Diário Logo

Notizia Logo

Padrão Serviços valoriza inclusão de PCD no quadro de colaboradores

Segundo o executivo, a inclusão de colaboradores PCD no staff eleva o capital humano da organização, disponibilizando uma série de pontos de vista diferentes para construir soluções inovadoras.

13 de outubro de 2022

Reprodução: Freepik.

Reportagem de: O Diário

Em seus 31 anos de existência, a Padrão Serviços tem como premissa o investimento na valorização e qualificação do capital humano, bem como a responsabilidade socioambiental e a inovação. São atributos que conferem sucesso e solidez ao crescimento do conglomerado, desde sua fundação, em 1991.

“Dentro da nossa política de valorização do capital humano, por meio do desenvolvimento de colaboradores altamente motivados instruídos e treinados em suas áreas de atuação, a Padrão sempre reforçou ações de inclusão de PCD (Pessoas com Deficiência) em seu quadro de colaboradores, por ter em seu DNA a forte relação com a comunidade em que está inserida”, comenta Sidemir Inácio, diretor-presidente.

Segundo o executivo, a inclusão de colaboradores PCD no staff eleva o capital humano da organização, disponibilizando uma série de pontos de vista diferentes para construir soluções inovadoras. “Temos uma moçada bem bacana aqui na empresa, responsáveis em vários cargos linha de frente e postos de trabalho. Possuem experiências distintas que servem para formar um repertório amplo e rico, preparado para responder melhor a questões, das mais simples às mais complexas.  Sem falar no impacto positivo para a imagem da empresa, que passa a ser vista como comprometida com a responsabilidade social, e não apenas com os lucros”.

O coordenador dos serviços de segurança e monitoramento eletrônico e portaria remota, Adailton Gama Ribeiro, chegou na empresa em 2003. Ele atesta que, em todas as empresas do conglomerado da Padrão, são criadas boas oportunidades inclusivas, que permitem acolher pessoas diversas e fazer com que elas tenham condições iguais de desenvolvimento em um ambiente organizacional seguro. “Quando falo de inclusão, agrego o respeito e a valorização dessas características individuais e únicas. É muito importante ser valorizado e considerado em diferentes pontos de partida individuais, bem como as nossas histórias e experiências ao longo da vida. Aqui eu me sinto parte de todas as conquistas há 20 anos”, testemunha.

Cícero Alves da Silva Santos chegou na empresa em 2007 e, atualmente, é o coordenador e responsável por todas as empresas do conglomerado Padrão, em Tecnologia de Informação. Para ele, a inclusão social é o ato de integrar na sociedade grupos de pessoas geralmente excluídas do contexto de socialização como, por exemplo, as PCD.  “Por ser uma empresa com relevância de agente social, a Padrão sempre me valorizou nestes quase 16 anos, me colocando como colaborador importante no desenvolvimento de ações que visam a integração e inclusão. Contratar pessoas com deficiência é apenas o primeiro passo, e cabe também às instituições promoverem um ambiente de trabalho saudável a todos os seus colaboradores”, observa.

Sidemir complementa a Padrão mantém diretrizes e compromissos para que as interações sejam pautadas pelo respeito, inclusão e valorização à diversidade humana. “Dentro da nossa política promovemos a inclusão social, criamos e estimulamos o espírito de pertencimento, além de aumentarmos a autonomia financeira e autoestima desses colaboradores, e isso é motivo de orgulho institucional”.

A Padrão segue firme na trajetória de crescimento, com a transparência de exercer todas as atividades com ética e respeito, além de promover uma gestão mais humanizada, com valorização da diversidade e da capacidade individual de cada profissional contratado. “Tenho certeza de que esses excelentes profissionais, como o Adailton e o Cícero, possuem muito senso de pertencimento, são mais produtivos, pois sabem que seus esforços fazem a diferença para a nossa organização, todos os dias”, pondera e sinaliza: “Sigamos trabalhando em busca da excelência e melhoria contínua do desenvolvimento social e sustentável de nossas ações, agregando valor aos nossos serviços, projetos e à sociedade”.

 Padrão na AGFE

A Padrão Serviços é uma das 25 grandes organizações de Mogi das Cruzes e região que integram a Agência de Fomento Empresarial (AGFE). Sócio-fundador da entidade, Sidemir Inácio observa que um dos atributos da AGFE é o potencial de gerar novas oportunidades e qualificação profissional para fazer a economia mogiana crescer. A ideia é que as empresas da região não busquem mão de obra nem serviços em outras cidades.

Veja Também