Integração e treinamento contínuo são a base para melhores resultados das empresas do conglomerado.
Política de bem-estar no ambiente de trabalho é um dos diferenciais da Padrão. (Foto: Jedson Ribeiro)
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Integração e treinamento contínuo são a base para melhores resultados das empresas do conglomerado.
Política de bem-estar no ambiente de trabalho é um dos diferenciais da Padrão. (Foto: Jedson Ribeiro)
Os colaboradores são o nosso maior ativo e faço questão de ressaltar e valorizar que dentro da cultura da Padrão, esse capital humano faz parte do nosso tripé de solidez. Isso implica uma série de cuidados especiais. Eles são estimulados a desenvolver as tarefas com paixão, como uma missão, superando imprevistos com criatividade, resiliência e competência, preparados para novos desafios. O primeiro contato do novo colaborador já está na integração e sempre fez parte das rotinas de trabalho. Ou seja, todo novo colaborador passa, primeiro, por um processo de imersão na empresa. Essa etapa conta com apresentação ao time, conhecimento sua parte física, a política de atuação e recebe apoio total para desenvolver suas novas funções no posto (cliente) para o qual foi contratado.
O colaborador que é apresentado à missão, visão e valores da Padrão tende a desenvolver mais facilmente o senso de compromisso e responsabilidade. Se ele entende qual caminho a empresa está trilhando e onde ela pretende chegar, terá mais facilidade em incorporar o espírito da organização.
Muitos problemas internos de relacionamento entre gestão e colaboradores se devem ao fato de a empresa exigir o que nunca expôs como fundamental. Na prática, empresas podem evitar muitos desses problemas nos treinamentos, deixando bem claro quais atitudes e comportamentos ela espera dos novos profissionais.
Na Padrão, por exemplo, é premissa falar de temáticas importantes, como benefícios, cuidados com o uniforme, imagem, uso de celular, meio ambiente, certificação ISO 9001, postura, comportamento e atendimento ao cliente, entre outras.
Acredito que, independentemente da área de atuação desses profissionais, a integração faz a diferença: seja com o comercial que entende bem o serviço, seja com o líder interno que compreende como as equipes devem agir, seja o operacional que entende o fluxo organizacional. A produtividade e os resultados são elevados.
Constantemente, no departamento de Treinamento e Desenvolvimento da Padrão, a ação de integrar passa por reformulação e inovações. O objetivo é que as funções que estão sendo integradas produzam um trabalho mais focado e de alta performance. Limpadores e auxiliares de serviços gerais, bem como porteiros, vigilantes e recepcionistas estão sendo preparados e integrados dentro de suas áreas específicas, com treinamento técnico e comportamental. A finalidade da integração é uma só: garantir que os colaboradores iniciem em seus postos de trabalho com maior preparo, resultando em maior eficiência no desempenho das funções e total satisfação do nosso cliente.
A qualificação das equipes que integram o conglomerado das empresas Padrão é uma constante. No centro de Desenvolvimento Profissional “José Bartholino Ignácio”, criado há 22 anos, são implantados os treinamentos de integração. O princípio elementar é valorizar o capital humano, a empresa e sua gestão, num processo orientativo por princípios de governança corporativa. São os profissionais qualificados que permitem a criação de projetos inovadores, estratégias e soluções integradas para nossos clientes, além de indicadores de ótimos diferenciais competitivos, que passa pelo nosso Sistema da Política de Qualidade.
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