Diário Logo

Notizia Logo

Entrevista com professor no podcast Plugado auxilia alunos no preparo para o ENEM

Às vésperas da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) conteúdos preparatórios para a prova é o que não faltam. Nesta segunda-feira (7), no podcast Plugado, Filipe Almeida recebeu o professor de história e filosofia, Renato Lemes, para um bate-papo com dicas importantes para aqueles que prestarão o exame no próximo domingo, dia 13. […]

11 de novembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Às vésperas da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) conteúdos preparatórios para a prova é o que não faltam. Nesta segunda-feira (7), no podcast Plugado, Filipe Almeida recebeu o professor de história e filosofia, Renato Lemes, para um bate-papo com dicas importantes para aqueles que prestarão o exame no próximo domingo, dia 13.

O conteúdo chegou até a sala de uma turma do terceiro ano do ensino médio, em Arujá, auxiliando os alunos ainda mais nessa etapa final dos estudos.

“Postaram nas redes sociais da escola, me viram e mandaram para mim. Como eu tenho muito aluno e aquele colégio é bem grande, não foi difícil de chegar até mim a foto. Achei muito bacana”, comenta Renato sobre o registro onde apareciam os alunos do terceiro ano assistindo à gravação do podcast.

Em entrevista a O Diário, o educador falou sobre a importância de se utilizar as plataformas digitais para ajudar ainda mais no processo de aprendizagem.

“A internet é um campo é realmente um campo para que você possa explorar, mas o que eu sempre digo é, nunca utilize como um instrumento fim, a internet é um meio para se chegar ao conhecimento”, opinou Lemes, que também é diretor de um colégio preparatório para vestibular.

Para o docente, a internet é mais um aliado do que vilão quando o assunto é aprender, porém, apesar das vastas opções de conteúdos para consumir na hora dos estudos, é essencial  saber filtrar o que é bom. “É possível encontrar professores que tenham uma alta proficiência na orientação, tenham uma linguagem bacana e acessível. Isso é muito importante”.

Aos estudantes que prestarão o exame neste domingo, Lemes ressalta orientações:

 “O que vai acontecer na prova daqui dois dias é fruto de tudo que o aluno conseguiu aproveitar de fato ao longo desse ano de preparação. Se eu puder dar um conselho é q tenham muita calma e controle emocional, são fatores primordiais para que o aluno possa crescer nos resultados”, apontou.

Estar atento às questões, ter uma boa estratégia de tempo de prova, são outras dicas que o professor ainda enfatiza para que o jovem tenha facilidade e consiga alcançar as expectativas para passar no ENEM.

As provas acontecerão no próximos domingos, dia 13 e 20 e novembro.

Para aproveitar, assista ao programa e tenham mais dicas e tirar de letra o ENEM 2022:

Enem 2022: Professor Renato Lemes tira dúvidas ao vivo no Podcast Plugado – PODCAST PLUGADO #37

Veja Também