MENU
BUSCAR
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Land Rover entrega mais veículos ao Projeto Onçafari

A associação, que comemora 10 anos em 2021, conta agora com 5 (cinco) veículos Land Rover que são ferramentas indispensáveis nas atividades rotineiras em meio ao Pantanal

O DiárioPublicado em 14/07/2021 às 16:43Atualizado há 14 dias
Divulgação - Land Rover
Divulgação - Land Rover

Aliada à luta pela conservação ambiental, a Land Rover entregou mais 2 (dois) Novos Defender e 2 (dois) Defender antigos, restaurados pela própria montadora, para o Projeto Onçafari, iniciativa que conserva o meio ambiente por meio do ecoturismo e pesquisas científicas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do País. A associação, que comemora 10 anos em 2021, conta agora com 5 (cinco) veículos Land Rover que são ferramentas indispensáveis nas atividades rotineiras em meio ao Pantanal.

O Novo Defender é utilizado para atividades do dia a dia da equipe no campo, como o monitoramento das onças e outros diversos animais. Com esses veículos a equipe passa o dia todo em meio ao Pantanal, para alcançar as onças enfrentando os mais desafiadores terrenos e obstáculos. Além disso, estes veículos são utilizados também para a manutenção e troca das diversas câmeras usadas para acompanhamento e coleta de dados e comportamento dos animais na extensa região monitorada no Pantanal. São mais de 80 câmeras, todas com troca mensal de baterias e cartões de memória, para que sejam feitas as pesquisas em cima do material coletado.

Além de transportar os biólogos e técnicos do Onçafari em todas as atividades de campo, outra função que o Novo Defender entrega perfeitamente, é o transporte de hóspedes entre as hospedagens e localidades visitadas. Para atender a todas essas demandas, além de toda a capacidade off-road com equipamentos como o Terrain Response, capô transparente e sistema de câmera 360, os veículos receberam estribos laterais maiores, snorkel, bagageiro no teto, escada lateral, porta objetos externo e proteção no para-choque dianteiro. Através de sua capacidade, conforto e segurança, o Novo Defender contribui para que os trabalhos do Onçafari sejam feitos com menos desgaste físico e mais foco no trabalho a ser executado, pela facilidade de condução e transposição de obstáculos.

Frequentemente, o imaginário coletivo conecta a Land Rover com os safáris na África, e aqui, no Brasil, não poderia ser diferente. Sendo assim, o Onçafari conta com Defender antigos, restaurados pela própria fábrica na operação designada Clínica de Restauração, que são utilizados para o avistamentos das onças pintadas nos safáris feitos pelos hóspedes. Além da restauração completa dos modelos, os tetos foram retirados, os bancos foram colocados em alturas distintas para melhor visualização.

"Além do trabalho de restauração fizemos uma identificação visual muito importante em todos os veículos, incorporando uma camuflagem para uso no Pantanal que auxilia na aproximação dos animais. Adicionamos também snorkel para épocas de cheia, escadas laterais, pneus Goodyear All Terrain, faróis de longo alcance, vidro frontal retrátil e uma exclusiva caixa acoplada para guardar equipamentos de uso necessário durante os trajetos" explica William Oliveira, gerente da Clínica de Restauração da Jaguar Land Rover.

O propósito da marca Land Rover é contribuir para que as pessoas façam mais em seus mundos, e assim nasceu a parceria com o Onçafari em 2019. Quando a marca identificou no projeto o importante trabalho com as onças-pintadas e a vontade do instituto de conservar o meio ambiente e movimentar o ecoturismo brasileiro. O carro é uma importante ferramenta para que as atividades sejam realizadas com sucesso. Isso faz do Onçafari um projeto totalmente alinhado com o #EspíritoLandRover.

"Tivemos a felicidade de nos tornar parceiros da iniciativa em 2019 e temos trilhado, ao longo dos anos, um caminho de sucesso rumo à conservação do meio ambiente e da fauna brasileira", explica Paulo Manzano, Diretor de Marketing e Produto da Jaguar Land Rover do Brasil.

Mario Haberfeld, fundador e presidente do Onçafari, explica a importância da parceria com a Land Rover: "Ter uma frota de veículos Land Rover para ajudar nas nossas tarefas do dia a dia sempre foi um sonho. Afinal de contas, nossa maior ferramenta é o carro, e os modelos da marca são perfeitos para andar pelo Pantanal. Eles reúnem características importantes, como robustez, para superar todos os obstáculos e, ao mesmo, uma movimentação silenciosa, ideal para podermos nos aproximar dos animais", comenta Mario.

Sobre o Projeto Onçafari

Em 2011, Mario Herberfeld, fundador do Onçafari, iniciou os trabalhos de observação das onças-pintadas com o objetivo de proteger e conservar a espécie, que já esteve próxima da extinção em algumas regiões. Durante os 10 anos de trabalho, a equipe já realizou resgates, reintrodução na natureza e preservação de habitat de onças-pintadas na Amazônia, no Pantanal, no Cerrado e na Mata Atlântica. Até hoje, já foram mais de 4.000 avistamentos de onças, 99% dos visitantes podem ver onças no trajeto e houve um aumento de 270% na taxa de ocupação da pousada, facilitando o desenvolvimento do ecoturismo na região do Pantanal. Para saber mais sobre a iniciativa Onçafari e como observar as onças pintadas consulte o site onçafari.org.

ÚLTIMAS DE Automotor