Entrar
Perfil
AÇÃO EM REDE

Radial reforça compromisso social e com preservação do meio ambiente

Empresa desenvolve ações e projetos envolvendo funcionários e passageiros, nas cidades em que atua

Carla Olivo
16/09/2022 às 14:58.
Atualizado em 17/09/2022 às 08:07

Radial aposta em ações sociais nas cidades da região (Foto: divulgação)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
AÇÃO EM REDE

Radial reforça compromisso social e com preservação do meio ambiente

Empresa desenvolve ações e projetos envolvendo funcionários e passageiros, nas cidades em que atua

Carla Olivo
16/09/2022 às 14:58.
Atualizado em 17/09/2022 às 08:07

Radial aposta em ações sociais nas cidades da região (Foto: divulgação)

Há quase cinco décadas no mercado, a Radial Mais Transporte reforça seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental, desenvolvendo programas com objetivo de contribuir para o desenvolvimento das regiões em que atua, além de valorizar o envolvimento dos colaboradores nas ações de sustentabilidade. 

Para isso, desde 1998, aposta em projetos para estimular o interesse profissional dos funcionários. Um dos primeiros foi a Escolinha Radial, com foco na formação de novos motoristas e capacitação para aqueles que desejam mudar de área de atuação. Ao longo dos anos, a iniciativa que se mantém ativa já beneficiou milhares de profissionais. O projeto inclui cursos como o de Transporte de Passageiros, que possibilita que pessoas habilitadas possam se qualificar para transportar passageiros não apenas na Radial, já que o treinamento é útil para toda a vida. Após a formação, a empresa oferece treinamentos contínuos sobre direção defensiva, atualizações das regras de trânsito, atendimento ao cliente, prevenção de acidentes e outros, com certificação.

(Foto: divulgação)

Expandindo as ações além de seus muros, a Radial passou a realizar também atividades direcionadas às comunidades que precisam de maior amparo social nas cidades em que atua. Nesta linha, desenvolve iniciativas como doação de alimentos, campanha do agasalho, corrida Radial, Natal Solidário e o Chama Radia. 

Em maio deste ano, a última edição de coleta de alimentos arrecadou mais de uma tonelada e meia de produtos, entregues à ONG Destino e Esperança, de Suzano. A ação anual envolve toda a empresa, além dos passageiros, que doam produtos para distribuição a entidades de atendimento a famílias de bairros mais carentes dos municípios em que a Radial está presente. 

Outra iniciativa focada na solidariedade, que também conta com apoio de funcionários e passageiros, é a campanha do agasalho. A empresa espalha pontos de coleta de peças de inverno no Terminal Norte de Suzano, nos veículos das linhas da cidade e em sua sede. A cada ano, as peças arrecadadas são destinadas a uma ONG do município e, neste ano, foram entregues à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Suzano.

Há mais uma atividade social nesta linha: o Natal Solidário. “A campanha promovida internamente na empresa atende a cartinhas destinadas ao Papai Noel, escritas por crianças acolhidas em ONGs das cidades onde a Radial opera o transporte coletivo. Os funcionários ‘adotam’ uma criança e atendem os seus pedidos. A entrega dos presentes é feita por um dos voluntário caracterizado como Papai Noel”, detalha o diretor administrativo, Roberto Umada. 

Evento que também beneficia entidades, a Corrida Radial, foi adiada nos últimos anos devido à pandemia de Covid-19, mas está prevista para ser retomada no próximo ano. A última edição, em 2018, destinou o valor arrecadado com as inscrições à Instituição Lar Betânia, de Ferraz de Vasconcelos, já que na época a empresa atuava na cidade. Os ganhadores da corrida receberam medalha e kit de itens da Radial.
Já o Chama Radial é um projeto contínuo, que contempla o transporte de passageiros gratuitamente a passeios na região, realizado em parceria com ONGs e instituições de ensino. “É necessário que as instituições interessadas entrem em contato com a empresa, enviem ofício de solicitação do serviço, informando dia, horário e localizações. O setor operacional analisa o pedido e informa sobre a possibilidade de atendimento”, explica Umada. 

Roberto Umada, diretor administrativo (Foto: divulgação)

Além do social, outro foco da Radial é o meio ambiente, por isso, a empresa participa do programa Despoluir, da CNT, Sest e Senat, com objetivo de melhorar a qualidade do ar por meio da medição do nível de poluição causado pela fumaça que os veículos emitem ao circularem nas ruas. Após a verificação, cada carro aprovado ganha um selo.

Há também o sistema ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais), que permite reutilizar a água para lavagem dos veículos, após passar por procedimentos de tratamento para eliminar poluentes, como remoção dos resíduos sólidos e de metais, areias e carvão, além de desengorduramento, eliminando a gordura por emulsão. Em seguida, a água é armazenada para reúso e lavagem da frota. 

Ainda preocupada com o impacto ambiental e o bem-estar dos colaboradores, a empresa faz o descarte correto do óleo lubrificante usado nos veículos que, além de trazer danos à saúde, afeta a natureza. Todo mês, a coleta é realizada por uma empresa certificada. Da mesma forma, os pneus inservíveis também são descartados de forma responsável, com a coleta sob responsabilidade de uma empresa de reciclagem, para eliminar o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. 

Segundo o diretor administrativo, a empresa sempre teve o anseio de realizar ações de cunho social e ambiental: “Viver esse momento, em que podemos tirar do papel alguns projetos de responsabilidade ambiental e principalmente de responsabilidade social, é muito gratificante”, completa, acrescentando que a meta é investir em novos projetos e ajudar pessoas também de outras regiões.
 

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por