MENU
BUSCAR
Criaticidade

Mogi amplia vagas de estacionamento no centro para vendas de fim de ano

A região central terá 200 novas vagas a partir da próxima quarta-feira

CriaticidadePublicado em 19/11/2021 às 16:43Atualizado há 10 dias
Pedro Clavedar / Divulgação PMMC
Pedro Clavedar / Divulgação PMMC

Já ouviram falar em camaleão? Uma das funções da mudança de cor nos camaleões é a camuflagem.

E cidade camaleão?

Bom, acredito que toda cidade deve ter algo de camelão. Estar em sintonia com algo, adaptado, camuflado. Se ajustar de acordo com necessidades pontuais.

Mogi dá um bom exemplo. Para o Natal, vai ampliar a capacidade de estacionamentos. A região central terá 200 novas vagas a partir da próxima quarta-feira (24/11). A medida foi definida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e atende a solicitações das entidades representantes do comércio da cidade para facilitar o acesso dos consumidores que buscam as lojas e estabelecimentos da região para as compras de final de ano e da Black Friday, no dia 26.

Mais do que ser camaleão, a cidade mostra uma capacidade de adaptação e de ouvir nada mais do que a própria cidade.

As novas vagas estão divididas em locais em que o estacionamento será permitido durante todo o dia e outras em que a utilização será possível no período da noite, entre as 19h e a meia-noite. A medida terá validade até o dia 15 de janeiro.

“Foi feito um estudo técnico da região central e foi possível a ampliação no número de vagas em cerca de 77%, em comparação com anos anteriores. Com isso, o objetivo é beneficiar consumidores e comerciantes, sem que existam impactos no trânsito de veículos”, explicou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

O estacionamento estará liberado durante todo o período na rua Coronel Souza Franco, no trecho entre as ruas Capitão Manoel Caetano e Presidente Rodrigues Alves; na rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, entre as ruas Major Sílvio de Miranda e Barão de Jaceguai; na rua Braz Cubas, entre a rua Coronel Marcolino Paiva e a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, e na rua Major Arouche de Toledo, no trecho entre as ruas José Bonifácio e Senador Dantas. 

Já a permissão para estacionamento no período noturno será concedida em duas vias importantes da região central. Na rua José Bonifácio, a medida valerá no trecho entre as ruas Major Arouche de Toledo e Doutor Deodato Wertheimer, enquanto na rua Braz Cubas, o trecho beneficiado será entre a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco e a rua Barão de Jaceguai.

A definição sobre os locais em que o estacionamento será permitido ocorreu após análise das solicitações e discussões envolvendo técnicos das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, além de representantes da ACMC e do Sincomércio.

“A liberação das vagas de estacionamento a partir de quarta-feira é importante porque já atenderá os consumidores nas compras do final de novembro. De acordo com levantamentos de setores ligados ao comércio, a Black Friday vem se transformando em uma das principais datas de compra, com os consumidores optando por antecipar as aquisições do Natal e os comerciantes aproveitando o início da temporada de compras para melhorarem os resultados desta época fundamental para o segmento”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

Além da liberação das vagas, a região central também terá a intensificação da ação dos agentes municipais de trânsito durante o período de final de ano. O patrulhamento feito pela Guarda Municipal também será reforçado durante o mês de dezembro, para atender o aumento do número de pessoas circulando pelo local, devido às compras de final de ano.