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Padrão destaca atributos para viver bem em condomínio residencial

Os condomínios residenciais movimentam R$ 165 bilhões por ano no Brasil. No período de 1984 a 2021, o número de prédios nas grandes regiões cresceu 321%. Apurados junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses dados apontam para um crescimento na quantidade de condomínios, tanto os verticais quanto os horizontais. “O aumento do […]

19 de outubro de 2022

Reportagem de: O Diário

Os condomínios residenciais movimentam R$ 165 bilhões por ano no Brasil. No período de 1984 a 2021, o número de prédios nas grandes regiões cresceu 321%. Apurados junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses dados apontam para um crescimento na quantidade de condomínios, tanto os verticais quanto os horizontais. “O aumento do número de condomínios e o potencial econômico desses empreendimentos têm elevado a nossa motivação nos negócios, referência como empresa especializada na terceirização de serviços”, analisa o diretor-presidente da Padrão Serviços, Sidemir Inácio.

Com 31 anos de mercado, o sucesso da Padrão Serviços resulta da forma como ela está consolidada para melhor servir o seu cliente, principalmente quando o cliente é do segmento de condomínio residencial. A empresa é referência em serviços terceirizados nas áreas de segurança e vigilância, portaria, limpeza e facilities, monitoramento eletrônico e portaria remota. Boa estrutura física, aparato tecnológico, treinamentos e métodos humanizados e com departamentos que atuam integrados são atributos essenciais ao bom funcionamento da Padrão, a fim de atender condomínios residenciais.

O gestor operacional do conglomerado, Renan Munhoz, ressalta que “todo o staff de colaboradores trabalha com uma visão estratégica de mercado, com o olhar ao movimento do segmento de condomínios, para implementações inovadoras em vários serviços e benefícios primordiais para um ótimo andamento dentro destes espaços”. Segundo ele, os serviços de segurança e vigilância, portaria, controlador de acesso, recepção e portaria remota são os mais procurados.

Todo projeto de segurança que a Padrão propõe para o condomínio conta com um mapeamento dos locais ou situações que podem gerar algum risco ao patrimônio ou às pessoas, como explica Munhoz. Uma boa prática para a gestão de riscos, prossegue, é considerar os índices de criminalidade e vulnerabilidade da região para, com efetividade, desenvolver a operação ideal e personalizada dos serviços contratados.

Desde 1991, quando a Padrão começou a atuar no mercado, os serviços de portaria e segurança destacam-se entre os pontos de atenção para o condomínio. Não é para menos. Afinal de contas, observa Sidemir,  é por onde se registra o maior fluxo diário de pessoas. Envolve funcionários, condôminos, prestadores de serviços e visitantes. Sem sombra de dúvidas, o nível de segurança em condomínios é um dos temas mais questionados aos administradores. “E não é à toa, visto que a segurança é um dos principais motivos que levam as pessoas a escolherem morar em um local como esse”. 

O gestor operacional alerta que, infelizmente, hoje existem diversos riscos na sociedade que demandam cuidados redobrados para evitar infortúnios. Por exemplo, assaltantes se passando por entregadores de alimentação, que é uma prática crescente entre os registros de crimes. “Catracas com tecnologia de biometria (digital, facial, palma da mão ou leitor de íris) e totens de autoatendimento, são bons exemplos de inovações que podem ser utilizadas para auxiliar porteiros, vigilantes e recepcionistas”, enumera Munhoz.

No SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade da Padrão Serviços estão inseridos os principais procedimentos para a segurança em condomínios. “A pior falha é quando não se define regras para o funcionamento da portaria. Certamente, é um tiro no pé para a segurança do condomínio. Não apenas os funcionários ficam sem orientações para a realização do trabalho, como os moradores podem interferir e prejudicar o funcionamento do ambiente. Sendo assim, várias ações podem – e devem – ser tomadas para garantir a proteção dos moradores e de todo o condomínio”, complementa o gestor.

De acordo com Sidemir, a Padrão prima por manter um protocolo eficaz de treinamento assertivo dos funcionários, manual de normas de segurança na portaria para consulta, investimento em soluções e equipamentos tecnológicos de segurança, cuidados com a estrutura física,  regras para delivery e entregas de encomendas, normas para a entrada de visitantes, regulamento para o acesso de prestadores de serviços, conscientização dos moradores, instalação de um Circuito Fechado de TV (CFTV) e avaliações constantes  para garantir a segurança contínua no condomínio.

“Nosso maior objetivo é proporcionar o sentimento de segurança ou sensação de segurança, tão importante, porque traz consigo tranquilidade e qualidade de vida para os moradores. Assim, todos conseguem desfrutar desta vertente, diretamente relacionada ao bem-estar. Segurança e qualidade de vida definem o que todas as pessoas buscam encontrar quando moram em condomínio”, sintetiza Sidemir.

 

Padrão na AGFE

A Padrão Serviços é uma das 26 grandes organizações de Mogi das Cruzes e região que integram a Agência de Fomento Empresarial (AGFE). Sócio-fundador da entidade, Sidemir Inácio observa que um dos atributos da AGFE é o potencial de gerar novas oportunidades e qualificação profissional para fazer a economia mogiana crescer. A ideia é que as empresas da região não busquem mão de obra nem serviços em outras cidades.

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