Inaugurada em 2022, a franquia da rede de cafés do Suzano Shopping fechou na semana passada; empresa divulga nota sem citar quais filiais continuarão abertas
Filial da Starbucks do Mogi Shopping segue em funcionamento; em Suzano, unidade fechou na semana passada (Divulgação - Starbucks)
A crise envolvendo a SouthRock Capital, controladora da rede de cafeterias no Brasil, levou ao fechamento da unidade da Starbucks de Suzano, inaugurada no shopping da cidade, no ano passado. O quiosque no Mogi Shopping segue em funcionamento, segundo apurou O Diário.
O jornal publicou reportagem afirmando que 42 das 187 cafeterias brasileiros foram fechadas desde o anúncio da recuperação judicial na semana passada.
A assessoria da Starbucks encaminhou nota a O Diário sem especificar quantas unidades já foram fechadas, explicando que o processo de reestruturação ainda está sendo realizado (veja nota abaixo).
O Diário questionou ainda sobre o total de funcionários e as unidades em atividade nas cidades da região do Alto Tietê, o que não foi respondido pela assessoria de Imprensa da rede de cafeterias.
A chegada da bandeira Starbucks no Alto Tietê foi acompanhada com interesse por clientes que esperaram, durante anos, a franquia conhecida pela venda de bebidas clássicas utlizando o café e produtos, como o chocolate, como base.
A crise envolvendo a rede de cafés foi conhecida após o pedido de recuperação judicial da SouthRock Social, controladora da marca no Brasil. Em ato subsequente ao fechamento de unidades, veio o clima de incertezas e especulações sobre o futuro da operação das cafeterias no Brasil.
Em nota, a empresa detalha, na origem dos problemas, a pandemia da Covid e os desafios econômicos no Brasil, como a inflação. Informa ainda que a reestrururação está em curso: “Os ajustes incluem a revisão do número de lojas operantes, do calendário de aberturas, de alinhamentos com fornecedores e stakeholders, bem como de sua força de trabalho tal como está organizada atualmente.”
Veja, a seguir, a nota da Starbucks divulgada à imprensa:
"Ao longo dos últimos três anos, desde que a pandemia da COVID-19 transformou drasticamente a vida de todos ao redor do mundo, incontáveis empresas, incluindo varejistas, têm sido vistas lutando para manter suas operações. Os desafios econômicos no Brasil resultantes da pandemia, a inflação e a permanência de taxas de juros elevadas agravaram os desafios para todos os varejistas, incluindo a SouthRock.
Neste cenário, a SouthRock segue comprometida a defender a sua missão e seus valores, enquanto entra em uma nova fase de desafios, que exige a reestruturação de seus negócios para continuar protegendo as marcas das quais tem orgulho de representar no Brasil, os seus Partners (colaboradores), consumidores e as operações de suas lojas.
O processo de reestruturação da SouthRock já começou, com o apoio de consultores externos e stakeholders. Mas, o trabalho deve continuar, então a SouthRock solicitou, hoje, Recuperação Judicial para proteger financeiramente algumas de suas operações no Brasil atrelado a decisões estratégicas para ajustar seu modelo de negócio à atual realidade econômica. Por uma decisão de negócios, tomada em conjunto com seus parceiros comerciais, a marca Subway não faz parte do pedido de Recuperação Judicial. Em relação às demais marcas do portfólio da empresa, incluindo a Starbucks, a SouthRock segue operando-as no mercado brasileiro.
Os ajustes às marcas incluem a revisão do número de lojas operantes, do calendário de aberturas, de alinhamentos com fornecedores e stakeholders, bem como de sua força de trabalho tal como está organizada atualmente.
Estas decisões são tomadas para garantir que a empresa esteja preparada para navegar no atual ciclo econômico, a medida em que reforçam o compromisso da SouthRock com os negócios em curso, com sua responsabilidade social e corporativa e com todas as partes envolvidas em meio à volatilidade do mercado.
Enquanto esses ajustes estruturais são implementados, todas as marcas continuarão operando e entregando os produtos exclusivos e as experiências únicas que cada uma delas oferece aos consumidores que visitam suas lojas todos os dias.
A SouthRock segue comprometida em continuar trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros comerciais para criar as condições necessárias para seguir desenvolvendo e expandindo todas as suas marcas no Brasil ao longo do tempo".
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .