Entrar
Perfil
Criaticidade

Disk Árvore ajuda a arborizar a cidade de Suzano; saiba como

Entenda os benefícios das árvores para uma cidade e ligue para telefone (11) 4749-3943

Criaticidade
18/02/2022 às 09:41.
Atualizado em 18/02/2022 às 09:45

Viveiro Municipal em Suzano (Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano)

Marquem bem este telefone: (11) 4749-3943. É o número que representa uma cidade bonita, planejada. Mais arborizada.

Do outro lado da linha, o cidadão de Suzano vai falar com o Viveiro Municipal Tomoe Uemura. Trata-se do Disk Árvore, um projeto criado em 2019 para arborizar a cidade de forma responsável e planejada. Por meio deste telefone, as pessoas podem pedir o plantio de mudas de árvores em espaços públicos e na frente de residências de forma gratuita.

Viveiro Municipal em Suzano (Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano)

Após a ligação, o cidadão só deve aguardar a visita da equipe do Viveiro Municipal, que irá avaliar qual a melhor espécie para o local apontado, de acordo com as características do solo e do ambiente. Além do plantio, é oferecida uma capacitação ao cidadão sobre como realizar a manutenção de forma adequada.

A arborização de Suzano passa também pela oferta de mudas cultivadas nas estufas do Viveiro Municipal. As pessoas que visitam o local podem levar uma para casa gratuitamente. O viveiro fica na avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador, e está aberto aos visitantes diariamente, das 8h às 17h.

Viveiro Municipal em Suzano (Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano)

São projetos do tipo, iniciativas simples que ajudam a melhorar a qualidade de vida de uma cidade. Afinal, a arborização urbana proporciona inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, na saúde física e mental da população, e influencia na redução da poluição sonora e visual, além de auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado.

Uma publicação na Green São Paulo traça alguns benefícios sobre a arborização para uma cidade. Cita, por exemplo, que ajuda a regular o clima. Uma árvore adulta equivale a cinco aparelhos de ar condicionado e proporcionam sombra — o que reduz a temperatura do asfalto, por exemplo, em até 2°C. E trás conforto térmico de forma natural.

A publicação cita ainda a melhora na qualidade do ar, já que uma árvore adulta consegue absorver, anualmente, um total de 22 quilos de gás carbônico e até uma centena de quilo de gases poluentes lançados na atmosfera. Na prática, isso quer dizer que zonas urbanas arborizadas possuem cerca de 60% menos poluentes no ar.

A poluição sonora também tem uma diminuição significativa, pois as árvores servem como barreiras a sons indesejados vindos de outras localidades.

O canal Criaticidade se dispõe a dar luz a boas iniciativas. Aproveite mais esta dica e bom plantio. 

Viveiro Municipal em Suzano (Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano)

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por