Entrar
Perfil
COPA DO MUNDO

Confira o que abre e fecha durante o jogo do Brasil nesta sexta-feira (2), em Mogi

Comércios e serviços municipais têm horários especiais para os dias das partidas da seleção

O Diário
30/11/2022 às 15:23.
Atualizado em 30/11/2022 às 17:03

(Crédito: Mariana Acioli)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
COPA DO MUNDO

Confira o que abre e fecha durante o jogo do Brasil nesta sexta-feira (2), em Mogi

Comércios e serviços municipais têm horários especiais para os dias das partidas da seleção

O Diário
30/11/2022 às 15:23.
Atualizado em 30/11/2022 às 17:03

(Crédito: Mariana Acioli)

Já classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo, a seleção brasileira de futebol entra novamente em campo nesta sexta-feira (2), desta vez contra Camarões. A partida começará às 16 horas, o que altera o horário de funcionamento do comércio, indústrias e outros serviços na cidade.

O Diário elencou os principais serviços que terão expedientes diferentes durantes nos dias de jogos do Brasil. Acompanhe:

Transporte municipal

A operação de horário de pico do sistema municipal de transporte coletivo será antecipada para as 14 horas, nesta sexta. Com isso, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que 20 ônibus reforçarão o atendimento à população no período anterior ao horário do jogo entre Brasil e Camarões.

Prefeitura de Mogi

Também na sexta, as repartições públicas terão o horário de atendimento alterado, em caráter excepcional, por causa do jogo da seleção brasileira. O expediente administrativo será encerrado às 15h. A mudança, em caráter excepcional para os dias dos jogos do Brasil, foi estabelecida pelo decreto 21.340, de 9 de novembro de 2022.

Serviços essenciais

Os serviços essenciais (unidades de pronto atendimento na saúde, Cure 192/ Samu, Guarda Municipal e coleta de lixo) seguem normalmente nos dias de jogo do Brasil, mesmo quando não houver expediente administrativo.

Escolas municipais

As escolas municipais também funcionarão até as 15h. No período da manhã, o atendimento será normal e à tarde os estudantes entrarão no horário normal, com saída às 14h45. Já nas creches municipais e subvencionadas, as crianças farão a entrada normalmente e sairão às 14h30.

Parques

Os parques municipais (Centenário, Leon Feffer e da Cidade) também são fechados mais cedo nos dias de jogo da seleção brasileira, sempre uma hora antes do início das partidas.

Comércio

O comércio de Mogi tem adotado o método de fechamento entre 1h ou 30 minutos antes dos horários dos jogos. “A maioria dos comerciantes estão adotando o método de reabertura após os jogos. Essa sexta será o mesmo padrão de quinta-feira passada, um esquema em que a loja fecha para acompanhar o jogo e abre novamente para atender o público”, informou Valterli Martinez, presidente do Sincomércio.

Indústrias

De acordo com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), algumas empresas optaram por dispensar os funcionários administrativos com sistema de compensação, outros 24% não vão liberar os trabalhadores, mas aqueles que estiverem cumprindo o turno de serviço poderão assistir aos jogos no local. Já 16% vão mandar os colaboradores administrativos para casa mais cedo sem compensação, com esquema de horários parecidos com o adotado pelo comércio de Mogi.

Shopping

O Mogi Shopping também terá horário diferente. Para comodidade e segurança de clientes e lojistas, o Mogi Shopping informou que não transmitirá mais os jogos da Copa do Mundo e vai alterar o funcionamento apenas nos dias de jogos da seleção brasileira, fechando 30 minutos antes e retornando 30 minutos após o encerramento das partidas. 

Serviços do Governo do Estado

Poupatempo

O Poupatempo informa que o funcionamento dos postos durante os jogos do Brasil pela Copa do Mundo ocorrerá de forma parcial. Nesta sexta-feira (2), a partida acontecerá às 16h e, portanto, as unidades operam até às 14h. 

É importante reforçar que as opções digitais seguirão mantidas, 24 horas por dia, podendo ser acessadas pelo site (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo de celular Poupatempo Digital, assistente virtual, o P, que atende no portal e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. São 245 opções para os cidadãos.

CPTM, Metrô e EMTU

Nos dias em que acontecerão os jogos do Brasil na Copa, a operação de algumas empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terá ajustes para que as pessoas consigam chegar a seus destinos a tempo de assistir às partidas.

CPTM

O horário de pico no Metrô e na CPTM será antecipado quando os jogos estiverem marcados para começar às 16h - por exemplo, nesta sexta-feira (2). Já a ViaMobilidade e a ViaQuatro estarão preparadas para inserir mais trens de acordo com a demanda nos dias e horários de jogos, bem como o aumento do efetivo nas estações próximas a locais que tradicionalmente atraem público para assistir aos jogos.

EMTU

Nos dias em que os jogos serão às 16h, haverá reforço na oferta de viagens a partir das 14h, com antecipação do horário de pico da tarde e monitoramento da demanda para eventuais ajustes na programação horária.

Bilhetes

Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp, usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. É importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bikes

Os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e  ViaMobilidade. Elas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. Aos sábados, domingos e feriados é permitido durante toda a operação comercial. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

A Central de Atendimento (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias, assim como o telefone para emergências, o 195. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o serviço também é 24 horas ininterruptamente.

O atendimento online pelo chat terá funcionamento normal nos dias de jogos do Brasil, atendendo das 8h às 21h pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/chat-externo. Vale destacar que os serviços pelo chat de consulta de débitos, 2ª via e falta de água têm atendimento automatizado 24 horas por dia.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento será normal nas datas das partidas da seleção brasileira, das 8h às 18h. Também a Ouvidoria (0800 055 0565) terá expediente normal nesses dias, das 8h às 18h.

Agências – Funcionarão parcialmente mediante agendamento que deve ser feito acessando os links abaixo:

Descomplica SP

https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

Poupatempo

http://www.poupatempo.sp.gov.br/

Demais agências e quiosques

https://sabesp.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/SABESP/

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por