Diário Logo

Notizia Logo

Reconhecimento facial da Padrão Serviços: sinônimo de comodidade e segurança

Muito utilizado para deixar o acesso a serviços privados e públicos ainda mais seguros e práticos, a ferramenta possui uma série de benefícios.

23 de maio de 2023

Segurança. | Reprodução Freepik

Reportagem de: O Diário

O reconhecimento facial é uma das tecnologias inteligentes de identificação que vêm ganhando o mercado no nosso dia a dia. Quantas vezes você já precisou usar o seu rosto para desbloquear o celular ou fazer um cadastro em algum aplicativo? Muito utilizado para deixar o acesso a serviços privados e públicos ainda mais seguros e práticos, a ferramenta possui uma série de benefícios, como por exemplo, a alta precisão e níveis extras de camada de segurança.

A alta confiabilidade é resultado também de um aprimoramento que o reconhecimento facial vem ganhando a cada dia, a fim de atender às diferentes necessidades de segurança, principalmente dentro dos condomínios residenciais, permitindo a identificação, por meio de um banco de dados, que armazena fotos de moradores, visitantes e prestadores de serviço.

“Com base nessas informações, o sistema faz o mapeamento das características do rosto das pessoas, de forma rápida e segura, mesmo quando existe mudança na aparência. As informações captadas são comparadas com os arquivos armazenados na base de dados. O acesso só é liberado se a imagem for equivalente ao rosto que se apresenta no sistema”, explica Sidemir Inácio, diretor-presidente da Padrão Serviços.

O reconhecimento facial é uma tecnologia baseada em inteligência artificial, um recurso que entra na categoria de segurança biométrica, juntamente com outras formas de reconhecimento, como impressão digital, retina e voz. A análise do rosto é feita por meio da leitura de algoritmos, que rastreiam e mapeiam os padrões de uma face humana em formatos geométricos e logarítmicos, para identificar as suas características únicas.

“Nestas três décadas de mercado, seguimos inovando constantemente, por meio da tecnologia. O reconhecimento facial é um exemplo de tecnologia que utilizamos aqui na Padrão, para atender os clientes voltados a condomínios residenciais, corporativos e industriais, que possuem softwares de inteligência artificial para reconhecer padrões nos rostos das pessoas”, detalha o diretor-presidente.

Além de ser uma solução em segurança, o reconhecimento facial também é inovador ao oferecer maior comodidade aos condôminos, que não precisam carregar dispositivos, como tags, e tampouco decorar senhas.

“O sistema torna o processo de acesso de pessoas muito mais ágil, além do aumento de segurança e agilidade. Vale destacar ainda que a precisão do reconhecimento facial é muito alta, porque conta com equipamentos de ótima qualidade. Além disso, é de fácil implementação e integração com softwares já existentes.  A Padrão conta, dentro do seu portfólio de serviços, com a tecnologia de reconhecimento facial tanto para condomínios residenciais, industriais e corporativos”, pontua o diretor presidente.

Padrão na AGFE

A Padrão Serviços é uma das 26 grandes organizações de Mogi das Cruzes e região que integram a Agência de Fomento Empresarial (AGFE). Sócio-fundador da entidade, Sidemir Inácio observa que um dos atributos da AGFE é o potencial de gerar novas oportunidades e qualificação profissional para fazer a economia mogiana crescer. A ideia é que as empresas da região não busquem mão de obra nem serviços em outras cidades.

Veja Também