Entrar
Perfil
EDUCAÇÃO

Enem 2022: 6 dicas para acertar na hora da redação

Estratégias podem trazer mais agilidade e tranquilidade ao estudante durante a realização desta etapa da prova

O Diário
09/11/2022 às 17:12.
Atualizado em 09/11/2022 às 17:16

Enem começa a ser aplicado neste próximo domingo (13), quando alunos também farão a redação (Divulgação)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
EDUCAÇÃO

Enem 2022: 6 dicas para acertar na hora da redação

Estratégias podem trazer mais agilidade e tranquilidade ao estudante durante a realização desta etapa da prova

O Diário
09/11/2022 às 17:12.
Atualizado em 09/11/2022 às 17:16

Enem começa a ser aplicado neste próximo domingo (13), quando alunos também farão a redação (Divulgação)

Enem 2022: professor explica como acertar na hora da redação

Algumas estratégias podem trazer mais agilidade e tranquilidade ao estudante durante a realização desta etapa da prova

Com a aproximação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrem nos dias 13 e 20 de novembro, o sentimento de ansiedade cresce em muitos estudantes. Uma das partes mais temidas é a redação, que tem peso relevante para a média final, é decisiva em processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pede que um tema seja destrinchado de forma clara e crítica em um curto período de tempo.

No primeiro dia de exame, os jovens têm cinco horas e 30 minutos para responder a 90 questões e escrever sua redação — apenas meia hora a mais do que no dia em que apenas as questões de múltipla escolha precisam ser respondidas. Embora possa ser difícil, é preciso manter a calma diante da prova; assim, fica mais fácil colocar em prática todo o conteúdo estudado durante as séries do Ensino Médio.

Cada pessoa tem um ritmo e uma forma de estudar, mas algumas dicas podem ajudar os estudantes a ir para o Enem com mais tranquilidade e ganhar agilidade na hora da redação. Para Rogerio do Amaral, professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio na Escola Champagnat, evitar rasuras, usar um mapa mental e construir o texto em quatro parágrafos são algumas das recomendações que podem fazer a diferença para conquistar uma boa nota. Confira as dicas do professor.

1. Comece pelas questões de múltipla escolha

Leia a proposta da redação antes do início da prova. Depois, inicie a resposta das 90 questões. Essa estratégia permitirá a você, durante a resposta dos testes, construir uma lista de ideias para a redação.

2. Mapa mental

 Elabore um esboço (um mapa mental) que lhe permita visualizar a estrutura do texto quando iniciar a escrita. Ao iniciar a escrita, faça um rascunho primeiro, que deve ser passado a limpo.

3. Elabore bem a estrutura do texto

Construa o texto em quatro parágrafos, um para a introdução (citada acima), dois para a argumentação e um para a proposta de intervenção (conclusão). A introdução deve apresentar dois elementos básicos: a contextualização do assunto e a tese. 

A contextualização permitirá ao autor mostrar onde o texto se localiza na atualidade. Já a tese é o ponto central dessa parte e faz referência ao ponto de vista que o autor defenderá sobre o tema. Nos dois parágrafos de argumentação, não repita o tipo de argumento; se você usar no segundo parágrafo uma citação de autoridade, no terceiro use um dado estatístico, um exemplo ou um contra-argumento.

4. Conecte suas ideias

Não se esqueça de usar conectivos para iniciar os parágrafos, pois eles ajudam a ligar as partes e a introduzir novas ideias. Alguns exemplos de conectivos: por consequência; como resultado; por isso; em virtude de; assim; pois; já que; uma vez que; portanto; de tal forma que.

5. Atenção para a proposta de intervenção

Na proposta de intervenção, não se esqueça dos seguintes elementos: a ação, o que você propõe realizar para melhorar a questão discutida; o agente, quem vai implementar essa ação (aqui procure ser específico, por exemplo, em vez de dizer que o responsável é o governo, especifique que órgão governamental tomará a ação; como realizar a ação, com detalhes de como a proposta deve ser desenvolvida; e o efeito, com a implementação dessa ação e como a situação será alterada por ela.

6. Não rasure

Evite rasurar o texto. Caso esteja passando o texto a limpo e cometa um erro, não risque. Procure usar expressões corretivas, como “digo” ou “melhor”.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por