MENU
BUSCAR
Criaticidade

Mogi fecha Mercadão aos domingos para reforma

Locais misturam tradição e comércio; prédio receberá tratamento térmico com mudança no telhado

O DiárioPublicado em 03/11/2021 às 17:10Atualizado há 26 dias
Prefeitura de Mogi das Cruzes
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Os chamados Mercadões Municipais fazem parte da tradição de uma cidade. São locais onde histórias e comércio se misturam e enriquem a cultura de um lugar. Em alguns locais, traduzem o espírito de uma cidade.

Em Mogi das Cruzes, o Mercadão nasce em meados de 1858 no Largo da Matriz. Entre 1892 e 1912 ganha um novo prédio à rua Cel. Souza Franco. Nos anos de 1960, foi demolido para lugar ao prédio atual, com a fachada na Flaviano de Mello e a lateral, também com entrada, pela Coronel Souza Franco.

O lugar, agora, passará por novas reformas. O trabalho se concentrará principalmente na troca do telhado, que tem como objetivo oferecer conforto térmico e segurança aos usuários e permissionários da unidade. 

De acordo com assessoria da prefeitura, o telhado do Mercado Municipal é o mesmo desde a sua inauguração, em 1964, confeccionado em amianto, material proibido pelas autoridades de saúde. A cobertura atual também não proporciona conforto térmico e contribui para altas temperaturas, principalmente no piso superior.

A nova estrutura será constituída por três camadas, uma delas em lã de rocha, tecnologia que minimizará os efeitos do calor no ambiente.

Para esta reforma do telhado, nos próximos quatro domingos, dias 7, 14, 21 e 28 de novembro, o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes permanecerá fechado.

Outros serviços

O Mercadão de Mogi também passará pela troca do piso, que receberá um novo revestimento em uretano, tecnologia superior ao atual, mais resistente aos altos impactos e com maior durabilidade. Os dois banheiros também serão reformulados.

Também será construído um balcão gourmet customizado para atender a demanda dos permissionários e frequentadores do piso superior. Outras melhorias serão readequação nas instalações elétricas e readequação arquitetônica das coberturas dos boxes.