Entrar
Perfil
PRÊMIO AIRTON NOGUEIRA

Sincomércio premia lojistas do Alto Tietê e destaca retomada da economia

Na entrega do Prêmio Airton Nogueira, que reuniu centenas de representantes do setor do Alto Tietê, entidade admite desafios e celebra os "novos tempos"

Eliane José
22/07/2022 às 14:37.
Atualizado em 22/07/2022 às 16:49

Renato Cocenza, diretor de Operações da TV Diário e do jornal O Diário, entre Mauricio Stainoff, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de SP e Valterli Martinez, presidente do Sincomércio de Mogi e região (Divulgação/Sincomércio/José Carlos Cipullo)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
PRÊMIO AIRTON NOGUEIRA

Sincomércio premia lojistas do Alto Tietê e destaca retomada da economia

Na entrega do Prêmio Airton Nogueira, que reuniu centenas de representantes do setor do Alto Tietê, entidade admite desafios e celebra os "novos tempos"

Eliane José
22/07/2022 às 14:37.
Atualizado em 22/07/2022 às 16:49

Renato Cocenza, diretor de Operações da TV Diário e do jornal O Diário, entre Mauricio Stainoff, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de SP e Valterli Martinez, presidente do Sincomércio de Mogi e região (Divulgação/Sincomércio/José Carlos Cipullo)

O Sincomércio realizou um evento presencial, pela primeira vez desde 2020, com a atração de centenas de representantes do segmento fortemente impactado pelos reflexos da Covid-19. A entidade buscou destacar o início da recuperação dos postos de empregos e dos negócios, dando ênfase ao tema "Novos Tempos". Centenas de pessoas, entre comerciantes e lideranças empresariais e políticas, participaram da entrega do I Prêmio Empreendedor Airton Nogueira, realizado na noite de quinta-feira (21), no Cemforpe, em Mogi das Cruzes.

O encontro representou a abertura da agenda de atividades presenciais do segmento comercial, desativada por imposição da crise sanitária.

Esse aspecto, a volta dos reencontros e, com estes, a retomada do setor comercial, um dos eixos da balança econômica das cidades de todos os portes do Alto Tietê, foi comum nos discursos distribuídos em mais de quatro horas da comemoração.

A noite foi marcada por uma homenagem ao comerciante e ex-festeiro Airton Nogueira, e destacou a conquista do Sesc Mogi das Cruzes, uma das bandeiras assumidas pelo fundador e ex-presidente do Sincomércio desde a década de 1990.

O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região nasceu sob as mãos de Airton Nogueira, em 1994, como comentou Ivo Dall'Aqua Junior, integrante de órgãos como a Confederação Nacional do Comércio.

A chegada do Sesc, equipamento de cultura, esporte e lazer aberto em novembro do ano passado no bairro do Socorro, em Mogi, após longa batalha regional, foi  lembrada por participantes, como Carlos Cabral, diretor do Sesc São Paulo. 

A festa 'Novos Tempos' entregou diplomas e troféus a empreendedores das cidades de Guararema, Suzano, Salesópolis, Biritiba Mirim, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes.

Também reconheceu as entidades auxiliadas por uma gincana entre estabelecimentos comerciais que contou com a participação da https://odiariodemogi.net.br/canais/diarioempresarial/noticias/startup-mogiana-facilita-as-doac-es-a-ongs-por-meio-de-app-1.52698 que permite, por meio do cadastro do CPF na Nota Fiscal Paulista ampliar o potencial de recebimento de recursos destinados a ações sociais - uma das organizações premiadas foi a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes.

Superar e suportar

Entremeada por apresentações artísticas, a noite reservou minutos de arte e reflexão construída pela atriz Suzana Diniz, da Cia. Clara Rosa, a convite do Sesc Mogi das Cruzes. Ela dosou o sentido da entrega do prêmio, a presença dos convidados e a superação dos tempos mais agudos da pandemia, ao afirmar que "tudo tem a sua hora de passar", comparando as dificuldades, perdas e incertezas geradas pela Covid, como uma chuva -  que chega e cessa.

Suzana Diniz, por meio da arte que resiste e, sem a qual, tudo ficaria mais dificil e dolorido, falou sobre sentimentos aflorados e lições retiradas desse período, das perdas de vidas e desafios lembrados durante a noite, deixando um recado de esperança e agradecimento. Ela exortou a gratidão a ser prestada às  "mãos corajosas" que ajudaram a todos a "suportar" a díficil carga, e a quem se colocou a serviço do outro e da comunidade, dividindo essa empreitada, o serviço, em "a ser com viço" e a "ser com vida".

Esse mesmo viés foi pontuado, de outra maneira, pelos vídeos apresentados pelo Sincomércio, sobre as ações e atuação da entidade sindical na defesa do comércio, na estruturação de medidas tomadas pelas prefeituras durante a pandemia, na prestação de serviços e de orientação ao comerciante e ao público, entre outras.

Beth Nogueira, viúva de Airton Nogueira, entre representantes de entidades ligadas ao comércio de Mogi e do Estado de São Paulo (Divulgação/Sesc/Bruna Melo)

Foram mais de 100 pessoas, de todas as cidades da região representada pelo Sincomércio, homenageadas durante a noite. Entre elas, Renato Cocenza, que representou o jornal O Diário e a TV Diário, na premiação da categoria imprensa e comunicação.

Cocenza destacou a parceria entre os dois órgãos de comunicação e o comércio, que tem como foco a divulgação dos temas de interesse do comerciante e do consumidor, mas também na prestação de serviços e na valorização e desenvolvimento da comunidade na região do Alto Tietê.

Entre os convidados presentes, entre outros, figuraram os prefeitos de Mogi das Cruzes, Caio Cunha - que foi representado, no palco, pela vice-prefeita Priscila Yamagami, ambos do PODE - o de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), o de Salesópolis, Vanderlon Oliveira (PL), além dos deputados federal, Marco Bertaiolli, e estadual, Marcos Damásio, o ex-prefeito Junji Abe, o ex-vice prefeito e vereador José Antonio Cuco Pereira, e a gerente do Sesc Mogi das Cruzes, Denise Mariano.

  

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por