Diário Logo

Notizia Logo

Mais de 4 mil candidatos participam do vestibulinho da Etec em Mogi

O movimento foi intenso nesta manhã de domingo (18) nas proximidades da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), que recebeu mais de quatro mil candidatos da cidade e região para fazer as provas do vestibulinho da  Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas. São 680 vagas nos cursos oferecidos pela unidade instalada no município. De modo geral, […]

18 de dezembro de 2022

Reportagem de: O Diário

O movimento foi intenso nesta manhã de domingo (18) nas proximidades da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), que recebeu mais de quatro mil candidatos da cidade e região para fazer as provas do vestibulinho da  Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas. São 680 vagas nos cursos oferecidos pela unidade instalada no município. De modo geral, a disputa corresponde a 5,94 inscritos por vaga.

No Alto Tietê são 10,8 mil estudantes inscritos para o vestibulinho das Etecs da região. Estão sendo oferecidas 2.340 vagas pelas unidades das cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano.

Os estudantes começaram a chegar por volta das 6 horas em frente aos portões do local de aplicação do exame, que foram abertos às 7 horas e fechados às 8 horas. A prova tem três horas de duração.

O mais disputado é o curso de Ensino Médio com habilitação técnica. A opção foi escolhida por 646 dos candidatos na disputa pelas 40 vagas (16,15 inscritos/vaga). Em seguida vêm Nutrição, com 498 pessoas concorrendo a 40 vagas (12,45/vaga), e Design de Interiores, que tem 424 na disputa por 40 vagas (10,60/vaga).

A menor concorrência foi registrada no curso Ensino Médio com habilitação técnica em Automação Industrial. São 113 concorrentes para as 40 vagas (2,83/vaga). 

Para o primeiro módulo de cursos técnicos (presencial, semipresencial e online), e primeiras séries do ensino médio integrado ao técnico, articulação da formação profissional média e superior (AMS) ou Ensino Médio com ênfase, as provas tem 40 questões-teste, cada uma delas com cinco alternativas, das quais apenas uma resposta é a correta.

São observados conhecimentos baseados nas competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Valores e ações que contribuem para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza também são avaliados. Cada questão vale um ponto.

Para concorrer ao cadastro de reserva para vagas remanescentes, que dá acesso direto ao segundo módulo, é preciso responder à prova composta por 26 questões-teste, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências profissionais do primeiro módulo da habilitação escolhida. Cada questão vale um ponto. O candidato será considerado classificado no cadastro de reserva alcançando resultado igual ou superior a 14 questões corretas.

Na avaliação de competências para essa modalidade a classificação terá validade de seis meses, sendo que os candidatos classificados e não atendidos poderão, na existência de novas vagas, ser convocados pelas Etecs no semestre seguinte.

A prova para concorrer a uma vaga de especialização técnica tem 26 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências específicas de aprendizagem na habilitação técnica da formação do candidato.

A exceção é para os candidatos ao curso de Gestão de Projetos – Online, que serão avaliados com um teste de 13 questões relacionadas às competências de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, e outras 13 questões relacionadas às competências de Matemática do Ensino Médio. A nota final de classificação no exame para o curso de Especialização será obtida pelo total de questões acertadas. Cada questão vale um ponto.

 

Veja Também