Em avaliação sobre o ano, contratações e chegada de empreendimentos como o segundo shopping são citados por Fádua Sleiman
Compras durante o período de Natal movimentaram as ruas da região central de Mogi (Arquivo)
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Em avaliação sobre o ano, contratações e chegada de empreendimentos como o segundo shopping são citados por Fádua Sleiman
Compras durante o período de Natal movimentaram as ruas da região central de Mogi (Arquivo)
Em balanço sobre a atividade comercial em 2022, a presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Fádua Sleiman, cita a geração de 1,6 mil empregos entre janeiro e novembro, e a chegada de novos empreendimentos como fatores que confirmam a retomada econômica do setor.
A expectativa para 2023 é que o segmento continue avançando mesmo em passos de recuperação. Para a entidade, a inauguração do novo shopping, o Shopping Patteo Urupema, previsto para ser aberto em abril na região central da cidade, e de grandes empreendimentos imobiliários, que fomentam os negócios nos bairros, ajudarão a fortalecer os números no próximo ano.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que apenas entre janeiro e novembro, o comércio obteve um saldo positivo de 1.641 novos postos de trabalho. Ao todo, o setor responde por mais de 23,7 mil vagas com carteira assinada do município.
Ao longo dos últimos meses, o comércio foi beneficiado por injeções de recursos que colaboraram para o seu desempenho. Alguns dos principais reforços no primeiro semestre foram a antecipação do décimo terceiro de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a liberação do saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além da ampliação do Auxílio Brasil.
“Registramos o retorno dos consumidores, fato que impactou o desempenho, principalmente das principais datas comemorativas. No entanto, neste ano registramos alta na inflação que interferiu no poder de compra, especialmente de itens básicos como alimentos, gás de cozinha e combustíveis. A situação foi refreada nos últimos meses, mas impediu um crescimento mais consistente”, analisou a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.
Os últimos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram o avanço das vendas do comércio varejista que cresceu 0,4% de setembro para outubro. Esta é a terceira alta seguida do índice. Para 2023, as expectativas são positivas. De acordo com o boletim Focus, o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 0,79%.
A presidente da ACMC ressaltou que o setor aguarda medidas tanto do governo federal quanto do estadual que estimulem o consumo. “O comércio espera ainda apoio por parte do poder público para os empreendedores, como a aprovação da revisão do teto do Simples Nacional, que ajudará a fortalecer os pequenos e médios negócios”, acrescentou.
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