Entrar
Perfil
VEJA FOTOS

Urupema, o segundo shopping de Mogi, recebe currículo e vai gerar 800 empregos diretos

Empreendimento terá 86 lojas e quatro salas de cinema em região revitalizada que ganhará empresas de tecnologia, no centro da cidade

Eliane José
18/03/2023 às 07:07.
Atualizado em 18/03/2023 às 23:40

Patteo Urupema Shopping chega para valorizar a região central da cidade com a abertura de cerca de 800 empregos diretos e 1,2 mil indiretos, segundo a HBR Realtly (Crédito: Mariana Acioli)

Falta um mês para a inauguração do segundo shopping de Mogi das Cruzes, o Patteo Urupema, construído no mesmo terreno que abrigou a casa do empresário, construtor e imigrante ucraniano Helio Borenstein (1900-1964) e a sede da Helbor e da HBR Realty, esta última proprietária do empreendimento que deverá gerar 800 empregos diretos e 1,2 mil indiretos, e receber, por dia, entre 8 e 10 mil pessoas.

Resultado de “alguns milhões de reais” de investimento - o valor total não é divulgado, o prédio terá 86 lojas, sendo duas âncoras e duas intermediárias, e 4 salas de cinema - o antigo Cine Urupema é homenageado pelo  empreendimento.

A região do Alto Tietê passara a possuir 5 shoppings, sendo o primeiro deles, o Mogi Shopping, fundado há 32 anos, também de propriedade da HBR Realty, assim como o Suzano Shopping. Itaquaquecetuba possui dois centros de compras, sendo que o mais novo deles, é o Outlet Premium Grande SP.

Esse modelo de negócio responde pela geração de grande número de empregos, com a concentração de lojas, praças de alimentação, serviços e cinema. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Pedro Komura, o Patteo Urupema destaca a expansão do mercado de trabalho - com a busca de trabalhadores por empresas anunciadas em página do empreendimento, como Renner, Boticário, Óticas Diniz, Ultrafarma, Chilli Beans, e outros. Komura lembra que o centro de compras desperta interesse por valorizar uma região que tem atraído negócios desde a revitalização da Vila Helio, que, aliás, fica a poucos metros do novo shopping, e pertence a Marcos Borenstein, irmão de Henrique Borenstein, que comandou o grupo durante anos e hoje está no Conselho de Administração.

Conhecer esses nomes ajuda a entender o conceito do Urupema Shopping, nome do cinema construído pelo patriarca da família, o imigrante ucraniano Helio Borenstein, e que funcionou na Praça Firmina Santana, na mesma avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco.

Alexandre Nakano, diretor de Operações da HBR Realty, afirma que o Patteo Urupema Shopping é carregado de história porque homenagea “o antigo Cine Urupema em seu próprio nome, além de existir a referência arquitetônica na fachada que remete ao cinema. O Cine Urupema foi criado em meados do século passado pela Cinematográfica Mello Freire & Borenstein, uma sociedade entre Helio Borenstein e o Capitão Joaquim de Mello Freire, (sogro de Helio)  permanecendo por 16 anos o maior do Brasil, com 3.600 lugares”. 

Para Nakano, a construção e inauguração do “Urupema Shopping estão qualificando o centro de Mogi das Cruzes, juntamente com a Vila Helio, que também está passando pelo processo de reforma e transformação”.

Com o investimento, a expectativa é revitalizar essa fatia da região central para “ancorar e expandir esse centro novo”.
 A previsão é de receber um público diário de 8 a 10 mil pessoas. Porém, acrescenta ele, “como se trata de um projeto greenfield e estamos situados no centro de Mogi das Cruzes, esses números poderão sofrer alterações. Greenfield é expressão inglesa usada para abordar situações testadas do “zero”.

O Diário questionou qual será o perfil do público frequentador e de compras no local.

Nakano observa, em resposta encaminhada pela assessoria de Imprensa, que “por ser um shopping democrático, planejado e construído para atender a todos, ainda é cedo para se fazer uma estimativa dos valores de tíquete-médio”. 

O projeto, pondera o interlocutor da HBR Realty, “foi concebido para atender o público de A a Z. Isso porque nós estamos na região central da cidade, que possui em seu entorno escolas, escritórios, clínicas médicas e laboratórios. Diante disso, o Patteo Urupema foi pensado de forma estratégica para oferecer um mix qualificado de lojas e restaurantes para atender aos consumidores de formas variadas”.
 
Vocação

O Patteo Urupema bebe na fonte que busca oferecer ao usuário uma experiência que vai além da compra.  Nakano assinala que “não será somente um centro de compras. Será um centro de conveniência, onde as pessoas irão se encontrar em ambiente planejado, com qualidade, estacionamento coberto, conforto, toda a infraestrutura e toda a modernidade dos melhores equipamentos de shoppings centers em plena região central de Mogi. O Urupema irá trazer lojas conhecidas do consumidor, além de estar muito focado na experiência gastronômica, que vai trazer a população de volta ao centro da cidade, principalmente nos fins de semana. Durante a semana, será também uma referência para aqueles que querem tomar um café, almoçar ou realizar um jantar de negócios, com a comodidade de ter num mesmo local toda a diversificação de lojas por segmentos para o consumidor”. 

Entrega de currículo

A HBR Realty não detalha quais serão as lojas que comporão o  portfólio do Patteo Urupema Shopping, que terá 86 espaços. Em redes sociais, no entanto, é possível conhecer algumas delas, e também argumentos usados para atrair os empreendedores, como a localização a poucos minutos das estações de trem e ônibus, e a vizinhança dos bancos e outros negócios e serviços. 

Serão quatro salas de cinema, sendo uma delas XD, com tela maior, e um total de 800 lugares. “Nossa praça de alimentação terá 17 lojas e 412 lugares para acomodar os visitantes com muito conforto, além de oferecer uma maravilhosa vista para a Serra do Itapeti”, diz Alexandre Nakano, diretor de Operações da HBR Realty.

Atualmente, estão sendo tocadas as obras e finalizações dos espaços locados. O ritmo, pontua ele, é acelerado.

“Os lojistas estão realizando a obra civil, providenciando o mobiliário e as compras das mercadorias para estoque inicial de produtos. Neste shopping não existem espaços para serem vendidos, somente locados”.

Com a previsão de gerar 800 empregos diretos e 1,2 mil entre terceirizados e funcionários (nas próprias lojas, além de administração, limpeza, segurança, bombeiros, manutenção e etc.). As pessoas interessadas podem levar os currículos na portaria do empreendimento, que fica na rua Santana, número 55, e por meio do e-mail recepcao@patteoshoppingurupema.com.br. 

Mogi Shopping

No empreendimento do mesmo grupo e que, em alguma escala, irá ganhar um concorrente na cidade, um balanço divulgado nesta semana mostra números positivos como a chegada de novas lojas, a passagem de mais de 10 milhões de visitantes em  2022 e o aumento das vendas.  Neste ano, o centro de compras completará 32 anos e recebeu em 2021 nomes como Outback, Pecorino, Starbucks, Lindt, Natura, Luz da Lua, Hope e Vivara Life.  No ano passado ainda, houve um  crescimento de 43% nas vendas, em comparação com 2021, quando a economia estava ainda mais afetada pela pandemia.  
 

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por