Entrar
Perfil
ATACADO

Cade analisa compra da rede Makro pelo Muffato, incluindo loja de Mogi

São 11 postos de combustíveis e 16 pontos comerciais em análise sobre concorrência.

Fábio Palodette
28/02/2023 às 14:20.
Atualizado em 01/03/2023 às 07:21

Muffato compra lojas da Makro mirando expandir os negócios no estado de São Paulo (Divulgação - Telmec)

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, informou que o Cade analisará compra de pontos comerciais da Makro pelo Grupo Muffato. O 'pacote' inclui a unidade de Mogi das Cruzes, no bairro Mogilar, ainda com destino incerto, mas que deve passar por uma transformação. 

O edital que dá publicidade ao negócio foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (24). Na análise está a venda de 11 postos de combustíveis e 16 pontos comerciais da Makro para o outro grupo, que mira a expansão em São Paulo. 

Conforme a legislação, a análise concorrencial de atos de concentração deve ser concluída em até 240 dias. Esse prazo legal pode ser ampliado por mais 90 dias, mediante decisão fundamentada do Tribunal Administrativo do Cade, ou por 60 dias, a pedido de advogados das partes.

Os atos de concentração podem ser enquadrados pelo Cade como sumários, considerados mais simples do ponto de vista concorrencial, ou ordinários, que demandam uma análise mais aprofundada. A apreciação das operações submetidas ao procedimento sumário deve ser finalizada em até 30 dias, conforme disposto na Resolução nº 33/2022.

Segundo divulgado no portal Gov.br a Makro atua no segmento de comércio atacadista e varejista alimentício de autosserviço e pertence ao Grupo SHV, empresa de origem holandesa que desenvolve atividades como comércio e distribuição de GLP e GNL, serviços industriais, soluções em transporte, dentre outros. O Grupo Muffato, por sua vez, também está presente no setor de atacado e varejo alimentício de autosserviço em cidades do Paraná e interior de São Paulo, e na comercialização de combustíveis no Paraná.

Como justificativa para a operação, o Grupo Muffato alegou que o negócio está em linha com a estratégia de investir na expansão de suas atividades para outros estados e regiões do Brasil. Para a Makro, a compra está de acordo com o plano de concentrar seus esforços no redirecionamento de seu foco de atuação nacional.

A loja de Mogi das Cruzes seguirá funcionando até que a negociação seja concluída. 

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por