Diário Logo

Notizia Logo

Porsche Design celebra seu 50º aniversário

A Porsche AG parabeniza a Porsche Design no seu jubileu de ouro. Dois carros muito especiais são os destaques do ano do aniversário: O exclusivo Porsche 911 Edition 50Y Porsche Design e um histórico 911 S 2.4 Targa do ano da fundação da Porsche Design em 1972, ao qual foi fielmente restaurado pela Porsche Classic. […]

22 de fevereiro de 2022

Reportagem de: O Diário

A Porsche AG parabeniza a Porsche Design no seu jubileu de ouro. Dois carros muito especiais são os destaques do ano do aniversário: O exclusivo Porsche 911 Edition 50Y Porsche Design e um histórico 911 S 2.4 Targa do ano da fundação da Porsche Design em 1972, ao qual foi fielmente restaurado pela Porsche Classic.

O que os une é o mesmo esquema de cores, que recordam o legendário Chronograph I desenhado pelo Professor Ferdinand Alexander Porsche em 1972, tem tanto o exterior quanto o interior dominados pela cor preta. Em paralelo, a Porsche Design também está apresentando o Chronograph 1 – 1972 Limited Edition. O Porsche Museum estará celebrando o aniversário com sua exibição especial própria, inaugurando em 19 de janeiro de 2022.

“Quando você repensa a função de algo, às vezes a forma surge por si mesma” – Foi assim que F.A. Porsche descreveu o que ainda impulsiona os engenheiros e designers na Porsche Design nos dias de hoje. Em 1972, ele fundou a Porsche Design com o seu irmão Hans-Peter. O designer do Porsche 911 imaginava uma empresa que iria carregar os princípios e espirito da Porsche além dos limites dos automóveis. A Porsche Design há muito se tornou uma marca de estilo de vida premium de renome internacional, conhecida por produtos funcionais e duradouros com uma estética purista.

Edição especial exclusiva: uma visão moderna de um clássico do design
O 911 Edition 50Y Porsche Design é um lançamento limitado a 750 unidades com inúmeras características inspiradas pelos icônicos designes de F.A. Porsche. Além do exterior todo em preto, as referências ao passado incluem os clássicos painéis centrais quadriculados dos assentos Sport-Tex e o ponteiro vermelho dos segundos no relógio Porsche Design Subsecond no Pacote Sport Chrono, ambos itens de série.

A edição especial é baseada no 911 Targa 4 GTS. Compradores também poderão adquirir uma versão especial da nova edição do lendário Chronograph I. Características como o número de série e o rotor na forma de roda criam uma conexão com o 911 Edition 50Y Porsche Design.

Totalmente único: um 911 S 2.4 Targa assinado pelo F.A. Porsche
Pelos últimos dois anos, a Porsche Classic tem trabalhado em um projeto único para celebrar os 50 anos da Porsche Design. Um 911 S 2.4 Targa de 1972, o ano em que a Porsche Design foi fundada, foi restaurado para o aniversário. “O intuito era produzir um equivalente histórico ao novo 911 Edition 50Y Porsche Design,” explica Ulrike Lutz, Chefe da Porsche Classic. “Com a ajuda do novo programa Sonderwunsch (desejos especiais), nós fomos capazes de concretizar a ideia de um par de veículos únicos. O trabalho dos designers e restauradores era de cuidadosamente transferir características especificas do novo carro para o clássico.”

O veículo base, um 911 T 2.4 Targa de 1972, estava em más condições e estavam faltando algumas partes. Enquanto isso normalmente seria um começo complicado para um projeto de restauração, nessa ocasião isso não era significante para a equipe envolvida. Os especialistas da Porsche Classic atualizaram por completo o chassi e o motor para as especificações da versão S. O melhor do modelo nos seus dias, contava com 2.341 cc, o que gerava 190 cv a 6.500 rpm, e eram equipadas com injeção mecânica de combustível.

Em tributo a Ferdinand Alexander Porsche, este veículo único apresenta as mesmas cores do lendário Chronograph I que ele desenhou em 1972, com uma dominância do preto tanto no exterior quanto no interior. As clássicas listras laterais com um acabamento acetinado Platinum e a inscrição integrada da Porsche Design enfeitam as laterais. Como destaque, a barra de proteção do Targa também recebeu acabamento acetinado Platinum a laser – uma nova interpretação do aço escovado do modelo clássico original. A inscrição Targa tem acabamento em preto fosco. Como a edição especial do modelo, a grade da cobertura traseira do motor apresenta o emblema ‘Porsche Design 50th Anniversary’ com uma reprodução da assinatura do F.A. Porsche.

Outros produtos e acessórios de aniversário
Para todos os fãs da Porsche e de relógios, a Porsche Design também apresenta o Chronograph 1 – 1972 Limited Edition com um logotipo e inscrições históricos. Essa edição do original, limitada a 500 exemplares, não tem visual parecido com a nova edição especial do carro e está disponibilizado pela Porsche Design da maneira tradicional.

As Coleções Limitadas nas linhas de moda, sapatos e roupas esportivas, malas e acessórios, assim como coleções especiais de óculos, completam as ofertas de aniversário.

Sobre a Porsche Design
“O bom design precisa ser honesto,” F.A. Porsche sempre dava ênfase. Ele desenhou o lendário Porsche 911 e fundou o estúdio de design em 1972. Atualmente, o Diretor de Gestão Roland Heiler e o seu time continuam seguindo essa filosofia. Usando materiais autênticos, eles fazem o design cuidadosamente entre produtos funcionais e duráveis com uma estética purista. Assim como o time de design da marca Porsche Design, eles inspiram produtos de alta qualidade incluindo relógios, óculos, malas e artigos de couro.

Com localizações em Zell am See, Berlim e Ludwigsburg, Los Angeles e Xangai, o escritório de design também oferece seus serviços a clientes internacionais. Isso resulta em bens de consumo, utensílios domésticos e produtos industriais de primeira classe – como por exemplo em colaboração com Elan, KEF, LaCie, Morita e Panasonic.
A escolha do material tem grande importância nos produtos do Studio F. A. Porsche. Titânio e carbono podem transformá-los em companheiros para toda a vida e adicionar novas e inesperadas funções. A combinação entre métodos tradicionais e design leal com inovações ambiciosas transforma os produtos em artigos genuínos de luxo.

Exibição especial no Porsche Museum
O Porsche Museum está celebrando o 50º aniversário da Porsche Design com uma exibição especial que ficará disponível até o dia 11 de Julho de 2022. Algumas partes irão apresentar informações da vida do F.A. Porsche, suas filosofias de design e sua enorme influência criativa. Exibições que abrangem as cinco décadas e uma gama de produtos também estarão em exposição.

Simbolizando o nascimento da Porsche Design temos o Chronograph I, com duas versões do lendário relógio sendo a peça central da exposição especial. O conceito de design irradia dessa peça central até outras exibições. Isso inclui, por exemplo, os óculos de sol aviador P8478, a série do cronômetro Monobloc Actuator com botôes completamente integrados, assim como o cachimbo P3613 e o telefone celular P9521. Os itens exibidos na sacada do Porsche Museum incluem o 993 Speedster pertencente ao próprio F.A. – assim como o 904 que ele descreveu como sendo uma obra de arte. O 1972 Porsche 911 S 2.4 Targa restaurado pela Porsche Classic e o novo 911 Edition 50Y Porsche Design também irão fazer parte da exposição.

Veja Também