Entrar
Perfil
RECONHECIMENTO

Câmara de Mogi homenageia alunos que se destacaram em Olimpíada Brasileira de Satélites

Estudantes da Vila Lavínia tiveram destaque em torneio promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O Diário
09/09/2022 às 15:30.
Atualizado em 09/09/2022 às 16:04

Alunos e direção do Caic recebem homenagem do Legislativo (Foto: divulgação / CMMC)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
RECONHECIMENTO

Câmara de Mogi homenageia alunos que se destacaram em Olimpíada Brasileira de Satélites

Estudantes da Vila Lavínia tiveram destaque em torneio promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O Diário
09/09/2022 às 15:30.
Atualizado em 09/09/2022 às 16:04

Alunos e direção do Caic recebem homenagem do Legislativo (Foto: divulgação / CMMC)

Os estudantes Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Benedito Ferreira Lopes, escola que fica na Vila Lavínia, também conhecida como antigo Caic foram homenageados pela Câmara de Mogi pelo destaque que tiveram na 3ª etapa da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites (Obsat).

O torneio foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e organizado pela Universidade Federal de São Carlos, Agência Espacial Brasileira, INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Escola de Engenharia de São Carlos e pela USP (Universidade de São Paulo), no dia 7 de agosto, na cidade de Tatuí, no interior do Estado.

Durante a competição, os alunos tiveram a oportunidade de presenciar lançamentos de foguetes e participar de uma experiência de campo com os testes de um CanSat, uma carga útil científica usada para ensinar tecnologia espacial, similar àquela usada em satélites miniaturizados.

As equipes de Mogi conquistaram o 3° e o 4° lugar na categoria N1 (Ensino Fundamental) com duas equipes: "Da Terra à Lua", representada pelos alunos do 7° ano: Geovana Alves Paparoto e Sean Miguel Oliveira A. dos Santos; e a "Comissão S4", formada pelos alunos do 9° ano, Ericky Yuta Yamanaka, Caroline Nauane Rodrigues Carvalho e Vitoria Alves Paparoto.

O evento fez parte do Latin American Space Challenge (LASC), que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de foguetes e satélites, motivando a busca por inovação. É a maior competição experimental de engenharia de foguetes e satélites da América Latina. Os alunos foram coordenados pelo servidor público Sandro Shoiti Sato, orientador de Informática da rede, e tiveram orientações de universitários.

Aplausos

A iniciativa da homenagem foi do vereador Edson Santos (PSD), com apoio dos demais parlamentares da Casa, que aprovaram a moção que consignou “votos de aplausos e congratulações” aos alunos. A homenagem foi feita durante a sessão de quarta-feira (06), que contou com a participação da equipe de estudantes e da direção da escola.

 “Mais uma vez, os estudantes da rede municipal estão abrilhantando o nome da nossa Cidade. Isso é importante para popularizar a Ciência e a Tecnologia”, disse Edson.

Muitos vereadores presentes na cidade se pronunciaram para falar sobre o desempenho dos alunos

O vereador Maurino Joé da Silva (PODE) disse que “é fundamental investir em quem vai fazer a diferença lá na frente. Dentre esses meninos, poderão surgir astronautas, cientistas, pesquisadores etc.”.

 “No dia 1º, visitei o Centro Tecnológico de São José dos Campos. Lá, daqui a três anos, a Embraer vai começar a vender carros voadores. É um projeto antigo, de mais de 20 anos. Por tudo isso, o incentivo aos trabalhos científicos é muito importante”, relatou Pedro Komura (PSDB).

Komura lembrou também do evento que deve acontecer no dia 20 de setembro, no Sesi de Braz Cubas, um encontro idealizado pela prefeitura de Mogi e Associação Brasileira de Eletromobilidade para discutir o tema. “Na ocasião, vamos dialogar sobre a importância em se investir em veículos elétricos: carros elétricos, bicicletas elétricas, tratores elétricos, barcos elétricos etc. Queremos que a nossa cidade possa ser um polo de eletromobilidade”, explicou.

Outra vereadora que se manifestou foi a Malu Fernandes (SD). “Parabenizo alunos, professores e todos os envolvidos. Também vim de escola pública. São muitos tesouros nas escolas públicas. A área de tecnologia precisa mesmo ser incentivada, até pela demanda de mercado por profissionais especialistas nesse setor, que é bem alta mediante o baixo número de pessoas capacitadas no setor”.

O presidente da Casa de Leis, Marcos Furlan (PODE) parabenizou alunos e os estudantes e falou sobre o ensino público. “O melhor investimento é na Educação. É triste ver vagas abertas que não são preenchidas por falta de capacitação. Toda vez que há uma homenagem aqui para as conquistas de Mogi, reforçamos os frutos que estão sendo plantados. Fico muito feliz em ver a escola pública se destacar”.

Também falou a respeito o vereador José Luiz Furtado (PSDB). “Todo mundo quer estudar lá no Caic. Isso é fruto do trabalho dos professores. Estamos aqui para trabalhar em prol da Educação, que deve ser a principal bandeira de todos os políticos”.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por