MENU
BUSCAR
Criaticidade

Mogi faz oficinas para que o cidadão possa ajudar a construir a cidade

Oficinas temáticas do Participa Mogi são realizadas na Escola de Empreendedorismo e a participação é gratuita

Da redaçãoPublicado em 08/09/2021 às 23:11Atualizado há 20 dias
Prefeitura de Mogi das Cruzes
Prefeitura de Mogi das Cruzes

ENTENDA O CANAL CRIATICIDADE

Lembra do Participa Mogi? Clique aqui e assista a um vídeo rápido com o idealizador do projeto. O objetivo é fazer com que a própria população atue coletivamente na construção da cidade. Uma plataforma permanente de participação popular criada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para oferecer à população um espaço de debate, troca de ideias e diálogo, estimulando a presença dos cidadãos no desenvolvimento do município

Nesta quarta-feira começaram as oficinas temáticas do Programa Participa Mogi, na Escola de Empreendedorismo (rua Senador Dantas, 326 – Centro). A participação pode ser presencial ou online e as vagas são limitadas.

Nesta quarta-feira, o tema da oficina foi “Educa Mogi” e o debate abordou o ensino em Mogi das Cruzes, incluindo alunos e professores. Hoje (09/09), será a vez da oficina “Primeiros Passos”, que abordará a formatação da política municipal pela primeira infância, para crianças de 0 a 6 anos. Já na sexta-feira (10/09), a oficina terá o tema “Mogi Eficiente”, que discutirá a implementação uma gestão estratégica de custos e receitas, na busca de eficiência.

As oficinas ocorrerão durante todo o mês de setembro, com temas como gestão pública, habitação, infraestrutura, saneamento, mobilidade urbana, redução da pobreza, saúde, cultura, esporte, segurança, emprego e renda. O programa realizará um debate permanente sobre os destinos de Mogi das Cruzes, sempre buscando a participação efetiva da população.

Lançado no dia 4 de agosto, o Participa Mogi é um processo de institucionalização de uma política pública de participação social elaborada pela atual gestão, que possui entre seus pilares o diálogo e a participação com a população. Inicialmente, a plataforma foi utilizada na construção coletiva do Plano Plurianual como um espaço livre de contribuição do munícipe, para a apresentação de ideias, sugestões, projetos e também para a inscrição nos encontros, realizados em formato online, que discutiram o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Portanto, quer uma cidade melhor. Participe. Mas depois cobre a administração pública, busque retorno. Afinal, quem faz a cidade é o cidadão.