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DESPEDIDA

Fiat Uno sai de cena com série Ciao

O subcompacto da Fiat marcou história no mercado brasileiro desde 1984, quando foi lançado e, agora, dá adeus com a derradeira série limitada e numerada Ciao

O Diário
05/01/2022 às 19:08.
Atualizado em 08/01/2022 às 08:15

Uno dá adeus com a derradeira série limitada e numerada Ciao (Foto: divulgação)

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Fiat Uno sai de cena com série Ciao

O subcompacto da Fiat marcou história no mercado brasileiro desde 1984, quando foi lançado e, agora, dá adeus com a derradeira série limitada e numerada Ciao

O Diário
05/01/2022 às 19:08.
Atualizado em 08/01/2022 às 08:15

Uno dá adeus com a derradeira série limitada e numerada Ciao (Foto: divulgação)

Com 37 anos de história, o Fiat Uno sai de cena com uma série especial, a Ciao, limitada e numerada em 250 unidades. O modelo marcou a chegada de diversas tecnologias no mercado e teve mais de 4,3 milhões de unidades produzidas. A palavra Ciao, em italiano, é uma saudação com dois sentidos: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir. Por isso mesmo, a Fiat entendeu que não havia melhor forma para batizar a série especial de despedida do Fiat Uno.

Fabricado de forma ininterrupta desde agosto de 1984 em Betim (MG), o Uno acumula 4.379.356 milhões de unidades produzidas. A série especial é numerada com um badge que identifica a unidade e marca a despedida de um dos modelos mais queridos dos brasileiros. Ela reúne conteúdos e uma configuração exclusiva para honrar fãs e colecionadores. Todas as unidades são pintadas exclusivamente na cor cinza, com teto bicolor preto, retrovisores externos e spoiler traseiro no mesmo tom. As portas têm maçanetas na cor do veículo e um adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “La Storia Di Una Legenda”, - “a história de uma lenda” em italiano.

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Por dentro, o Uno Ciao adota um moderno interior escurecido e acabamento bicolor (Foto: divulgação)

O visual é complementado por exclusivas rodas de liga leve escurecidas de 14 polegadas e logo Uno nas cores da bandeira italiana, à esquerda da tampa do porta-malas. 

Por dentro, o Uno Ciao adota um moderno interior escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel. Nela fica a plaqueta numerada, de 001 a 250, aferindo ainda exclusividade à série especial. Destaque também para os bancos com acabamento exclusivo e apoio de braço para o banco do motorista.

O visual é complementado por exclusivas rodas de liga leve escurecidas de 14 polegadas (Foto: divulgação)

O Uno Ciao traz ainda ar condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, computador de bordo, sistema de som com bluetooth e entrada USB, airbag duplo, travas e vidros elétricos dianteiros com sistema “one touch” e antiesmagamento, gancho universal para fixação cadeira infantil (Isofix), limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, freios ABS com EBD, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, bancos traseiros bipartidos e rebatíveis. No teto, o Uno Ciao tem um porta-trecos superior com retrovisor central adicional, ideal para monitorar crianças e animais no banco traseiro. 

Nestes 37 anos o Uno desempenhou um papel crucial para os negócios da Fiat no país. Ele rapidamente se tornou sinônimo de robustez, versatilidade, eficiência e confiança. Coube ao Uno o pioneirismo de diversas tecnologias na indústria. Sua carroceria sempre aliou design com versatilidade, sendo capaz de entregar espaço interno, visibilidade e conforto que revolucionaram o segmento. Tanto que, na sua chegada ao mercado, em 1984, o modelo inaugurou o conceito “Pequeno por fora, Grande por dentro”. Em 1987 chegou o Uno 1.5 R, o Fiat mais rápido da marca, que fazia de 0 a 100 km/h em 12 segundos. Em 1990, foi o primeiro carro beneficiado pelos incentivos fiscais para modelos com motor de até 1.0 litro, mais um ineditismo da marca. 

Compacto, leve e espaçoso, o modelo permitiu que milhões de brasileiros pudessem ter um veículo zero-quilômetro moderno em suas garagens. Em 1994, o Mille ELX se tornou o primeiro carro popular a disponibilizar ar-condicionado. No mesmo ano, e em uma época em que ninguém falava em “downsizing”, a Fiat surpreendeu o mercado ao lançar o Uno Turbo, que aliava performance e eficiência em um modelo que rapidamente se tornou o sonho de consumo dos brasileiros. Em 2010, sua segunda geração, 100% desenvolvida no Brasil, chegou com uma proposta surpreendente: arredondar o quadrado, criando uma nova leitura em torno da essência que sempre foi atrelada ao modelo. Mais moderno do que nunca, foi a plataforma de sonhos e conceitos, como o Uno Ecology, com peças feitas a partir da cana de açúcar e teto com células fotovoltaicas capazes de aproveitar a luz do sol para gerar eletricidade. Em 2013 chegava ao fim a primeira geração do modelo, marcada pela série especial Grazie Mille. Em 2015, o Uno Evolution estreou no país a tecnologia Start-Stop. O “carrinho” também foi responsável por estrear diversos motores marcantes na gama, incluiu em seu vasto currículo os propulsores da família Firefly, nas configurações 1.0 de três cilindros e 1.3 litro.

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