Empodera. O curso é uma uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e o Instituto Global Attitude.

O programa busca fortalecer o projeto de vida dos jovens, prepará-los para o acesso ao mundo do trabalho e formar cidadãos, segundo informa a Prefeitura.

As inscrições vão até o dia 12 de março e até o dia 22 as matrículas serão realizadas.

“Nós teremos um período de repescagem entre 23 e 31 de março com as vagas não preenchidas. Todos os jovens receberão orientações sobre a matrícula após as inscrições, por e-mail da Prefeitura. Sabemos que existe uma dificuldade para conseguir o primeiro emprego e o Empodera Juventudes auxilia os estudantes que saem do Ensino Médio e também aqueles que já concluíram, mas têm dificuldade para ampliar seus estudos, a ingressarem no mercado de trabalho”, explica o coordenador-geral do departamento de Capacitação Profissional e Políticas para a Juventude , Itânio Mariano.

O curso será realizado em nove regiões da cidade: Botujuru, Braz Cubas, Centro, Cezar de Souza, Jundiapeba, Santa Tereza, Socorro, Taiaçupeba e Vila Natal. A turma da décima região (Taboão) já está formada.

As aulas têm previsão de início para o dia 28 de março e são divididas em duas metodologias, aplicadas simultaneamente. A primeira será a fase da Formação Geral, onde os alunos aprenderão sobre cidadania, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sobre habilidades comportamentais, relacionadas em como a pessoa lida com o ambiente de trabalho e consigo mesma. A segunda será a fase da Formação Específica, onde os alunos receberão aprendizados ligados à prática do mundo do trabalho, de sua vida e comunidade. Os jovens aprenderão sobre o mundo do trabalho e se conectarão a empresas e empreendedores da cidade; eles também praticarão exercícios pessoais e sociais de autonomia, protagonismo e convivência. Também haverá a orientação profissional e vocacional, quando os jovens terão contato com carreiras profissionais. Essa é uma etapa mais prática do curso.

“Este conteúdo é planejado conforme o necessidade do próprio mercado de trabalho, já que promovemos uma aproximação constante com as empresas e entidades do município, para entender o cenário e também encaminhar os jovens que se formam no curso”, detalha o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Claudemir de Menezes.

No total, o curso terá carga horária de 126 horas, distribuídas em 42 dias de aulas presenciais, além de atividades externas que serão realizadas ao longo da formação. As aulas começam no dia 28 de Março e se encerram em 23 de Junho, e serão realizadas às terças, quartas e quintas, disponíveis nos três períodos –  manhã, tarde ou noite, conforme a opção do aluno e a disponibilidade das vagas. 

Confira os locais onde o curso será realizado:

Botujuru
Local: CEMPRE Profº José Limongi Sobrinho
Endereço: Avenida Felipe Sawaya, 595 – Vila São Paulo

Braz Cubas
Local: Novo CRESCER Braz Cubas
Endereço: Rua Capitão Francisco de Almeida, 47 – Braz Cubas

Centro
Local: Novo CRESCER Centro – Escola de Empreendedorismo e Inovação
Endereço: Rua Senador Dantas, 326 – Centro

César de Souza
Local: Bloco do Novo CRESCER Cezar de Souza – Espaço de Arte de Cultura do Jardim Bela Vista
Endereço: Rua Edmund Gerke, S/N – Jardim Bela Vista

Jundiapeba
Local: E.E Profº Cid Boucault
Endereço: Rua Professora Lucinda Bastos, 1250 – Jundiapeba

Santa Tereza
Local: CEMPRE Ruth Cardoso
Endereço: Travessa 2, 28 – Jardim Layr

Socorro
Local: E.E Profº Camilo Faustino de Mello
Endereço: Rua Elisa da Silva da San Biagio, 209 – Vila Oliveira

Taiaçupeba
Local: Sociedade Ambiental de Taiaçupeba – SAT
Endereço: Rua 6 de Junho, 377 – Taiaçupeba

Vila Natal
Local: Novo CRESCER Vila Natal
Endereço: Rua José de Moura Rezende, 200 – Vila Natal

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, sendo válidos os inscritos que atenderem aos requisitos. Serão 25 vagas por território/turma. 
Importante: São vedadas as inscrições dos moradores de outros municípios.

COMO SE INSCREVER

A inscrição pode ser feita por este link:

https://smdei-mogi.city/empodera-juventudes-ciclo2

O candidato deve preencher corretamente todos os dados obrigatórios solicitados, em atenção aos dados de contato e e-mail, pois serão meios utilizados para informações referente ao curso.

Existe a possibilidade também, caso haja alguma dificuldade, de realizar a inscrição presencialmente nas unidades do Novo CRESCER. 

Para qualquer dúvidas, acionar o WhatsApp do programa: 914575721 ou ligar na unidade do Novo CRESCER do Centro: 4798-5902

Veja Também