Diário Logo

Notizia Logo

Fies: saiba o que é o programa que fomenta a educação no país

O reality show Big Brother Brasil (BBB) 22, um dos maiores programas da televisão, foi palco para uma pauta relevante: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Durante conversa entre os participantes Tiago Abravanel e Jessilane de Souza, nesse domingo (06), Tiago mostrou o seu desconhecimento sobre o assunto e chamou a atenção de pessoas que […]

7 de fevereiro de 2022

Reportagem de: O Diário

O reality show Big Brother Brasil (BBB) 22, um dos maiores programas da televisão, foi palco para uma pauta relevante: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Durante conversa entre os participantes Tiago Abravanel e Jessilane de Souza, nesse domingo (06), Tiago mostrou o seu desconhecimento sobre o assunto e chamou a atenção de pessoas que assistiram ao episódio e criticaram a fala na internet.

Enquanto explicava sua trajetória acadêmica, a professora Jessilane mencionou que contou com ajuda do Fies para concluir a graduação em Biologia. Nesse momento, Tiago indagou: “O que é o financiamento estudantil? Já ouvi falar, mas conta o que é”.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), que concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas. Esse modelo de financiamento é dividido em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

De acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 40% dos brasileiros não têm condição de ingressar em uma faculdade e precisam de apoio através de programas de bolsa de estudo ou financiamento estudantil. Neste contexto, motivos financeiros aparecem como principal empecilho.

A enfermeira Elzirene Marques é especialista em Implementação de Unidades Covid em Fortaleza, capital do Ceará, e professora universitária e de nível técnico. É a primeira pessoa da família a se formar no ensino superior, e conseguiu o título de Bacharel em Enfermagem com ajuda do Fies. Ela é a primeira mulher a ser coordenadora administrativa de um hospital de campanha da Covid-19 em Fortaleza. 

“O Fies é muito importante. Imagine quantas pessoas querem se formar e passam pela mesma situação que eu passei. Meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade para mim, a gente foi na luta, e graças à ajuda do Fies eu pude passar mais tempo com minha família e aliviar a rotina que era difícil quando eu precisava conciliar os três empregos para pagar a faculdade antes de conseguir o benefício da bolsa”, relembra.

 

Fies 2022: inscrições

As inscrições para o Fies 2022.1 serão entre os dias 8 e 11 de março. A divulgação do resultado está prevista para o dia 15 do mesmo mês. De acordo com o MEC, neste ano, o Fies irá ofertar 110.925 vagas, sendo que 66.555 estarão disponíveis no primeiro semestre e 44.370 vagas ficarão para o segundo semestre.

Para participar do processo seletivo do Fies é preciso ter a nota do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação. O programa leva em consideração a renda familiar. Contudo, para participar desse processo o candidato precisa possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, igual a superior a um salário-mínimo ou até 3 salários-mínimos.

O bolsista parcial do Prouni poderá participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadre nas condições previstas no edital. O Fies, assim como o Prouni, é realizado em chamadas no primeiro e segundo semestre e também possui lista de espera.

Veja Também