Entrar
Perfil
HEXA ESCAPOU

Acabou o sonho: Brasil perde nos pênaltis para a Croácia

Essa é a quinta eliminação seguida do Brasil para europeus em Copas

O Diário
09/12/2022 às 14:48.
Atualizado em 09/12/2022 às 17:00

Petkovic conseguiu empatar para a Croácia na prorrogação (Foto: divulgação / Twitter / @fifaworldcup)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
HEXA ESCAPOU

Acabou o sonho: Brasil perde nos pênaltis para a Croácia

Essa é a quinta eliminação seguida do Brasil para europeus em Copas

O Diário
09/12/2022 às 14:48.
Atualizado em 09/12/2022 às 17:00

Petkovic conseguiu empatar para a Croácia na prorrogação (Foto: divulgação / Twitter / @fifaworldcup)

Seja com televisão em casa ou no telão do Largo do Rosário, do ComVem Patteo Mogilar ou do Sesc Mogi, a torcida mogiana vibrou. Em cinco partidas, gente de todas as idades enviou boas energias à seleção brasileira, que entrou novamente em campo às 12 horas desta sexta-feira (9), para jogar contra a Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Mas a vibração positiva não adiantou. 

Após uma partida tensa e arrastada, com um primeiro tempo monótono, um segundo tempo frustrante e prorrogações cheias de emoção, o jogo foi para os pênaltis. E os brasileiros perderam. Ao final, o placar mostrava 4 x 2 para a Croácia.

Com isso, o sonho do hexacampeonato mundial escapou das mãos de “mais de 200 milhões” de pessoas, como dizem as músicas que fizeram sucesso durante o torneio. Em outras palavras, praticamente todo o país sofre com esta derrota.

A seleção conseguiu ser a primeira a abrir o placar, com um gol do atacante Neymar, no fim do primeiro tempo da prorrogação. Esse gol, aliás, confere ao atleta a marca de 77 gols com a amarelinha, se igualando a Pelé como o maior artilheiro da seleção brasileira nas contas da Fifa.

Neste momento, a reportagem de O Diário fotografou a alegria e a euforia dos torcedores, que esperaram mais quase 100 minutos para ver a rede balançar (veja abaixo). Mas, como tudo que é bom dura pouco, logo depois Petkovic igualou, na etapa final. 

(Danilo Scarpa)

A emoção não parou aí. A garganta dos mogianos ficou seca por muito tempo, já que o grito do gol não saía, mas isso mudou durante os pênaltis. 
O primeiro chute brasileiro, de Rodrygo, foi agarrado pelo goleiro croata. Na sequência, Casemiro e Pedro marcaram. Marquinhos também precisava acertar, para que no próximo momento Neymar marcasse, e quem sabe, o Brasil pudesse defender uma depois.

Mas Marquinhos chutou na trave direita. E assim, Brasil perdeu para Croácia por 4 a 2, sendo eliminado da Copa do Mundo e, pela quinta vez seguida, por uma equipe europeia. 

Em 2006, o sofrimento veio nas mãos da França; em 2010, da Holanda; em 2014, da Alemanha; em 2018 da Bélgica. E agora, a Croácia entra para a lista. 

Curiosidade é que, até então, os brasileiros nunca haviam perdido para os croatas. O último encontro foi disputado em 2018, em uma partida amistosa que chegou ao final com vitória dos canarinhos, por 2 a 0. Em mundiais, a seleção levou a melhor na Copa da Alemanha (2006) por 1 a 0, e na edição do Brasil (2014) por 3 a 1. 

Outra curiosidade é que esta foi a segunda vez na história do torneio que o Brasil perdeu uma disputa por cobranças de pênalti. A outra derrota foi nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986. A seleção brasileira empatou com a França em 1 a 1 também, após nenhum gol ter saído na prorrogação, foi derrotada nos pênaltis por 4 a 3.

Mas é preciso mencionar que, não só de derrotas são feitos os pênaltis do Brasil, que venceu assim a Itália em 1994, a Holanda em 1998 e o Chile em 2014.


E agora?
Como é de costume em Copas do Mundo, durante os jogos do Brasil é estabelecido uma espécie de feriado informal. E isso inclui Mogi das Cruzes.

A próxima data assim, quando serviços públicos, comércio e indústria parariam para ver a bola rolar, seria na próxima terça-feira (13), pela semifinal do torneio. Mas com o resultado do último jogo, este será mais um dia normal de trabalho. 

E enquanto isso, os jogadores brasileiros voltam para casa, com a incerteza sobre os rumos e o comando técnico da seleção a partir de agora. 

Já a final da Copa do Mundo está marcada para as 12 horas do domingo, dia 18.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por