MENU
BUSCAR
Criaticidade

Um olhar "de fora" sobre a cidade

Novo canal abre espaço para discutir ideias e opiniões na busca de um lugar melhor

Josué SuzukiPublicado em 27/07/2021 às 20:52Atualizado em 28/07/2021 às 15:13
Reprodução
Reprodução

Forasteiro: “o que é estranho à terra onde se encontra; o que é de fora.”

A palavra tem um ar meio pejorativo. Prefiro não rotular, deixar os clichês de lado e dizer simplesmente que estou em Mogi. Acabo de me atracar e peço licença para dar alguns pitacos. Afinal, olhares de fora podem ajudar no contexto de uma cidade, principalmente se esses olhares trazem uma certa bagagem, críticas construtivas e reconhecimento do que é bom.

Sou um forasteiro, sim. Ou, melhor: estou em Mogi. Mas passei por uns bons lugares, onde finquei raiz, participei da vida da cidade, votei, ajudei a escolher prefeito, vereador. E me preparo para fazer o mesmo por essas bandas mogianas. Por aqui senti que, ao mesmo tempo que o mogiano se orgulha da sua cidade, ele também recebe bem os “de fora”.

E fui bem recebido. Sinto, portanto, a necessidade de retribuir. Não só com minha profissão (jornalista), não só fazendo parte de um belo time que já trabalha duro pela cidade (O Diário de Mogi), mas trazendo também algumas experiências, alguns exemplos do que vi nessas minhas andanças.

É a proposta deste canal CriatiCidade. Destacar o que aqui vi de bom e compartilhar algumas ideias do que vi em outras cidades. E para fazer jus ao nome do canal, também discorrer sobre um tema que me atrai bastante: Cidades Criativas.

Mande sua opinião e sugestão

Tem muita coisa boa por aí. Só precisamos conhecer e torcer para que a boa vontade política seja um fator de soma e não subtração.

Sem pretensão nenhuma de ser dono da razão, sem arrogância urbana, quero apenas abrir um canal de debate, de discussão e ajudar a dar voz para quem quer melhorar o ambiente em que vive. Seja ele de berço, seja ele “de fora”, um forasteiro.