Iniciativa envolve construção de banheiros, educação sobre higiene e acesso à água potável para as comunidades locais mais vulneráveis
Programa vinculado a marca Neve, pretende agregar cerca de 1 milhão de pessoas e investir mais de US$ 2 milhões (Divulgação Kimberly)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Iniciativa envolve construção de banheiros, educação sobre higiene e acesso à água potável para as comunidades locais mais vulneráveis
Programa vinculado a marca Neve, pretende agregar cerca de 1 milhão de pessoas e investir mais de US$ 2 milhões (Divulgação Kimberly)
A indústria de papel Kimberly-Clark, que tem unidade em Mogi das Cruzes, desenvolve programa global denominado "Banheiros Mudam Vidas", desenvolvido com as ONGs Water For People e Plan International, que consiste em melhorar o acesso às condições básicas de higiene e saneamento para as comunidades rurais latino-americanas mais vulneráveis.
O projeto, vinculado a marca Neve, pretende agregar cerca de 1 milhão de pessoas impactadas entre 2022 e 2023 e investir mais de US$ 2 milhões para que mais pessoas possam ter um banheiro digno – quase dobrando o investimento anual que fez neste programa desde 2015 no qual já investiu mais de US$ 3 milhões e impactou cerca de 2,5 milhões de pessoas.
A empresa observa que em 2013, para ajudar a quebrar paradigmas em torno dos banheiros e tornar o saneamento uma prioridade de desenvolvimento global, as Nações Unidas designaram 19 de novembro como o Dia Mundial do Banheiro, para chamar a atenção do mundo sobre a importância de locais acessíveis e seu papel na melhoria da higiene e da saúde globalmente.
Um dado interessante revelado pelas Nações Unidas e organização Global Living, mostra que mais pessoas no mundo têm acesso a telefones celulares do que a banheiros. Hoje, quase metade da população mundial, ou seja, 3,6 bilhões de pessoas, carece de saneamento seguro e, todos os dias, mais de 700 crianças menores de 5 anos morrem de diarreia relacionada à falta de água potável, saneamento e falta de higiene.
"Muitas crianças morrem a cada ano de doenças evitáveis e transmitidas pela água", diz Mark Duey, Co-CEO da Water For People. "O investimento da Kimberly-Clark em intervenções de saneamento e higiene em toda a América Latina significa que a educação e a infraestrutura fundamentais, necessárias para manter crianças e famílias saudáveis, estão acontecendo nas comunidades onde são mais urgentes."
Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), temos um cenário muito preocupante frente à questão no Brasil: 87 milhões de pessoas não dispõem da cobertura da coleta de esgoto.
Com isto em mente, em 2021, o projeto objetivou fomentar visibilidade a este problema, além de tornar real possíveis soluções em todo o país, através do apoio de cinco instituições parceiras: Plan International Brasil, TETO, Redes da Maré, Water.org e Saúde&Alegria. No Brasil desde 2016, "Banheiros Mudam Vidas" já ofereceu acesso a banheiros seguros, água potável e educação sobre higiene para mais de 1 milhão de pessoas.
Paralelamente e para ajudar a conscientizar sobre a importância de articular iniciativas voltadas para questões de saneamento e higiene, a Kimberly-Clark organizará um Encontro Latino-Americano para o Dia Mundial do Banheiro, que contará com a participação de representantes das ONGs Water For People e Plan International, e será moderado pela jornalista da CNN em espanhol Glenda Umaña.
Documentário
Além disso, a companhia lançará um minidocumentário, por meio de seu canal no YouTube para a América Latina, que explora o problema do acesso à água na região e como o programa "Banheiros Mudam Vidas" teve um impacto positivo nas comunidades. O minidocumentário pode ser visto no link: Kimberly-Clark América Latina - YouTube.
Neste ano de 2022, o programa "Banheiros Mudam Vidas" completa oito anos beneficiando milhares de pessoas na América Latina por meio de ações locais que levam banheiros, educação sobre higiene e acesso à água potável às comunidades locais mais vulneráveis. A expectativa da Kimberly-Clark até 2030 é impactar um total de 10 milhões de pessoas com os programas de responsabilidade da empresa globalmente.
O minidocumentário, lançado pela empresa, tem como foco a conscientização da população sobre o problema do saneamento na região, bem como o impacto positivo que o programa "Banheiros Mudam Vidas" trouxe. Na América Latina, Banheiros Mudam Vidas beneficiou comunidades em 9 países; graças à associação das ONGs Plan International na Colômbia, Equador, Brasil e El Salvador, e Water For People na Bolívia, Peru, Guatemala, Honduras e Nicarágua. O minidocumentário estreou no último dia 18 de novembro na plataforma YouTube Live.
"Agora, mais do que nunca, o acesso à educação sobre higiene, água potável e saneamento é essencial, e é por isso que na Kimberly-Clark queremos abordar esse problema, para que a sociedade entenda o impacto que isso tem nas comunidades", disse Kenneth Hylton, Diretor de Marketing da Kimberly-Clark América Latina.
"Por meio da empresa, continuaremos acelerando nossos esforços para ajudar as comunidades mais vulneráveis com esse tipo de programa, pois sabemos que nosso negócio está deixando um legado nos países onde atuamos, e que também temos as ferramentas não só para torná-lo visível, mas também para contribuir com esse problema", destacou.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .