MENU
BUSCAR
SUCESSO

Volvo XC 40 elétrico estreia com pré-venda esgotada

O modelo chega ao Brasil para fortalecer o compromisso da Volvo em tornar-se totalmente elétrica até 2030

O DiárioPublicado em 24/09/2021 às 16:59Atualizado há 1 mês
Divulgação - Volvo
Divulgação - Volvo

O XC40 Recharge Pure Electric é o primeiro veículo 100% elétrico da Volvo Cars a estrear mundialmente e que acaba de chegar ao Brasil. O carro de R$ 389.950,00, que teve sua pré-venda esgotada em poucos dias, é inspirado na já conhecida e premiada versão do SUV compacto. O modelo chega ao Brasil para fortalecer o compromisso da Volvo em tornar-se totalmente elétrica até 2030.

 O XC40 Recharge Pure Electric é um veículo plug-in elétrico que pode ser carregado em uma tomada convencional ou por meio de Wallbox. Combinados, a potência dos dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive) geram impressionantes 408 cv de potência e 660 Nm de torque. Com a adição do powertrain de tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece um alcance de mais de 400 quilômetros (WLTP - Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) com uma única carga, sefundo informa a Volvo. E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

Já a performance do SUV pode ser comparada facilmente com a de um carro esportivo. Os equipamentos e tecnologias utilizados na fabricação do veículo permitem uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,9 segundos, porém com limitador de velocidade de 180 km/h.

Um dos destaques do modelo é o One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.

Além da eletrificação e sustentabilidade, o SUV inaugura um novo sistema de infoentretenimento com o inédito sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google. O sistema tem uma interface fácil de usar com uma conectividade incomparável. Para dar aos clientes a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones, mas adaptados para interação com mãos livres enquanto dirigem, os recursos de reconhecimento de voz estão aprimorados para fornecer uma experiência única e conectada. 

Com o Google Assistente, por exemplo, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e até enviar mensagens de texto, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante.

O Volvo XC40 Pure Electric oferece as mais avançadas assistências à condução, como a moderna câmera 360 graus que, junto ao alerta de tráfego cruzado, com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O modelo conta também com sistema de alerta de mudança de faixa e sistema de alerta de ponto cego.

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e controle de cruzeiro adaptativo, que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem, auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

ÚLTIMAS DE Automotor