Entrar
Perfil
NEGOCIAÇÃO

Compra do Makro de Mogi faz parte de aposta da Muffato para expandir em SP

Loja da cidade pode passar a operar com a bandeira Max Atacadista; até o momento a operação é mantida e funcionários receberam apenas as informações que já circulam no noticiário

Fábio Palodette
29/01/2023 às 10:03.
Atualizado em 29/01/2023 às 10:52

Com 48 anos de existência, o Grupo Muffato se diz ser em nota "uma empresa 100% brasileira" (Foto: divulgação)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
NEGOCIAÇÃO

Compra do Makro de Mogi faz parte de aposta da Muffato para expandir em SP

Loja da cidade pode passar a operar com a bandeira Max Atacadista; até o momento a operação é mantida e funcionários receberam apenas as informações que já circulam no noticiário

Fábio Palodette
29/01/2023 às 10:03.
Atualizado em 29/01/2023 às 10:52

Com 48 anos de existência, o Grupo Muffato se diz ser em nota "uma empresa 100% brasileira" (Foto: divulgação)

O Grupo Muffato nasceu de forma humilde em 1974, em Cascavel. Hoje se diz o número um do Paraná, estando entre as maiores redes varejistas do país. Atua em 31 cidades do estado natal e também e interior de São Paulo, com faturamento anual de R$ 10,5 bilhões. 

Nesta quinta (26) a rede celebrou um acordo com o Grupo Makro Brasil para a compra de imóveis e ativos. Serão adquiridos 16 lojas e 11 postos de combustíveis, incluindo unidade localizada em Mogi das Cruzes, na rua Carlos Barattino, Vila Mogilar. O plano com isso é avançar em 2023 para o Estado de São Paulo e o mercado pode fechar novas compras nos próximos meses. É necessário destacar que o acordo está sujeito à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). 

Até o momento a operação na unidade de Mogi das Cruzes é mantida e funcionários que conversaram com O Diário contam que receberam apenas as informações que já circulam no noticiário. A reportagem questionou o Makro sobre o futuro dos empregos do local e aguarda retorno. 

Das lojas compradas pela Muffato três ficam na capital paulista, outras três na Grande São Paulo e dez no interior do Estado. 

Após a compra, a rede Makro, que pertence ao grupo holandês  SHV, permanece com apenas oito imóveis. 

Apenas no segundo semestre de 2022, o Grupo Muffato inaugurou sete atacarejos. Mas, é possível que a loja de Mogi das Cruzes opere com a bandeira Max Atacadista. Esse tipo de mercado tem crescido e está nos planos da rede. A ideia é continuar expandindo no Estado. 

Se assim ocorrer, a loja de Mogi terá que concorrer com outras fortes marcas que operam nas proximidades. 

No mesmo bairro já existem duas lojas atacadistas da rede Assaí. Há alguns minutos tem também uma loja da rede Atacadão. 

Questionada por O Diário, o grupo ainda não divulga detalhes específicos sobre os planos para Mogi das Cruzes. Os valores da negociação também não foram divulgados. 

"Em um mundo em constante mudança, estamos sempre analisando nossos negócios, em busca de maior eficiência, produtividade e novas oportunidades. Nesse contexto, fomos contatados pelo Grupo Muffato, que identificou imóveis e ativos extremamente valiosos para o desenvolvimento de seu próprio negócio de varejo no país, e fez uma oferta por tais imóveis e ativos. Assim, o Makro Brasil decidiu seguir com a venda desses imóveis e ativos", disse Antero Filippo, CEO do Makro Brasil, em nota encaminhada para a imprensa. 

Sobre o Makro

Multinacional do segmento atacadista, o Makro pertence à holding holandesa SHV, que controla outras 7 empresas com presença em 60 países e mais de 60 mil funcionários. O Makro tem 7,9 mil funcionários em suas 110 lojas no Brasil, Argentina, Colômbia e Venezuela, com vendas de US$ 1.3 bilhões em 2021.

Sobre o Grupo Muffato

Com 48 anos de existência, o Grupo Muffato se diz ser em nota "uma empresa 100% brasileira que figura entre as maiores redes varejistas do Brasil. São mais de cem unidades distribuídas entre os estados de Paraná e São Paulo, que incluem negócios de varejo, atacado, indústria, centros de distribuição, postos de combustíveis. Atualmente, os negócios geram aproximadamente 20 mil empregos diretos. Ao longo de sua história, consolidou-se como uma organização inovadora, pioneira em diversos projetos de automação e tecnologia, que incluem a abertura do primeiro mercado totalmente autônomo da América Latina".

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por