Entrar
Perfil
AÇÃO EM REDE

RUD leva projeto de incentivo à leitura a escolas

Há sete anos, a RUD patrocina projetos viabilizados pela lei de incentivo fiscal, visando contribuir com a educação de base de muitas crianças mogianas

Mariana Acioli
05/11/2022 às 17:00.
Atualizado em 07/11/2022 às 15:57

INICIATIVA RUD Correntes aposta em ações sociais em Mogi (Mariana Acioli)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
AÇÃO EM REDE

RUD leva projeto de incentivo à leitura a escolas

Há sete anos, a RUD patrocina projetos viabilizados pela lei de incentivo fiscal, visando contribuir com a educação de base de muitas crianças mogianas

Mariana Acioli
05/11/2022 às 17:00.
Atualizado em 07/11/2022 às 15:57

INICIATIVA RUD Correntes aposta em ações sociais em Mogi (Mariana Acioli)

“A RUD nos acolheu e disse que está conosco porque precisa trabalhar os alunos nesse critério de alfabetização. Falta no mercado de trabalho uma alfabetização crítica e reflexiva. Trabalharemos isso com a sala de leitura”. A fala da professora Shirley Figueiredo de Lima expressa a importância do projeto que está sendo implantado em um núcleo de escolas rurais de Mogi das Cruzes.

Há sete anos, a RUD Correntes patrocina projetos viabilizados pela lei de incentivo fiscal, visando contribuir com a educação de base de muitas crianças mogianas. De acordo com o diretor financeiro, Luciano Vagner Fernandes, a iniciativa já alcançou mais de 15 mil crianças ao longo desses anos.

O Cantinho da Leitura é um destes projetos que nasceu com o objetivo de incentivar o gosto e o hábito de ler, e até 2023 será inaugurado na Escola Municipal Rural Kaoru Hiramatsu, no Taboão. Parte de um núcleo das escolas de campo, a nova sala de leitura também será usada pelos alunos da EMR Benedito Pereira de Paula.

“Esse projeto é mais um dos que a RUD desenvolve e foi feito com aporte direto. A sala da leitura é um desafio, porque montamos tudo partindo do zero, então é bacana ver a construção e o benefício que isso traz para as crianças”, comentou Fernandes.

(Divulgação)

O projeto já em etapas finais nas escolas Kaoru Hiramatsu, que hoje atende 63 crianças - e na EMR Benedito, com 49 alunos -, foi inspirado no Cantinho da Leitura, também implantado pela empresa na Escola Municipal Professora Cleonice Feliciano, no Jardim Piatã. A unidade que conta com mais de mil alunos apresentou grande impacto para comunidade educacional, segundo a professora Shirley.

“Pensamos como seria importante um projeto desse em uma escola rural. Temos aqui (Taboão) uma comunidade que não é letrada, uma porcentagem de 70% a 75% dos pais não são alfabetizados e talvez chegue até mais”, explicou a educadora. Para Shirley, a implantação do projeto parte das fragilidades de leitura não só dos alunos, mas da comunidade do entorno.

Não apenas um ambiente destinado à prática frequente da leitura feita pelos alunos, a sala pode virar um “mundo paralelo”, despertando o imaginário infantil que floresce junto dos momentos mágicos com um livro. “Uma das finalidades é que a criança entre descalça na sala, por isso, será toda com tatame. A RUD teve essa preocupação para que elas pudessem ter essa liberdade do ler e se imaginar fora do livro”, enfatizou Shirley.

Diante da expectativa dos alunos e da equipe docente que aguardam pelo novo cantinho da leitura, o diretor financeiro esclareceu que o ambiente está em processo de finalização para entrega. “Nas próximas semanas haverá a inauguração e estamos colocando todos os esforços possíveis para que isso ocorra. Sai um pouco da nossa atividade, pela distância, mas até o próximo ano letivo, ela estará pronta e disponível para as crianças”, aposta.

Um palco também foi construído pela empresa na unidade escolar do Taboão, inserindo no projeto da leitura as dramaturgias, saraus e outros eventos culturais. “O subir ao palco é algo mágico para eles. É você viver esse universo da criança porque, futuramente, esse aluno pode participar de um treinamento e a empresa precisa dessa desenvoltura, postura de voz, estar à frente de um grupo de pessoas... Essas são habilidades que trabalhamos no dia a dia”, reforçou a educadora.

A iniciativa intitulada como Projeto Corrente do Bem leva diversas atividades culturais a crianças de escolas publicas do município. 

“Através das leis de incentivo, tanto federais, estaduais e até municipal, estamos desde 2015 aportando recursos em projetos ligados à educação. Então, a partir daí, a empresa tem essa iniciativa que chamamos de Projeto Corrente do Bem, fazendo alusão ao nosso produto, e assim vamos apoiando projetos de forma direta e indireta”, compartilhou Fernandes.

A ação é focada em crianças de 5 a 10 anos, propondo experiências que tratem especialmente de assuntos ligados ao meio ambiente, gerando a conscientização dos pequenos sobre o tema. “Está muito direcionado à preservação e conservação do meio ambiente, uso correto de água, reciclagem de lixo, preservação de floresta, enfim, à formação de base. Nossa ideia é plantar uma semente de boas praticas junto as crianças, para que isso se multiplique junto as famílias, e assim teremos mais pessoas comprometidas com as questões ambientais”, esclareceu o diretor financeiro.

Como continuidade do Projeto Corrente do Bem, ao longo de sete anos apoiando iniciativas na área da educação, a RUD atingiu mais de 15 mil crianças, distribuindo 12 mil livros e realizando 40 oficinas lúdicas em escolas do município. “Quando apoiamos uma peça teatral, distribuímos livros para cada criança abordando temas sobre o meio ambiente, correto uso da agua e reciclagem de lixo. Também são disponibilizados livros às bibliotecas das escolas. A realização das oficinas, muitas vezes abertas às famílias, tem o objetivo de fixar os temas abordados nas apresentações teatrais, detalhou Fernandes.

Com iniciativas também nas áreas esportiva e da saúde, a empresa enfatiza o impacto dos projetos viabilizados pela lei de incentivo fiscal não só para os negócios, mas também à sociedade.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por