Diário Logo

Notizia Logo

Padrão ganha destaque com limpeza industrial

A terceirização de serviços neste segmento tornou-se uma grande oportunidade de mercado.

28 de setembro de 2022

Limpeza | Reprodução/ Freepik

Reportagem de: O Diário

Tecnologia e inovação caminharam a passos largos no dia a dia das indústrias e a terceirização de serviços neste segmento tornou-se uma grande oportunidade de mercado. “Em nosso portfólio de clientes, temos o indicador de 60% de atendimentos às indústrias, sendo que um dos nossos carros-chefes é o serviço de limpeza industrial”, atesta o diretor-presidente da Padrão, Sidemir Inácio.

“Nossa empresa leva excelência para os clientes, localizados em todo território nacional, com projetos inovadores e customizados nas operações de segurança e vigilância, portaria, limpeza e facilities, e portaria remota de acesso inteligente”, observa o executivo. A Padrão Serviços é um conglomerado genuinamente mogiano, com 31 anos de mercado, 2.800 colaboradores, 2.000 clientes já atendidos e diferencial competitivo na terceirização de serviços, com certificação ISO 9001 desde o ano 2000.

Segundo Paula Salomon Werdini, gestora operacional da Proteka – braço do conglomerado que responde por limpeza e facilities –, a limpeza industrial abrange a higienização e desinfecção de todos os equipamentos e superfícies utilizadas, retirando não somente resíduos de materiais e acúmulo de sujeira. Isto significa eliminar qualquer impureza visível e também aquela que não se pode ver, como bactérias e microrganismos. “Os serviços de limpeza industrial podem incluir uma ampla gama de atividades direcionadas a um nicho específico de empresas que atuam, principalmente, no espaço industrial e fabril”, explica ela.

Enquanto a limpeza e conservação comercial está mais voltada a remover a poeira dos escritórios e manter os espaços agradáveis para receber colaboradores e potenciais clientes, a limpeza industrial compromete-se, especialmente, com os operários. Dessa forma, ressalta Paula, esse serviço visa tornar o campo mais organizado, evitando a contaminação por produtos químicos ou acidentes decorrentes de derramamento de líquidos, além do descarte adequado de materiais diversos.

Demandas específicas

Outro fator diferente é que a limpeza industrial é bem mais versátil que a limpeza e conservação corporativa, visto que suas funções variam conforme o tipo de indústria e a matéria-prima que utiliza, componentes e produto final. “Logo, seus resíduos são variáveis, assim como o tipo das máquinas e equipamentos que serão higienizados por nossa equipe de limpeza industrial”, detalha a gestora operacional.

Portanto, evidencia Sidemir, normalmente, os serviços de limpeza industrial incluem o foco prioritário em segurança, prevenção e planos de limpeza personalizados para atender às demandas peculiares dos variados tipos de indústria. “São elaborados métodos específicos de limpeza, padrões e materiais diferenciados (escadas especiais, cabos extensores de longo alcance, equipamentos modernos, ergonômicos e sustentáveis), com uma equipe especializada neste segmento, que diferenciam nosso atendimento aos clientes”, complementa.

A limpeza industrial pode incluir, mas não está limitada a cuidados com o chão, saneamento de banheiros, limpeza de máquinas e equipamentos, remoção de lixo, saneamento de superfícies planas (balcões, prateleiras etc…), limpeza de paredes, portas e placas, limpeza de janelas e vidros, remoção de detritos de construção, gerenciamento e manutenção de instalações.

É importante a indústria considerar esse tipo de serviço, já que a forma como é mantido o espaço de trabalho diz muito sobre como são administrados os negócios e a importância dada aos funcionários e clientes. Os detritos e as condições insalubres podem ir além de um desvio para virar uma grande responsabilidade de segurança.

Outros benefícios

A Padrão assinala outros benefícios importantes da limpeza industrial, como a melhora da saúde, já que sujeira, detritos, contaminação, germes e bactérias causam problemas para quem trabalha ou frequenta o espaço de produção. Com um galpão limpo e higienizado, as queixas e atestados relacionados às doenças respiratórias e alergias, certamente, serão reduzidos.

A adequada higienização também promove o bem-estar. Estudos mostraram que funcionários que trabalham em um local onde a limpeza e a segurança são priorizadas se sentem mais felizes e são mais produtivos. Quando as responsabilidades de organização e de limpeza fazem parte da cultura geral do negócio, os trabalhadores fazem o mesmo, o que, por sua vez, impulsiona o bem-estar coletivo. O processo também aumenta o foco: a limpeza industrial é uma responsabilidade de todos, mas nenhum deles é treinado para higienizar além do seu próprio espaço, ou seja, as áreas de comum convivência.

Mesmo assim, assinala a gestora operacional da Proteka, não é possível que o colaborador se concentre em várias tarefas ao mesmo tempo, sobretudo no cotidiano corrido de fábricas e indústrias, com trabalho mecanizado e, em geral, operando máquinas e equipamentos pesados”. Por isso, adiciona, é extremamente relevante ter alguém dedicado às funções de limpeza industrial: a higienização do ambiente industrial é meticulosa e requer o conhecimento de técnicas específicas de um profissional altamente capacitado.

O diretor-presidente da Padrão pontua que a terceirização de serviços permite às indústrias se dedicarem mais ao seu core business, ou seja, às suas atividades principais. “Isso gera ganhos enormes de produtividade e qualidade de vida no trabalho, já que seus colaboradores não precisarão perder tempo fazendo a limpeza industrial”, justifica.

Padrão na AGFE

A Padrão Serviços é uma das 25 grandes organizações de Mogi das Cruzes e região que integram a Agência de Fomento Empresarial (AGFE). Sócio-fundador da entidade, Sidemir Inácio observa que um dos atributos da AGFE é o potencial de gerar novas oportunidades e qualificação profissional para fazer a economia mogiana crescer. A ideia é que as empresas da região não busquem mão de obra nem serviços em outras cidades.

Veja Também