Entrar
Perfil
TRANSPORTE COLETIVO

Radial aposta na inovação tecnológica no transporte

Empresa criada em 1973 atende Poá e Suzano, além de operar as linhas intermunicipais que circulam em cidades do Alto Tietê

Carla Olivo
12/03/2022 às 08:07.
Atualizado em 12/03/2022 às 10:53

Radial inova com a circulação de ônibus elétrico em Suzano (Divulgação - Radial)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
TRANSPORTE COLETIVO

Radial aposta na inovação tecnológica no transporte

Empresa criada em 1973 atende Poá e Suzano, além de operar as linhas intermunicipais que circulam em cidades do Alto Tietê

Carla Olivo
12/03/2022 às 08:07.
Atualizado em 12/03/2022 às 10:53

Radial inova com a circulação de ônibus elétrico em Suzano (Divulgação - Radial)

Prestadora de serviços de transporte coletivo de passageiros, a Radial tem sua história caracterizada por importantes marcos. A empresa foi a primeira do setor na região do Alto Tietê a contratar mulheres para a função de motorista. Sempre com foco na inovação tecnológica, recentemente alcançou outra conquista: a circulação de ônibus elétrico em Suzano. Criada em 1973 com sete ônibus que circulavam nos bairros Vila Margarida e Vila Santo Antônio, foi registrada como Viação Santa Najat. Já em 1991, teve o nome alterado para Radial Transporte Coletivo, já que, neste período, a população passou a chamar a frota por este nome devido às linhas que atendem a Radial Leste. A seguir, o diretor Roberto Umada avalia o mercado e revela investimentos:

Recentemente, a Radial iniciou a circulação de ônibus elétrico em Suzano. Os investimentos neste modelo serão ampliados?
Em fevereiro aconteceu o lançamento do ônibus elétrico em Suzano e o veículo está circulando na linha 11 - Divisa de Ouro Fino. A experiência ao usuário tem sido satisfatória e acessível, visto que possui ar condicionado, tomadas USB e suspensão pneumática, o que garantiu mais conforto aos passageiros. Estão sendo analisados todos os pontos positivos e mudanças necessárias. Ainda não é possível informar se haverá investimentos futuros neste modelo.

Quais os principais serviços da empresa?
O transporte coletivo, no qual a empresa investe na formação de seus colaboradores para um bom atendimento e acompanha as inovações do mercado de transporte para aplicar e repassar à frota. Hoje, são mais de 500 veículos, além do ônibus elétrico em Suzano.  

E os diferenciais?
O grande diferencial é sempre investir no crescimento profissional dos colaboradores, na responsabilidade social e sustentabilidade. Há projetos de formação para novos motoristas, que teve início em 1998, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, e campanhas solidárias com a finalidade de ajudar os bairros mais necessitados da região. Para auxiliar na sustentabilidade é realizado o tratamento de água para reuso na lavagem da frota, onde é utilizada água da chuva. Além da coleta seletiva do lixo.

Onde a empresa está presente?
A Radial já atuou em Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano. Atualmente, a empresa está focada em atender Poá e Suzano, além de operar as linhas intermunicipais que circulam em cidades do Alto Tietê. 

Há previsão de investimentos?
Sim, há previsão de investimento na revitalização do terminal norte de Suzano. O projeto está em andamento e quem circula na região já pode observar mudanças na parte externa. O trabalho é realizado em parceria com a Prefeitura de Suzano. Além disso, há a construção do terminal no bairro Palmeiras, algo que está no papel há algum tempo e em breve será possível realizar, e a troca gradativa das frotas municipais e intermunicipais para melhorar a acessibilidade do usuário e fazer com que ele tenha uma viagem confortável. 

As expectativas para 2022 são positivas?
A expectativa é apresentar uma comunicação assertiva e projetos que interajam com o usuário, transparecendo assim os pilares da empresa, que são: inovação, mobilidade e sustentabilidade. O objetivo é estar presente de forma positiva na vida de cada passageiro e fazer com que sua experiência seja boa em cada viagem que realizar. 

Hoje, quais as principais dificuldades do mercado?
Devido à pandemia de Covid-19, parte da população evitou utilizar o meio de transporte coletivo, algo que melhorou no decorrer do tempo. Porém, ainda há uma certa hesitação em fazer o uso do mesmo. Por este motivo, a empresa realizou algumas ações para auxiliar e mostrar mais segurança. Uma das campanhas é a doação de máscaras de proteção no terminal norte de Suzano, onde também foi disponibilizado álcool em gel e espalhadas placas informativas para o uso da máscara e manutenção do distanciamento entre as pessoas. 

A empresa tem dificuldades na contratação? 
O grande desafio da empresa é a contratação de profissionais para cargos que exigem amplo conhecimento na área do transporte coletivo. Infelizmente, estes profissionais são atraídos por vagas nas empresas da capital, por conta da experiência e benefícios ofertados naquela região. Algo que a Radial vem aprimorando internamente. 

Por que a importância  da AGFE para Mogi e região?
A Radial acredita na importância do trabalho da AGFE em proporcionar um maior número de vagas de trabalho entre as empresas regionais do Alto Tiete. E na capacitação profissional que atendam as demandas destas empresas, além de proporcionar a interação e troca de experiência entre os executivos.

  

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
Copyright © - 2022 - O Diário de MogiÉ proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuído por