Entrar
Perfil
TECNOLOGIA

Robôs Colaborativos: Uma Nova Era de Oportunidades

Por Luane Luiza da Costa, analista sênior de Marketing Estratégico da Nachi.
25/07/2023 às 09:04.
Atualizado em 25/07/2023 às 09:04

Luane Luiza é analista sênior de Marketing Estratégico da Nachi. (Foto: Arquivo Pessoal)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
TECNOLOGIA

Robôs Colaborativos: Uma Nova Era de Oportunidades

Por Luane Luiza da Costa, analista sênior de Marketing Estratégico da Nachi.
25/07/2023 às 09:04.
Atualizado em 25/07/2023 às 09:04

Luane Luiza é analista sênior de Marketing Estratégico da Nachi. (Foto: Arquivo Pessoal)

A rápida evolução tecnológica está redefinindo a forma como as empresas operam, logo, é fundamental entendermos o impacto dessas transformações para acompanharmos os avanços das novas tecnologias, especialmente no campo dos Robôs Colaborativos. Nesse contexto, a sinergia entre estes robôs e humanos desempenha um papel fundamental ao aperfeiçoar o tempo e proporcionar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Embora a referência ao filme "Exterminador do Futuro" possa evocar imagens de robôs ameaçadores e uma visão distópica do futuro, a realidade dos robôs colaborativos é muito diferente. 

I. A Evolução da Colaboração
Os robôs colaborativos, conhecidos como Cobots, estão cada vez mais presentes nos projetos de automação industrial, permitindo a colaboração harmoniosa entre humanos e máquinas. Estes robôs possuem fácil programação. Em especifico, o robô CZ10 Nachi, garante a interrupção imediata do movimento em caso de contato com um operador humano, apresentando recursos de segurança e performance, como também, possui uma capacidade de carga de até 10Kg. 

II. Otimização do Tempo: Benefícios dos COBOTS na Indústria
Estes robôs são projetados para executar tarefas repetitivas e operacionais, liberando os profissionais para se concentrarem em atividades estratégicas e de maior valor agregado. Essa otimização do tempo impulsiona a eficiência operacional, permitindo que as empresas sejam mais ágeis e produtivas em um ambiente de negócios dinâmico, oferecendo ao colaborador que executaria esta atividade um tempo maior para se qualificar em ações estratégicas. 

III. Valorizando a Qualidade de Vida: A Importância do Tempo como Recurso Precioso
Em um mundo acelerado e repleto de demandas constantes, é fundamental valorizar a qualidade de vida e reconhecer o tempo como um recurso precioso. Nesse sentido, a cooperação com os Cobots desempenha um papel fundamental em otimizar o tempo para promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.  Ao permitir que os robôs assumam tarefas constantes, pode-se evitar lesões ergonômicas resultantes de ações repetitivas. Todavia, é importante ressaltar que a busca por uma melhor qualidade de vida não é apenas uma preocupação individual, mas também tem implicações significativas nas organizações. 

À medida que avançamos em direção a um futuro cada vez mais tecnológico, os robôs colaborativos assumem um papel cada vez mais relevante nas operações industriais.  Em síntese, ao implementar essas soluções de maneira estratégica, as empresas podem otimizar a eficiência, aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, valorizar a qualidade de vida dos profissionais além de diminuir os custos de produção. Ademais, investir na tecnologia certa para promover uma cultura de colaboração, moldamos um futuro promissor em que impulsionaremos o sucesso das empresas criando um ambiente de trabalho mais gratificante e equilibrado. Portanto, podemos dizer que a ideia de um apocalipse robótico é utópica, uma vez que o "Exterminador do Futuro" está a mil anos-luz de distância. No entanto, Cobots estão ocupados demais ajudando-nos a melhorar a eficiência, elevar nossa qualidade de vida e aprimorar a capacidade das indústrias. 

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por