Entrar
Perfil
AÇÃO EM REDE

Radial leva conceito de smart city a Suzano

Empresa de transporte criada há 40 anos tem trajetória marcada pelo pioneirismo e inovação

Carla Olivo
18/06/2022 às 08:19.
Atualizado em 18/06/2022 às 08:20

(Foto: divulgação)

Com a trajetória de 40 anos no setor de mobilidade urbana marcada por iniciativas pioneiras, a Radial Transporte, uma das principais empresas do segmento da região do Alto Tietê, inova mais uma vez e aposta na tecnologia para trazer o conceito de smart city para Suzano, por meio dos serviço de transporte coletivo. 

A tendência, que vem ganhando cada vez mais espaço na atualidade, está diretamente relacionada às aplicações de tecnologias para a melhoria das soluções urbanas, como iluminação, tratamento de água, lazer e transporte, nas cidades que buscam oferecer serviços mais inteligentes, acompanhando a evolução tecnológica.

Com o objetivo de otimizar os processos do dia a dia dos passageiros, diminuindo problemas rotineiros e viabilizando os autoatendimentos, a Radial contratou a Onpag para a gestão e administração da bilhetagem eletrônica no transporte coletivo de Suzano, que disponibiliza o sistema de compra de créditos online, sem necessidade de validação, a Recarga Express.

O processo é feito por um bot programado no Telegram, o ‘Olívia’ (@OncardBot), outra solução inteligente, já que a utilização do aplicativo pré-existente, que recentemente atingiu a marca de 1 bilhão de downloads, permite que os clientes utilizem os serviços, sem a necessidade de baixar outros aplicativos.

Assim, o passageiro tem todos os benefícios do cartão na palma da mão, onde quer que esteja, sendo possível até mesmo realizar a compra do crédito enquanto está aguardando no ponto de ônibus e passar instantaneamente na catraca, sem a necessidade de esperar em filas e de longos deslocamentos para atendimentos, já que o bot está disponível 24 horas por dia para recargas, informações, saldos e extratos.
Segundo Henrique Dias, diretor de TI da Onpag, o diferencial da empresa está em pensar em formas de solucionar problemas. “Sabemos os desafios que a população enfrenta para se locomover seja qual for o seu trajeto. Na cidade de Suzano, essa tecnologia da Onpag é realidade em toda a frota dos ônibus municipais da Radial Transporte, estruturada e equipada com a Recarga Express, o que posicionou a cidade como uma das mais tecnológicas no ramo de transporte coletivo da região”, explica.

Diante da aprovação dos passageiros, a Radial aposta que a experiência no transporte público de Suzano tornou-se uma diretriz que pode nortear as decisões de outros municípios em busca de qualidade na prestação do serviço.

Mas antes da Recarga Express, a Radial já inovou a operação do transporte coletivo de Suzano com a implantação, no ano passado, do primeiro ônibus elétrico, em caráter experimenal, que impactou diretamente não apenas na qualidade do serviço prestado à população, mas também no meio ambiente, já que milhares de toneladas de CO² deixaram de ser lançadas na atmosfera.

“Além de oferecer empregos e crescimento profissional para os moradores das cidades onde atuamos, sempre pensamos que também é importante apontarmos a responsabilidade social e ambiental que deve permear não apenas as nossas ações, mas de todas as empresas.” destaca Roberto Umada, diretor administrativo da Radial.

Roberto Umada, diretor administrativo da Radial (Foto: divulgação)

Seguindo esta filosofia de trabalho, as ações da empresa têm como foco a solidariedade, bem-estar, cidadania e responsabilidade ambiental na região onde atua, por isso, participa de ações como o “Dia de Fazer a Diferença”, a “Corrida Radial” e o “Adote uma Criança”, que impactam a vida de milhares de moradores.

História

Com sua história marcada por ações de pioneirismo, a Radial foi a primeira do setor na região do Alto Tietê a ofertar cursos para novos motorisras, chegando a montar uma escolinha de formação profissional gratuita a moradores de Ferraz de Vasconcelos, quando atuava na cidade, e a contratar mulheres para exercer a função.

Criada em 1973 com sete ônibus que circulavam nos bairros Vila Margarida e Vila Santo Antônio, foi registrada como Viação Santa Najat. Em 1991, teve o nome alterado para Radial Transporte Coletivo, já que, neste período, a população passou a chamar a frota por este nome devido às linhas que atendem a Radial Leste. 

Atualmente, a empresa opera o transporte coletivo municipal de Suzano e Poá, além de responder pelas linhas intermunicipais que circulam em cidades da região do Alto Tietê

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por