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NOVIDADE

BMW confirma dois novos modelos em produção no Brasil

Allém de novos desenvolvimentos globais de engenharia, marca traz para a fábrica de Araguari (SC) o totalmente novo BMW X1 e o novo BMW Série 3

O Diário
02/08/2022 às 18:14.
Atualizado em 02/08/2022 às 21:54

(Divulgação - BMW)

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BMW confirma dois novos modelos em produção no Brasil

Allém de novos desenvolvimentos globais de engenharia, marca traz para a fábrica de Araguari (SC) o totalmente novo BMW X1 e o novo BMW Série 3

O Diário
02/08/2022 às 18:14.
Atualizado em 02/08/2022 às 21:54

(Divulgação - BMW)

Acelerando forte e confiando cada vez mais na operação nacional, O BMW Group confirma a produção da totalmente nova geração do BMW X1, recém-apresentada globalmente, assim como o Novo BMW Série 3 na Planta de Araquari, em Santa Catarina. Ambos os modelos também contaram com desenvolvimentos globais de engenharia apoiados pelo time localizado no Brasil.

“Seguiremos com foco nos clientes a nacionalizar o desenvolvimento mundial e a produção local dos modelos líderes de mercado premium nacional. Com 50% de participação do mercado premium em junho, antecipamos este anúncio de forma a agradecer a preferência dos clientes e a valorizar os cerca de 1.000 colaboradores que temos no país”, afirma Aksel Krieger, CEO e Presidente do BMW Group Brasil.  “Os modelos BMW Série 3 e X1 possuem mais de 25% do mercado total de automóveis premium do país”, reforça o executivo.

“Confirmar a produção de novos modelos, apenas dois meses após as respectivas apresentações na Europa, reforça a confiança que a matriz tem em nosso time para produzir com tecnologia, qualidade e paixão no Brasil”, afirma Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da Planta do BMW Group em Araquari. “A produção do novo Série 3 começa em setembro e a nova geração do X1 será anunciada em breve”, enfatiza Otávio.

(Divulgação - BMW)

A planta do BMW Group em Araquari (SC) tem área total de 1,5 milhão de metros quadrados, sendo 112.893 metros quadrados de área construída. A infraestrutura local abriga processos completos de produção automotiva com áreas de carroceria, soldagem, pintura, montagem e logística, como também laboratórios, prédios administrativos e auxiliares. Além disso, a unidade nacional, que é a maior fábrica de veículos premium do continente, é co-sede, juntamente com o escritório da empresa em São Paulo, do único Centro de Engenharia Global do BMW Group na América do Sul. 

A produção dos modelos mais vendidos pela BMW no Brasil e líderes em seus segmentos, que conta com o apoio substancial de fornecedores locais, sendo alguns deles, inclusive, operando dentro da planta de Araquari (SC), faz parte do aporte de R$ 500 milhões divulgado pelo BMW Group em novembro passado.

Cada vez mais ativo nos projetos mundiais, o time de Engenharia do BMW Group Brasil foi o responsável por apoiar o desenvolvimento global e validar os testes locais de qualidade e desenvolvimento dos modelos para o Brasil. Os testes de resistência de motores e seus componentes são feitos em todo o Brasil para apoiar o trabalho da Engenharia Mundial. Nacionalmente, uma das principais mudanças feitas, tanto no novo X1 quanto no Série 3, é a adaptação e validação do sistema de powertrain, especialmente o sistema de gases de escape e o sistema de tanque de combustível, visando atender às novas exigências brasileiras do PROCONVE L7.

“O brasileiro é criativo, tecnicamente bem-preparado e nossa equipe local tem cada vez conquistado mais espaço no apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias mundiais. Além dos modelos BMW iX, Série 3 e X1, seguiremos com novos trabalhos a serem oportunamente anunciados”, afirma Herbert Negele, Diretor de Engenharia do BMW Group Brasil.

 Equipe local de engenharia aprimora sistema de infotainment global

O desenvolvimento da equipe de engenharia brasileira do BMW Group não se restringe aos componentes mecânicos. Assim como aconteceu com o BMW iX, uma parte dos engenheiros ficou responsável por testar e validar todo o sistema de entretenimento, tanto do novo X1 quanto do novo Série 3. Dois protótipos de veículos foram construídos para testar os sistemas. O sistema do X1 foi aplicado em um X5, enquanto o novo Série 3 usou uma carroceria do modelo atual como veículo de teste.

Os esforços dos testes e validação realizados pelo time brasileiro contribuíram substancialmente para o funcionamento correto e a qualidade dos sistemas de infoentretenimento e conectividade localmente e para a aplicação global.  Ao todo, foram percorridos quase 45 mil quilômetros de testes, passando por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além dos testes de laboratório.

Com direção central na Alemanha, o Brasil é um dos cinco centros de desenvolvimento da Engenharia da BMW (os outros estão nos EUA, China, Japão e Coreia do Sul).  A qualidade das observações reportadas pela equipe brasileira é importante para fazer uma análise mais eficiente e rápida da situação e, consequentemente, conceber um processo de resolução destes problemas. Isso contribui com o sucesso desses novos produtos BMW não só para o mercado brasileiro, mas para o mundo todo.

  

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